O Que Ver e Fazer na Gran Canária

A ilha da Gran Canária, também conhecida como o “continente em miniatura” devido à diversidade do clima e das paisagens, é o local ideal para fazer férias o ano inteiro.

De origem vulcânica, está localizada a cerca de 200 quilómetros da costa africana, sendo a terceira maior ilha do arquipélago das Canárias e um dos principais destinos balneares de Espanha.

Com extensas praias, dunas de perder de vista, montanhas e ravinas escarpadas, uma assinalável diversidade de fauna e flora e um rico património histórico e cultural, tudo isto concentrado em cerca de 1500 quilómetros quadrados, a ilha forma um território de contrastes.

Desde as praias e estâncias balneares do sul até às paisagens montanhosas de rara beleza na costa norte e no interior da ilha, parta à descoberta do melhor da Gran Canária.

1. Las Palmas

Las Palmas

Centro de Las Palmas

A cidade de Las Palmas, fundada no final do século XV, é a capital da ilha. Aqui, visite o centro histórico e descubra os bairros de Triana e Vegueta. Este último é o berço da ilha e integra a lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 1990. A Catedral, a Plaza del Espíritu Santo, a Playa de las Canteras e La Isleta completam a lista das principais atracções em Las Palmas.

2. Playa del Inglés

Vista de Playa del Inglés

No sul da ilha, a Playa del Inglés é um dos principais destinos turísticos da Gran Canária. O clima agradável durante o ano inteiro, os resorts, as praias, a diversão nocturna e as actividades náuticas são os principais cartões de visita deste local.

3. Dunas de Maspalomas

Quando visitar a Gran Canária

Dunas de Maspalomas

O Parque Nacional das Dunas de Maspalomas fica localizado entre a Playa del Inglés e o farol de Maspalomas, no extremo sul da ilha. Com cerca de 400 hectares, trata-se de um espaço natural onde é possível encontrar espécies autóctones das Canárias. As dunas podem ser exploradas a pé ou num safari de camelo, uma experiência engraçada e diferente a fazer lembrar o deserto do Sahara.

4. Playa de los Amadores

Vista da Playa de los Amadores

A Playa de los Amadores é uma das praias mais populares da Gran Canária, depois da Playa del Inglés. Forma uma enseada protegida do vento, e o mar tem águas calmas, transparentes e cálidas, sendo a praia de eleição para famílias com crianças.

5. Puerto de Mógan

Puerto de Mógan

Puerto de Mógan é outro dos centros turísticos da Gran Canária. Trata-se de uma vila piscatória localizada na costa sudoeste da ilha que se destaca pela marina, com uma grande oferta de restaurantes e bares, pelos edifícios coloridos de estilo mediterrânico e pelas pontes e canais existentes junto à costa que fazem lembrar Veneza.

6. Caldera de Bandama

Caldera de Bandama

A Caldera de Bandama, com cerca de 200 metros de profundidade, é uma caldeira vulcânica localizada no nordeste da ilha, a cerca de 17 quilómetros de Las Palmas.

No Pico de Bandama, acessível de automóvel, existe uma plataforma de observação a partir da qual poderá admirar esta formação geológica de grandes dimensões e a flora endémica que cobre a superfície. Em dias de céu limpo, é possível avistar a vizinha ilha de Fuerteventura a nordeste.

Desportos Aquáticos e Excursões de Barco

Passeios na Gran Canária

Observação de golfinhos na Gran Canária

A Gran Canária possui um clima ameno, propício à prática de desportos aquáticos durante todo o ano. Aliás, a temperatura da água do mar raramente desce abaixo dos 18ºC nos meses de Inverno, sendo que a temperatura média durante os restantes meses situa-se nos 23ºC.

Vela: A melhor época para praticar esta modalidade é entre Abril e Outubro. Os principais centros e escolas de vela estão localizados em Las Palmas, e na costa sul, nomeadamente Puerto Rico, Pasito Blanco, Arguineguín e Puerto Mogán.

Windsurf: A costa sudeste oferece as melhores condições para o windsurf, mas a Playa de las Canteras em Las Palmas é outro bom local para a prática desta modalidade.

Bodyboard e surf: A costa norte, entre Las Palmas e Gáldar, oferece os melhores spots, com ondas que podem atingir os 5 metros de altura.

Mergulho: Existem escolas de mergulhos nas principais estâncias balneares. A Reserva Marinha de El Cabrón, na Playa del Cabrón (costa leste), Pasito Blanco no sul da ilha, La Isleta no nordeste e Punta de Sardina no norte são alguns dos locais favoritos dos mergulhadores.

Observação de baleias e golfinhos: Nesta região do Atlântico, as baleias e os golfinhos podem ser avistados o ano inteiro. Em Puerto Rico e Puerto de Mogán, no sudoeste da ilha, existem vários operadores que dispõem de programas de observação de cetáceos. Um passeio de barco dura em geral de 2 a 3 horas e custa cerca de 30€ por adulto (as crianças pagam metade).