O Que Ver e Fazer no Belize – As Caraíbas da América Central

0

O Belize está localizado na América Central, e faz fronteira com o México a norte, com a Guatemala a sudoeste e a oeste, e com o Mar das Caraíbas a leste.

Com pouco mais de 360 mil habitantes, o país detém o menor índice de densidade populacional do continente americano. Ao contrário dos países vizinhos, o Belize é o único que possui uma herança cultural e histórica ligada ao Império Britânico, do qual fez parte até meados do século XX.

Este país singular, que concentra, numa área relativamente pequena, diversas influências das culturas europeia, latino-americana, africana e caribenha, é um destino ainda pouco conhecido mas que esconde alguns atrativos.

As praias, os recifes de corais, a vegetação luxuriante e as reservas naturais são alguns dos cartões de visita deste destino. O país oferece ainda condições óptimas para os amantes de desportos náuticos como a pesca, o mergulho ou o snorkeling, e ainda para os apreciadores de trekking, com diversos lugares para explorar.

Numa visita ao Belize, sugerimos 3 locais imperdíveis que vale a pena conhecer.

Sítio arqueológico Xunantunich

O sítio arqueológico Xunantunich, situado próximo da fronteira com a Guatemala, nas margens rio Mopán, foi um centro cerimonial da civilização maia. O complexo destaca-se pelo núcleo principal, que é dominado por uma pirâmide apelidada de “El Castillo”, e por 6 praças ladeadas por cerca de 26 palácios e templos. Para visitar este local, é aconselhável contratar um guia ou um passeio turístico numa agência de viagens local.

Cayo Ambergris

Ilhas no Belize

Cayo Ambergris

Esta pequena ilha do Belize, com cerca de 40 quilómetros de extensão e 2 quilómetros de largura, é o local ideal para relaxar e desfrutar das praias de areia branca e águas de cor azul-turquesa do Mar das Caraíbas e do Oceano Atlântico.

A cerca de 800 metros da costa está localizado o segundo maior recife do mundo, o qual foi declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Trata-se de um habitat protegido, onde vivem várias espécies em perigo de extinção.

Reserva Marinha de Hol Chan

A reserva marinha de Hol Chan é um dos melhores locais para mergulhar no Belize. Aqui, vai encontrar uma grande diversidade de flora e fauna com especial destaque para as raias, as tartarugas e os tubarões.

Partilhar.