O Que Ver e Fazer em Frankfurt – 6 Locais a Visitar

À primeira vista, Frankfurt não é uma escolha óbvia para uma visita turística. Mas a cidade tem mais para ver do que o aeroporto internacional, Flughafen Frankfurt am Main, que assegura a ligação a inúmeros destinos na Europa e no mundo.

Em Frankfurt, arranha-céus futuristas convivem lado a lado com edifícios reconstruídos após a Segunda Guerra Mundial, o que a torna única no contexto das cidades alemãs. Além disso, Frankfurt é uma cidade cosmopolita e multicultal, contando com residentes de mais de 180 nacionalidades diferentes. E tem alguns pontos de interesse que vale a pena conhecer.

Para uma visita, ainda que breve, sugerimos seis locais turístcos em Frankfurt, um dos principais centros financeiros e económicos da Europa.

1. Römerberg – Centro Histórico

Centro histórico de Frankfurt

Römerberg

A área de Römerberg é o coração do centro histórico (Altstadt) de Frankfurt desde a Idade Média. É uma das praças mais pitorescas, e a maior área pedonal da cidade.

A praça é constituída pela Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen) no centro e por edifícios históricos fielmente reconstruídos após a Segunda Guerra Mundial. Destaca-se o conjunto medieval conhecido como Römer, sede da Câmara Municipal (Altes Rathaus) desde 1405, localizado em frente à igreja de São Nicolau do século XIII. É em Römerberg que tem lugar o Mercado de Natal de Frankfurt, um dos maiores da Alemanha em número de visitantes.

2. Casa-Museu Goethe

Foi em Frankfurt que nasceu o famoso escritor Johann Wolfgang von Goethe em 1749. A Casa-Museu foi danificada durante os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, mas recuperada posteriormente. É constituída por 4 andares que contam a história da família do escritor, através dos móveis, da decoração, dos utensílios e da biblioteca.

Morada: Grosser Hirschgraben 23-25 (próximo de Römerberg)

3. Catedral

Frankfurt

Catedral de Frankfurt

A catedral de Frankfurt (Kaiserdom Sankt Bartholomäus) está localizada no centro histórico, e é outro dos lugares emblemáticos da cidade. A origem da igreja católica, com uma arquitectura de estilo gótico, remonta ao século XVII. A construção actual data de finais do século XIX, e nela se destacam os tectos interiores e a torre com 95 metros de altura. A entrada é gratuita.

Morada: Domplatz 1

4. Ópera

Ópera de Frankfurt

Edificio da Ópera

O edifício original da Ópera (Alte Oper) de Frankfurt foi inaugurado em 1880, tendo sido destruído pelos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial em 1944. Reconstruído ao longo de várias décadas, foi reinaugurado em 1981. Actualmente, é o mais importante espaço de espectáculos da cidade.

Morada: Opernplatz, 60313

5. Zeil

Rua comercial

Vista panorâmica da Zeil

A Zeil é a principal artéria da cidade de Frankfurt e uma das ruas comerciais mais famosas da Alemanha. Aqui, vai encontrar uma ampla oferta de lojas de roupa, electrodomésticos, restaurantes e centros comerciais como a Zeil Galerie. A rua pedonal possui cerca de 1 quilómetro de extensão e duas grandes praças (Hauptwache a oeste e Konstablerwache a leste), com ligações aos transportes públicos da cidade (autocarros, eléctricos e metro).

6. Main Tower

Vista da Main Tower

A melhor panorâmica de Frankfurt tem-se do topo da Main Tower, um dos maiores arranha-céus de Frankfurt e da Alemanha, e um dos poucos abertos ao público. O edifício tem o nome do rio que atravessa a cidade. Suba os 56 pisos de elevador e tenha uma vista de 360º da cidade numa plataforma a 200 metros de altitude (o edifício tem 240 metros contando com a antena). No pisos 53, existe um restaurante e um centro de fitness.