O Que Ver e Fazer em Cabo Verde – 10 Locais a Visitar

0

O arquipélago de Cabo Verde é o destino perfeito para fazer férias o ano inteiro. O clima ameno, as praias e a simpatia do povo cabo-verdiano são razões mais do que suficientes para partir à descoberta deste belo país localizado em pleno Oceano Atlântico a cerca de 600 quilómetros da costa africana, a oeste do Senegal.

Das montanhas da ilha de Santo Antão à animação da ilha de São Vicente, passando pelos resorts de 5 estrelas com tudo incluído da ilha do Sal, o arquipélago oferece inúmeras razões para ser visitado.

Para planear a sua viagem para Cabo Verde sugerimos alguns locais e atividades a não perder neste país do continente africano.

Praia de Santa Maria na Ilha do Sal

Ilha do Sal

Praia de Santa Maria

A ilha do Sal destaca-se pela maior concentração de complexos turísticos do arquipélago, onde não faltam extensas praias de areia branca.

A praia de Santa Maria é uma das mais conhecidas e ponto de visita obrigatório. A praia de areia fina, com um mar calmo, dispõe de uma infraestrutura de apoio que inclui esplanadas e condições para a prática de desportos aquáticos. Aproveite para mergulhar nas águas transparentes e fazer longos passeios ao longo da praia, apreciando as vistas para o mar.

Praia de Chaves

Ilha da Boavista

Praia de Chaves

A ilha da Boavista possui 55 km de praias e pequenas enseadas entre rochedos, onde é possível avistar tartarugas e baleias.

A Praia de Chaves é uma das mais belas e dos cartões de visita deste destino. A praia, com um areal extenso e uma brisa suave a soprar durante o dia, convida a longos passeios.

Salinas de Pedra de Lume

Salinas

Salinas de Pedra de Lume

As Salinas de Pedra de Lume, situadas no interior da cratera de um vulcão, são uma das principais atrações turísticas da ilha do Sal. Aprecie as vistas e tome banho na lagoa de água salgada sem ir ao fundo. Durante o banho, evite o contato da água com a boca e com os olhos, pois pode arder.

A entrada custa 5€. Por 1€, pode tomar um banho de água doce após a experiência. Estão ainda disponíveis tratamentos de massagens feitas com sal por um custo adicional.

Buracona / Olho Azul

Olho Azul

Piscinas naturais

O Olho Azul é outro dos grandes atrativos da ilha do Sal. Trata-se de uma piscina natural com águas de cor azul-turquesa e uma caverna subaquática com vários metros de profundidade, que resulta de reentrâncias provocadas pelo mar na rocha vulcânica. O percurso para chegar à Buracona é algo acidentado e, por isso, é aconselhável levar um calçado confortável para caminhar.

Ilha de Santiago

A ilha de Santiago é a maior ilha do arquipélago, e foi a primeira colonizada pelos europeus. A vida da cidade da Praia, a animação dos seus mercados e a amabilidade dos habitantes são boas razões para visitar esta ilha.

A Ribeira Grande de Santiago, outrora Cidade Velha, e antiga capital do arquipélago, possui um valioso património arquitectónico, classificado com Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 2009, com especial destaque para o Forte de São Filipe.

Praia do Tarrafal

Tarrafal

Praia do Tarrafal

A praia do Tarrafal, situada no extremo norte da ilha de Santiago, é o lugar perfeito para relaxar. A praia de areia branca e águas transparentes é uma das principais atrações turísticas desta ilha e o local ideal para praticar surf. Neste destino, aproveite também para saborear peixe fresco e cachupa nos restaurantes locais.

Ilha de São Vicente

A ilha de São Vicente é marcada pelo histórico porto de Mindelo. A cidade, além de ser a mais cosmopolita de Cabo Verde, é considerada a capital cultural do arquipélago, sobretudo pela sua tradição musical.

Foi aqui, nos animados bares com música ao vivo, que Cesária Évora iniciou a carreira. Dois eventos anuais marcam a vida cultural da ilha, e são as duas maiores festas de Cabo Verde: o Carnaval e o famoso Festival da Baía das Gatas. A ilha de São Vicente é ideal para quem procura praia, diversão e cultura.

Pico do Fogo

Fogo

Pico do Fogo

O Pico do Fogo, situado a quase 3 mil metros de altitude, é o ponto mais elevado do arquipélago de Cabo Verde. No topo da cratera do vulcão aprecie a grandiosidade da paisagem vulcânica, em especial, das formações de lava consolidada. A subida demora cerca de 5 horas e deve ser feita com um guia. É aconselhável levar calçado para o piso irregular e uma camisola para utilizar nas altitudes mais elevadas.

Ilha de Santo Antão

A ilha de Santo Antão é a mais ocidental e uma das mais bonitas. Caracterizada por um relevo montanhoso, vales e florestas, é a ilha ideal para fazer trekking, oferecendo uma vasta rede de trilhos, onde são possíveis diversas combinações de percursos e graus de dificuldade.

Gastronomia Cabo-Verdiana

Numa visita a Cabo Verde não deixe de saborear algumas especialidades da gastronomia cabo-verdiana nos restaurantes locais como a cachupa rica, o caldo de peixe, a lagosta com mancarra, o cabrito com inhame, a moreia de cebolada ou os bolinhos de mandioca com mel.

Planear Viagem a Cabo Verde
Quando Ir
Como Chegar
Onde ficar
Partilhar.