O Que Ver e Fazer no Chile – 10 Locais Imperdíveis para Visitar

O Chile é um autêntico paraíso para os amantes da Natureza. Entre o Pacífico e a Cordilheira dos Andes, existe um território com paisagens marcantes e diversas, onde não faltam desertos inóspitos, parque naturais, glaciares, florestas temperadas, vulcões extintos e praias.

De mochila às costas ou num circuito organizado, conheça o país de lés a lés e visite um destino surpreendente que tem muito para oferecer.

Para planear uma viagem ao Chile, sugerimos uma lista de 10 locais que vale a pena conhecer.

Parque Nacional Torres del Paine

Torres del Paine

Parque Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine, situado no sul da Patagónia, é um dos lugares mais belos do território chileno. Aqui, são as montanhas, os fiordes, os lagos e as florestas que dominam o espaço. Este Parque Nacional foi considerado uma área única, tendo sido incluído na Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978.

A cidade de Puerto Natales é a principal porta de entrada para visitar o parque Torres del Paine e um dos locais onde pode contratar guias e passeios turísticos para explorar esta região. As caminhadas, o trekking, a escalada e os passeios em 4×4 são algumas das actividades que pode realizar.

Mais informações: Parque Natural Torres del Paine

Ilha da Páscoa

Ilha da Páscoa

Estátuas na Ilha da Páscoa

A Ilha da Páscoa está localizada a cerca de 3.500 quilómetros de distância da costa oeste do Chile, sendo a última fronteira a ocidente da América do Sul. A ilha é famosa pelas 887 estátuas gigantes (moai) esculpidas em rocha vulcânica pelo povo Rapanui de origem polinésia.

A partir de Santiago do Chile, existe pelo menos um voo diário para a ilha da Páscoa realizado pela companhia aérea LATAM Chile.

Deserto de Atacama

Atacama

Vale da Lua no Deserto de Atacama

O deserto do Atacama, localizado no norte do Chile, é um dos desertos mais áridos do mundo, sendo que em alguns locais não chove há mais de 400 anos. Este é um destino que surpreende pela grandiosidade das suas paisagens naturais e pelas formações geológicas singulares.

A cidade de San Pedro de Atacama é a base para explorar esta região, com uma oferta considerável de alojamento e serviços turísticos, que organizam excursões aos principais pontos turísticos desta região como o Salar de Atacama, o Vale da Morte, o Vale da Lua, e as Lagunas Altiplânicas.

Santiago do Chile

Palácio de la Moneda

Palácio de la Moneda

A capital do país, Santiago, é o principal centro económico e cultural do Chile. Trata-se de uma cidade vibrante, com uma localização estratégica entre a cordilheira dos Andes e a costa do Pacífico.

Nesta cidade, destacamos o centro histórico e a Plaza de Armas, as Casas de Neruda, os bairros Bellavista e Lastarria, o Cerro San Cristobal e o Palácio de la Moneda.

Valparaiso

Valparaiso

Colinas de Valparaiso

A cidade portuária de Valparaiso, localizada a pouco mais de 100 quilómetros de Santiago, é um óptimo destino para fazer uma visita de dia inteiro. A cidade destaca-se pelo conjunto de colinas irregulares com vistas para o Oceano Pacifico, pelas ruelas estreitas e empedradas, e pelos becos e escadarias no meio de mansões devolutas com uma arquitectura colonial. A área histórica de Valparaiso foi declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2003.

Parque Nacional Lauca

O Parque Nacional Lauca situado no norte do Chile, na região de Arica e Parinacota, integra a rede mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO desde 1981. O parque destaca-se por possuir uma fauna e flora autóctone com características únicas e pelos vestígios arqueológicos de comunidades indígenas (Chucuyo e Parinacota) com mais de 9 mil anos. O Lago Chungará e o cone do vulcão Parinacota são alguns dos locais de visita obrigatória.

Monumento Natural Los Pinguinos

Pinguins

Pinguins no Chile

O Monumento Natural Los Pinguinos alberga a maior colónia de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) no sul do Chile. Esta área protegida inclui as pequenas ilhas de Magdalena e Marta, localizadas a 35 quilómetros a nordeste da cidade de Punta Arenas.

Todos os anos, cerca de 120 mil pinguins chegam a este local para acasalar, entre setembro e outubro, e aqui permanecem até meados de março, altura em que regressam ao mar. As ilhas são acessíveis de barco, e os passeios são organizadas por operadores turísticos locais autorizados.

Região dos Lagos Chilenos

Lagos no Chile

Região dos Lagos Chilenos

A região dos lagos chilenos, que se estende por cerca de 330 quilómetros, entre Temuco e Puerto Montt, é um local encantador rodeado por lagos, florestas e montanhas, com paisagens semelhantes aos Alpes suíços e franceses. Neste destino, aproveite para fazer caminhadas, passeios de barco e a cavalo, ou praticar desportos radicais como rafting e canoagem.

Pucon

A cidade pitoresca de Pucon, localizada na região dos lagos, é um destino turístico de eleição para os chilenos, tanto no Verão como no Inverno. Pucon é um óptimo local de base para descobrir esta zona do país, com destaque para o Vulcão Villarrica e o Parque Nacional Huerquehue, conhecido pelas piscinas termais de água quente.

Parque Nacional Laguna San Rafael

O glaciar San Rafael, localizado no Parque Nacional Laguna San Rafael, é uma das principais atrações deste local que integra a lista de Reservas da Biosfera da UNESCO desde 1979. O glaciar, com cerca de 15 quilómetros de extensão, é acessível apenas de barco e de avião.