O Que Ver e Fazer em Genebra – Visitar a Suíça

0

A cidade de Genebra é a segunda maior área urbana da Suíça sendo um dos principais centros internacionais da diplomacia global com a presença de instituições como a ONU e o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Ao visitar Genebra, vai perceber porque é que a cidade foi considerada como uma das três metrópoles mundiais com melhor qualidade de vida. A organização, a limpeza e a eficiência fazem parte do ADN da cidade.

Os passeios a pé são a melhor forma de a descobrir. Os principais pontos turísticos estão concentrados numa área relativamente pequena, sendo muito fácil circular pela cidade.

Para planear uma viagem a Genebra, sugerimos alguns locais que vale a pena incluir no seu roteiro.

O Que Ver e Fazer

Lago Léman e Jet d’eau

O Lago Léman e o Jet D’Eau são os principais símbolos de Genebra. Aproveite para passear nas margens do lago, ou faça um passeio de barco onde terá a oportunidade de apreciar a cidade sob diversas perspetivas, tendo os Alpes como cenário de fundo.

O Jet D’Eau, situado no centro do lago, é um dos ex-libris de Genebra, lançando um jacto de água que atinge os 140 metros de altura. A melhor forma de observar este espectáculo é vê-lo à distância e à noite quando o jacto fica iluminado com diversas cores.

Centro Histórico

O centro histórico de Genebra (Vieille Ville) é o coração da cidade. Este é o local ideal para percorrer a pé e admirar os edifícios históricos, museus, cafés e restaurantes típicos. Nesta área estão localizados alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade como a Catedral, a Câmara Municipal, o Hôtel de Ville, a Praça do Bourg-de-Four e o Museu de Arte e História de Genebra.

Catedral de St-Pierre

A Catedral de St-Pierre, construída entre 1150 e 1250, é um dos mais belos monumentos de Genebra. Para além de uma visita ao interior, vale a pena também subir até ao topo da catedral e admirar as vistas de 360 graus sobre a cidade. A entrada na igreja é gratuita, mas a subida à torre é paga.

Morada: Place Bourg-Saint-Pierre, 1204

Entrada para subir à torre: Adultos: 16 CHF | +65 anos e Estudantes: 10 CHF | Crianças dos 7 aos 16 anos: 8 CHF

Palácio das Nações

Genebra

Palácio das Nações

O Palácio das Nações, construído entre 1929 e 1937, albergou a antiga Sociedade das Nações até 1946. Em 1966, o edíficio tornou-se a sede europeia das Nações Unidas (ONU). Numa visita a este espaço, não deixe de admirar o exterior e os jardins. No interior, visite o hall da assembleia, a biblioteca e a coleção de arte pública.

Morada: Avenue de la Paix, 14

Entrada: Adultos: 12 CHF | +65 anos e estudantes: 10 CHF. É necessário apresentar um documento de identificação para fazer a visita.

Como chegar: Autocarro número 8 – paragem Appia

Mercado de Carouge

O Mercado de Carouge, nos arredores da cidade, possui uma atmosfera particular e bem diferente de Genebra. No mercado, que tem lugar todas as quartas-feiras e sábados de manhã, vai encontrar uma grande oferta de produtos frescos locais, como legumes, frutas, queijos, e artesanato.

Para visitar Carouge, apanhe o elétrico número 18 em direção a “Meyrin, CERN” e saia na estação Carouge Marché.

Quando Ir

A cidade de Genebra tem um clima temperado oceânico. Os meses de Inverno são frios e com a presença de neve. Os meses de Verão apresentam temperaturas suaves.

No Inverno, as temperaturas médias diárias variam entre 3ºC e 6ºC e no Verão entre 18ºC e 20ºC.

A precipitação tem uma distribuição regular ao longo do ano, sendo que os meses mais chuvosos são setembro e outubro.

A melhor época do ano para visitar Genebra é entre maio e setembro quando as temperaturas são mais amenas e os dias são maiores.

Como Chegar

O aeroporto internacional de Genebra (GVA) está situado a menos de 5 quilómetros do centro da cidade.

Para chegar ao centro da cidade não precisa de pagar nada. A empresa de transportes de Genebra (Unireso) dispõe de máquinas automáticas, localizadas na área da recolha de bagagens, onde é possível obter um bilhete totalmente grátis para viajar na rede de transportes públicos da cidade, nomeadamente no comboio e no autocarro. Procure as máquinas que contêm a seguinte informação: “Transports publics vers Genève – Billet Gratuit / Public transport to Geneva – Free Ticket”.

Este bilhete é válido para viajar na cidade de Genebra e nos arredores por um período até 80 minutos.

Onde Ficar

Em Genebra, tal como noutras cidades suíças, o alojamento tem custos elevados, e é quase impossível encontrar hotéis com preços económicos. Ainda assim, existem unidades turísticas que oferecem uma boa relação preço / qualidade como é o caso do Novotel Genève Centre, do Warwick Geneva e do Edelweiss Manotel.

Refira-se que ao fim-de-semana (sexta-feira a domingo) os hotéis apresentam preços mais baixos do que nos restantes dias da semana, sendo que nalguns hotéis os descontos chegam a ser superiores a 40%. Por isso, se quiser poupar dinheiro numa visita a Genebra, considere viajar durante o fim-de-semana.

Partilhar.