O Que Ver e Fazer no Brasil – 10 Melhores Atrações

O Brasil é um mundo a descobrir, com paisagens únicas e diversificadas, e cidades que são autênticos mosaicos culturais.

Existem inúmeros locais a visitar neste território que ocupa quase metade da América do Sul, desde praias idílicas a florestas tropicais, passando por cascatas e ilhas de corais, sem esquecer as cidades coloniais.

Seleccionámos dez locais imperdíveis no país do futebol, carnaval e samba, e damos dicas sobre o que ver e fazer.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Vista panorâmica do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a mais famosa das grandes cidades brasileiras, não só por ser o berço do maior carnaval do mundo, mas também pela sua paisagem natural, que inclui o Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, e as praias de Ipanema e Copacabana.

Foz do Iguaçu

Vista das cataratas de Iguaçu

Foz do Iguaçu é a porta de entrada para as cataratas, uma das atrações mais extraordinárias da América do Sul. Formadas por cerca de 250 quedas de água, as cataratas do Iguaçu são partilhadas entre o Brasil e a Argentina, fazendo parte de um parque com uma floresta exuberante, repleta de vida selvagem exótica. O parque possui um elaborado sistema de passadiços e plataformas de observação, que permite aos visitantes aproximarem-se das quedas de água e passearem no interior do parque.

Fortaleza

Vista da Praia Meireles e dos arranha-céus de Fortaleza

Com mais de 300 dias de sol por ano, a cidade de Fortaleza é um dos principais destinos turísticos do nordeste do Brasil. Aqui, desfrute do pôr-do-sol na praia de Iracema, mergulhe nas águas de Cumbuco, e saboreie os famosos caranguejos e a água de coco numa esplanada da praia do Futuro.

Maceió

Praia de Pajuçara em Maceió

A cidade de Maceió, capital do estado do Alagoas no nordeste do Brasil, é um destino paradisíaco, onde vai encontrar algumas das melhores praias do Brasil, além de piscinas naturais de águas transparentes. A gastronomia alagoense é outra das atrações: camarão, lagosta, peixe fresco, frutos do mar, feijão-tropeiro, banana da terra frita, sururu, cuscuz de milho, e paçoca sertaneja, são algumas das iguarias que pode saborear nos restaurantes desta cidade brasileira.

Salvador

Salvador

Pelourinho, o centro histórico de Salvador

Salvador é a capital do estado da Bahia e a maior cidade do nordeste do Brasil. Fundada em 1549, foi a primeira capital do país. Hoje, esta cidade mestiça, com influências portuguesas e africanas, destaca-se pelo património histórico e arquitectónico, pelas belas praias e paisagens do litoral baiano, pela gastronomia e pelos ritmos latino-americanos que se evidenciam na música e na capoeira. Um dos pontos altos das festividades da cidade é o carnaval de Salvador, com reconhecimento mundial.

Florianópolis

Lagoa da Conceição

A cidade de Florianópolis, conhecida pelas suas belas praias e paisagens naturais, é um daqueles lugares que se deve visitar pelo menos uma vez na vida. A ilha possui cerca de 42 praias distribuídas por mais de 140 km de extensão, cada uma com características únicas, desde areais selvagens e exóticos, a praias urbanas e de mar aberto sem fim, até pequenas enseadas perdidas num mar calmo.

Arquipélago de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos tesouros ecológicos do Brasil. Situado a cerca de 350 km da costa, a ilha integra o Parque Nacional Marinho e foi classificada Património Mundial pela UNESCO. O arquipélago é controlado de forma rigorosa para assegurar a sua preservação, havendo um número limitado de visitas diárias. Os principais pontos de interesse são a Baía dos Golfinhos, a Baía dos Porcos onde corais e ouriços-do-mar concedem cor às águas transparentes, a praia da Atalaia, um magnífico refúgio natural com um limite de 100 visitas por dia, e a praia de Sancho.

Manaus

Teatro Amazonas

Localizada no centro do estado do Amazonas, Manaus é a capital da maior floresta tropical do mundo. A cidade aposta forte no conceito de turismo de natureza. O “encontro das águas” é provavelmente a atração mais conhecida de Manaus, um fenómeno que ocorre na confluência das águas barrentas do rio Solimões com as águas escuras do rio Negro, que percorrem mais de 6 km lado a lado sem se misturarem. Na cidade, alguns dos destaques são o mercado municipal, inspirado no mercado “Les Halles” de Paris, o Museu do Índio e o Teatro Amazonas.

Recife

Centro histórico do Recife

Recife, capital do estado de Pernambuco, é conhecida como a “Veneza Brasileira” graças aos inúmeros canais e pontes. Localizada entre florestas tropicais, e constituída por ilhas, penínsulas e mangais, Recife possui um centro histórico, praias e uma intensa vida cultural. A cidade foi uma colónia holandesa durante o século XVII, e o centro histórico conserva muitos dos edifícios antigos, incluindo diversas igrejas barrocas. As praias do Recife são consideradas das melhores do Brasil, com destaque para a praia da Boa Viagem, protegida por uma barreira de recifes naturais. O carnaval do Recife, muito diferente do carnaval carioca, é multifacetado e inicia-se no sábado com a saída do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo.

São Paulo

Vista de São Paulo

São Paulo é a maior e mais cosmopolita das cidades brasileiras. É também uma cidade multicultural, com comunidades de origem italiana, portuguesa, japonesa, espanhola, libanesa e árabe. Não sendo um destino turístico óbvio, São Paulo é uma cidade que vale a pena explorar pelas suas idiossincrasias, o modo de vida dos paulistas, as actividades culturais, e uma rica gastronomia que é em si própria uma atração turística.

Entre as principais marcos da cidade destacam-se a Avenida Paulista, um centro de negócios mas também um centro de cultura, marcada por uma arquitectura que contrasta o novo e o antigo, e os museus, em particular o Museu do Ipiranga e o Memorial da América Latina.