O Que Ver e Fazer em Bali – Top 10 dos Locais a Visitar

Conhecida como a Ilha dos Deuses, Bali, é um destino singular que oferece um pouco do paraíso a cada visitante, seja a fazer surf numa praia idílica, a mergulhar nos recifes de corais ou a explorar o interior da ilha à descoberta dos templos e dos campos de arroz.

Bali entrou em definitivo na lista dos destinos mais visitados do sudeste asiático, e é hoje um local de eleição para casais em lua-de-mel e para surfistas de todo o mundo.

Ao longo dos últimos anos, a ilha tem vindo a sofrer da massificação turística com a proliferação de hotéis e estabelecimentos comerciais um pouco por todo o lado. No entanto, apesar desta nova tendência, ainda é possível encontrar locais que parecem intocados pelo tempo e que preservam a herança e as tradições da cultura balinesa.

Para descobrir o melhor deste destino, escolhemos 10 locais imperdíveis na ilha de Bali com dicas sobre o que ver e fazer.

#1 Ubud

Ubud

Templos de Ubud

Ubud é o coração cultural de Bali, uma povoação com pouco mais de 30 mil habitantes, e que está rodeada por terraços de arroz e montanhas com relevo acidentado.

Ubud é a porta de entrada para conhecer as tradições e a cultura da população local. Existem vários espectáculos de música e dança tradicionais (tek tok) um pouco por toda a cidade, assim como galerias de arte e lojas de artesanato, onde pode adquirir artigos feitos à mão.

O turismo neste destino cresceu exponencialmente desde que Ubud apareceu no filme “Comer, Orar, Amar” protagonizado pela actriz Julia Roberts. Desde então, a povoação foi transformada num pequeno centro comercial ao ar livre, em particular nas ruas principais (Jalan Raya Ubud e Jalan Hanoman). Felizmente, não é preciso andar muito para escapar das multidões e descobrir as belas paisagens naturais, os templos e os terraços de arroz, situados nas encostas escarpadas, que fazem as delícias de todos os fotógrafos.

#2 Tanah Lot

Tanah Lot

Tanah Lot

Tanah Lot é um dos templos hindu mais famosos da mitologia balinesa. Faz parte dos sete templos situados ao longo da costa sudoeste da ilha que formam uma cadeia em que cada um avista o seguinte. Para apreciar a paisagem envolvente e a beleza arquitectónica do santuário, o melhor período do dia para fazer a visita é ao final da tarde, e em especial durante o pôr-do-sol.

#3 Seminyak

Quando ir a Bali

Seminyak

A pequena povoação de Seminyak, localizada na costa sudoeste de Bali, é um dos destinos turísticos mais exclusivos da ilha, apesar da proximidade à cidade de Kuta. Este é um local diferente do resto do território, onde proliferam lojas e restaurantes de luxo, hotéis de 5 estrelas e spas. A praia de Seminyak é um óptimo local para praticar surf e apreciar as vistas panorâmicas para o Oceano Índico.

#4 Pura Besakih

Pura Besakih

Pura Besakih

O templo de Pura Besakih, localizado nas encostas de Gunung Agung, a maior montanha de Bali, é um dos “templos que protege a ilha do diabo” segundo as crenças da população local. O complexo inclui 23 estruturas construídas em seis terraços ao longo de uma colina. Do topo é possível obter vistas de 360 graus sobre a região.

A melhor forma de visitar este local é através de um circuito organizado que pode ser contratado no seu hotel ou nas agências de viagens locais.

#5 Praia de Kuta

Kuta

Praia de Kuta

Longe vão os tempos em que a praia de Kuta era apenas uma pacata aldeia de pescadores. Actualmente, Kuta, localizada no sudoeste da ilha, é o principal destino turístico de Bali. A povoação ficou conhecida a partir dos anos 70 quando foi descoberta pelos praticantes de surf, sendo hoje um importante pólo de turismo com praias lotadas, uma grande oferta de hotéis e uma vida nocturna animada.

#6 Monte Batur

Batur

Monte Batur

O Monte Batur, localizado no nordeste de Bali, é um dos locais mais interessantes para apreciar as magníficas paisagens naturais da ilha a 1700 metros de altitude. Esta área é constituída por diversas crateras vulcânicas e lagos de rara beleza. Ao longo das encostas, pode visitar aldeias pitorescas e o Pura Ulun Danu Batur, um complexo de puras (templos hindu balineses), que inclui nove templos diferentes.

#7 Pura Luhur Uluwatu

Templos em Bali

Templos em Bali

O templo hindu Pura Luhur Uluwatu está localizado na Península de Bukit, na costa sul da ilha. Fundado no século XI, este templo foi construído no topo de uma arriba de origem calcária com vistas impressionantes para o mar. Apesar de os visitantes não poderem entrar no santuário, vale a pena conhecer os espaços exteriores e as estátuas de Ganesha. Ao pôr-do-sol assista às danças tradicionais.

#8 Lovina

A área de Lovina é uma das principais estâncias balneares da costa norte de Bali, sendo conhecida pelas extensas praias de origem vulcânica e por ser um óptimo local para a prática de mergulho e snorkeling.

#9 Nusa Lembongan

A pequena ilha de Nusa Lembongan, situada no sudeste da ilha, é um destino popular para um passeio de um dia. As praias paradisíacas de areia branca, as águas de cor azul-turquesa são o principal cartão de visita. A ilha é ainda um óptimo local para mergulhar e observar os recifes de corais e a riqueza da fauna marinha.

#10 Praia de Sanur

Sanur

Sanur

A praia de Sanur, localizada em Denpasar no sudeste e Bali, é um destino interessante para quem procura tranquilidade, tendo diversos resorts em frente à praia. O templo de Blanjong, cuja origem remonta ao século XIX, e a Casa-Museu do pintor impressionista Adrian Jean Le Mayeur são outros dos atrativos turísticos deste local.

Planear viagem a Bali
Quando Ir
Como Chegar
Onde Ficar