O Que Ver e Fazer em França – 10 Melhores Atrações

No centro da Europa e no topo da lista dos destinos mais populares, França é um dos países mais visitados do mundo.

É aqui que milhões de turistas encontram uma cultura sofisticada, pitorescas vilas e aldeias, belas praias e paisagens, sem esquecer a famosa cozinha francesa e os vinhos de renome mundial.

Para planear uma viagem a França, propomos 10 das melhores atrações a descobrir neste destino tão visitado.

Paris

Ponte Alexandre III que atravessa o rio Sena

A cidade de Paris recebe mais de 15 milhões de visitantes por ano. É a capital de França, conhecida pelo ambiente romântico e por ser precursora em áreas como o entretenimento, a gastronomia, a arte e a cultura. Para além das atrações emblemáticas como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame, Paris alberga inúmeros museus que incluem o Louvre e o Museu d’Orsay.

Monte Saint-Michel

Monte Saint-Michel

Localizado na Normandia, o monte Saint-Michel é uma ilha rochosa que se ergue das planícies lamacentas e das correntes mais fortes da Europa. São estas correntes que regularmente cortam o acesso entre a ilha e o continente. O Monte Saint-Michel é um dos locais mais visitados de França, destacando-se a arquitectura prodigiosa, onde edifícios empilhados uns nos outros são coroados pela abadia, mandada construir em 708 pelo bispo de Avranches em honra de São Miguel Arcanjo. O local é Património Mundial da Unesco.

Côte d’Azur

Èze na Riviera Francesa

A Riviera Francesa é o pedaço de costa mais glamoroso de França. Banhada pelo mar Mediterrâneo, estende-se de Saint-Tropez a Menton na fronteira com Itália. Para além de Saint-Tropez, o Mónaco e o Festival de Cinema de Cannes são os destinos mais conhecidos. As melhores praias de areia encontram-se em Antibes. Èze e Saint-Paul de Vence, menos conhecidas, são duas pitorescas aldeias, empoleiradas no topo de um penhasco, que merecem um desvio.

Nice

Vista da Promenada des Anglais em Nice

Nice não é apenas a maior estância de Verão da Riviera Francesa, é também uma cidade de história e arte, cenário de diversos filmes. O epicentro de uma visita à cidade é Vieux Nice, a cidade velha composta por ruelas, fontes e praças. Aqui, vai encontrar dois animados mercados, o de flores e o de peixe, e inúmeros museus. As promenades são também a imagem de marca de Nice, tanto a Promenade des Anglais ao longo da costa, como o recente corredor verde, Promenade du Paillon, que liga a Promenade des Anglais ao Teatro Nacional de Nice.

Em Destaque
O Que Visitar em Nice

Vale do Loire

Château Chmbord

O vale do Loire é uma região no centro de França conhecida pelas suas paisagens, onde se incluem os magníficos châteaux, vinhas, vilas e aldeias históricas. A região estende-se 280 km ao longo do rio Loire e está classificada como Património Mundial da Unesco. Os castelos mundialmente famosos são Chambord, Amboise, Rivau, Chinon e Chenonceau, sendo exemplos dos ideais do Renascimento e do Iluminismo na Europa Ocidental. Para além de visitas aos castelos, os passeios pelas vinhas e as provas de vinho são outras das actividades preferidas no vale do Loire.

Carcassonne

Vista de Carcassonne

A citadela de Carcassonne, localizada no sudoeste de França, é uma fortaleza medieval, construída no século IX, para defesa contra os ataques dos normandos. As fortificações foram reconstruídas por Viollet-le-Duc no século XIX, e inscritas na lista do Património Mundial da Unesco em 1997. A cité preserva o seu carácter medieval nas ruelas estreitas e empedradas, nas pontes levadiças, nas torres, nos pátios e nos pitorescos edifícios. A Basílica de Saint Nazaire, datada do século XIII, conta com um conjunto de vitrais considerados dos mais belos do sul de França.

A entrada na citadela é gratuita, sendo cobrada entrada apenas para visitar a área do Château Comtal. Tenha em atenção que Carcassonne é um dos locais mais visitados de França. A época alta ocorre entre Junho e Agosto.

Bordéus

Place de la Bourse em Bordéus

Localizada no sudoeste de França, Bordéus é a capital do departamento de Gironde na região da Aquitaine, sendo conhecida pelos seus vinhos, considerados dos melhores do mundo. Com mais de um milhão de habitantes na área metropolitana, Bordéus é também uma importante cidade portuária, com uma arquitectura interessante, locais históricos, ruas pedonais repletas de comércio como a Sainte-Catherine, e uma vida cultural intensa. No centro histórico, vai encontrar diversos edifícios e marcos históricos, incluindo igrejas, pontes antigas, como o Pont de Pierre, e praças das quais se destaca a Place de la Bourse.

Uma visita a Bordéus não está completa sem um passeio pela região vinícola, onde vai poder visitar as pitorescas vilas e aldeias históricas, um sem número de châteaux e as famosas vinhas.

Pirinéus

Paisagem dos Pirinéus

Os Pirinéus são uma cordilheira que forma uma fronteira natural entre a Península Ibérica e o restante território europeu. O Parque Nacional dos Pirinéus localiza-se na região conhecida como Hautes-Pyrénées, sendo o prolongamento do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido em Espanha. Aqui, o vale de Gavarnie-Gèdre oferece uma variedade de paisagens, tais como circos glaciares, planícies bucólicas e impressionantes maciços. O circo de Gavarnie, Património Mundial da Unesco, é o mais conhecido de três circos glaciares, com uma cascata de 422 metros de altura, apontada como uma das mais altas da Europa. Saugué é um planalto que oferece uma vista extraordinária sobre o circo de Gavarnie e os maciços do Piméné e Pic Long.

Biarritz

Grand Plage de Biarritz

No País Basco francês, próximo da fronteira com Espanha, Biarritz é uma estância balnear localizada na baía de Biscaia. A cidade é conhecida pelas suas praias, que são um importante destino de surf, e os seus casinos. A principal praia, Grand Plage, é bastante concorrida no Verão, mas existem várias outras em torno da cidade. Ao longo da baía principal, entre o Port-Vieux e o Port des pêcheurs, pode ainda visitar o imponente rochedo da Virgem, utilizado como ancoradouro por Napoleão III, coroado pela estátua da Virgem desde 1865, e ligado ao continente por uma ponte metálica atribuída a Gustav Eiffel.

Nantes

Pátio interior do Château des Ducs de Bretagne

Nantes é a capital do departamento de Loire-Atlantique e da região Pays de la Loire. Situada no noroeste de França, é uma cidade singular com fortes ligações culturais à região da Bretanha. A cidade é um destino interessante para conhecer numa escapadela de fim-de-semana. O centro histórico pode ser visitado a pé, destacando-se o Château des Ducs de Bretagne, a Catedral de São Pedro e São Paulo em estilo gótico, para além de museus e outros edifícios históricos.