O Que Ver e Fazer em Andorra – Uma Surpresa nos Pirenéus

Com uma área total de 468 quilómetros quadrados e com cerca de 72 mil habitantes, o Principado de Andorra é o maior dos pequenos estados europeus.

A paisagem é marcada por um relevo montanhoso e acidentado, formado por mais de 60 picos acima dos 2 mil metros de altitude.

No Inverno, as montanhas de Andorra ficam cobertas de neve, formando a maior superfície do sul da Europa para a prática de esqui, com especial destaque para as estâncias de Grandvalira e de Vallnord.

Em conjunto, estes dois locais totalizam quase 300 quilómetros de pistas, 110 teleféricos, com capacidade para transportar mais de 150 mil esquiadores por hora, 1415 canhões de neve que cobrem cerca de 60% da superfície esquiável, 6 snowparks, e 650 instrutores que prestam todo o apoio aos visitantes.

A temporada de neve inicia-se em meados de Dezembro e termina em meados de Abril. Nos meses mais frios (Janeiro e Fevereiro), as temperaturas médias ficam abaixo dos 0ºC, com neve abundante, principalmente no sector sul.

Conheça uma lista de locais a visitar e propostas de actividades a não perder em Andorra.

1. Grandvalira

Teleférico de Grandvalira

A estação de esqui de Grandvalira, situada na região oriental de Andorra, é a maior do país. Com cerca de 200 quilómetros de pistas, oferece uma grande variedade de serviços e infraestruturas de apoio.

Em Grandvalira, para além das pistas, estão disponíveis experiências que passam por fazer esqui puxado por cães, uma modalidade muito praticada nos países da Escandinávia, ou dormir no Iglú Hotel Grandvalira, um hotel feito de gelo.

2. Vallnord

Andorra

Encostas cobertas de neve

Vallnord é a segunda maior estância de esqui do país em termos de extensão. Está localizada nos vales do norte (La Massana e Ordino), dispondo de aproximadamente 100 quilómetros de pistas para diferentes níveis de esquiadores.

Vallnord compreeende os sectores de Pal e Arinsal (para iniciados), e La Massana e Arcalis (a Meca do esqui freeride). Na estância, vai encontrar tudo o que precisa para praticar desportos de neve, tais como lojas de equipamento especializado, escolas de esqui, aluguer de material, parques de neve, áreas para as crianças, para além de diversas lojas e restaurantes.

3. Naturlandia

A Naturlandia é um parque temático e de aventuras em Andorra, localizado em Sant Julià de Lòria, que oferece actividades divertidas para toda a família tanto de Inverno como de Verão.

O parque tem duas áreas principais. Na cota dos 1.600 metros, vai encontrar a maioria das actividades para crianças, incluindo tiro com arco e o Tobotronc, considerado o escorrega alpino mais longo do mundo. Com cerca de 3.550 metros, e uma inclinação que chega atingir os 60% em alguns troços, a velocidade média de descida é de 40 quilómetros por hora, e o percurso é realizado em aproximadamente 8 minutos. O parque de animais e os trilhos e circuitos na floresta localizam-se na cota dos 2.000 metros.

4. Andorra la Vella

Centro da cidade

Andorra-la-Vella

Em Andorra la Vella, capital do Principado, vai encontrar alguns monumentos no centro histórico. A Casa de la Vall é um edifício senhorial do século XVI que foi sede de um dos parlamentos mais antigos da Europa. Entre os edifícios religiosos, destaca-se a igreja de Santo Esteve, ao lado da Câmara Municipal, num edifício do século XII de estilo românico. Aproveite também para fazer algumas compras com impostos reduzidos nos Grans Magatzems Pyrénées (Grandes Armazéns Pirinéus).

Outra das sugestões é visitar Caldea, considerado o “centro pioneiro em ludismo termal”, onde pode relaxar e fazer programas de hidromassagens, fitness e spa. O centro oferece uma grande variedade de actividades, e está aberto todos os dias das 10h às 22h.

5. Autocarro Turístico

Entre 1 de Junho e 31 de Outubro, o autocarro turístico de Andorra oferece diversos itinerários temáticos pelos lugares mais emblemáticos deste destino (paisagem e habitat natural, romântico, habitat urbano, e tradições). O bilhete simples custa 18 euros, sendo que existe um bilhete de dia inteiro que também inclui almoço por 32 euros.

6. Actividades Radicais

Andorra é também um destino para aventureiros e pessoas que procuram emoções fortes. Os mais ousados podem experimentar o heli-esqui ou o trikke ski (modelo com três mini-esquis), passear de balão, mergulhar sob o gelo, ou esquiar no snowpark nocturno.