O Que Ver e Fazer na Eslóvénia – 5 Melhores Atrações

Localizada entre os Alpes e o mar Adriático, a Eslovénia é um pequeno país com atrações surpreendentes.

Não é destino de turismo de massas, mas um país “boutique”, caracterizado por turismo sustentado, que privilegia a beleza natural das paisagens e das grutas calcárias, e oferece excelentes condições para actividades ao ar livre nos lagos e montanhas.

Com partida na vibrante e jovem capital Liubliana, venha conhecer algumas das melhores atrações da Eslovénia.

Liubliana

Tromostovje, ou “ponte tripla”, de Liubliana

Liubliana apresenta características únicas no contexto das capitais europeias: é uma cidade vibrante e jovem mas que vive tranquilamente na margem do rio Ljubljanca, rodeada por florestas. A Tromostovje, ou “ponte tripla”, liga a zona histórica à parte moderna de Liubliana, e é a imagem de marca da capital eslovena. Outras atrações incluem a igreja românica de São Nicolau, a igreja ortodoxa, a Praça da República, onde foi proclamada a independência em 1991, e o Parque Tivoli. O imponente castelo de Liubliana, erguido no topo de uma colina durante o século XII, oferece as melhores vistas sobre a cidade.

Lago Bled

Lago Bled

A poucas dezenas de quilómetros da capital eslovena, o lago Bled é um lago alpino com uma única ilha. Admirado há séculos pela sua beleza natural, o lago não é grande – o seu perímetro percorre-se a pé numa tarde. Para visitar a ilha, embarque numa “pletna”, um dos tradicionais barcos de madeira. Suba os 99 degraus até à igreja de Nossa Senhora da Assunção, erguida no século XVI. Reza a lenda que quem tocar o sino verá todos os seus desejos concretizados. A melhor vista sobre o lago e a ilha tem-se do castelo de Bled no topo de uma colina.

Parque Nacional de Triglav

Reserva natural de Zelenci, localizada no norte do Parque Nacional de Triglav

Localizado nos Alpes Julianos, no noroeste da Eslovénia, o parque de Triglav recebeu o nome do ponto mais elevado do país, o monte Triglav. O parque possui uma rede de trilhos para caminhadas e oferece diversos desafios para montanhistas. Uma viagem no teleférico Vogel será, no entanto, a forma mais fácil de ascender ao topo. O parque possui ainda vários lagos e quedas de água, dos quais se destaca o Bohinj, o maior lago glaciar da Eslovénia, e uma das principais atrações do parque. Outra atração do parque de Triglav é o impressionante desfiladeiro de Vintgar (ou Bled) ao longo do rio Radovna.

Dica: Para quem visita o lago Bled, o desfiladeiro de Vintgar fica muito acessível, a apenas 4 km do lago por estradas secundárias.

Piran

Vista do porto de Piran

Localizada na costa do Adriático, Piran é uma pitoresca estância balnear a lembrar uma localidade da costa italiana, o que se explica pelo facto de a cidade se ter desenvolvido sob influência da República de Veneza. A cidade é pequena, mas concentra uma rica e bem preservada herança nas muralhas medievais, no porto, nos edifícios e nas ruelas que acentuam o seu carácter mediterrânico. Piran é ainda conhecida pelas suas salinas de onde é produzida a flor de sal através de métodos ancestrais.

Postojna

Pormenor da gruta de Postojna

Localizada no sudoeste da Eslovénia, Postojna é uma pequena cidade cujo sistema de grutas atrai milhares de turistas todos os anos. Com 20 km de galerias, algumas com uma altura que chega aos 50 metros, a gruta de Postojna possui um comboio turístico que conduz os visitantes às passagens mais recônditas e onde existe um circuito pedonal com estalagmites e estalactites. A visita guiada no comboio, com a duração de uma hora e meia, revela as características mais importantes desta gruta calcária. Terá ainda a oportunidade de conhecer mais famoso animal subterrâneo – o proteus, que se foi adaptando à vida nas grutas abundantes nesta região da Eslovénia.