O Que Ver e Fazer em Hamburgo – 5 Melhores Atrações

A cidade de Hamburgo, situada nas margens do rio Elba, no norte da Alemanha, é um excelente destino para fazer uma escapadinha de fim-de-semana.

Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, com cerca de 1,8 milhões de habitantes (área metropolitana). Possui o maior porto do país, e o terceiro mais movimentado da Europa em carga transportada.

A área central da cidade situa-se em volta do “Binnenalster” (“Alster interior”) e do “Außenalster” (“Alster exterior”), sendo ambos lagos artificiais formados pelo rio Alster, que se encontra com o rio Elba em Hamburgo.

Os passeios a pé ou de bicicleta são a melhor forma de descobrir Hamburgo. Também sugerimos que compre o Hamburg Card (desde 10,50€), um passe turístico que permite viajar de forma ilimitada na rede de transportes públicos da cidade, incluindo nos ferries, e obter descontos em mais de 150 atrações turísticas e ainda em passeios turísticos, restaurantes e lojas.

1. Centro Histórico

Edifício da Câmara Municipal de Hamburgo

O centro histórico (Altstadt) é o coração da cidade e o local ideal para passear a pé. Admire os edifícios históricos, em particular o edifício da Câmara Municipal (Rathaus) com um estilo neo-renascentista, a Rathausmarkt, a antiga praça de origem medieval, e as ruas Cremon e Deichstrasse com diversas lojas tradicionais.

2. Igreja de São Miguel

Torre do sino da igreja de São Miguel

A Igreja de São Miguel, inaugurada em 1751, é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. Suba até ao topo, a 132 metros de altura, e admire as magníficas vistas sobre Hamburgo.

3. Sankt Pauli

Rua do bairro de Sankt Pauli

O bairro de St. Pauli é o centro da animação nocturna de Hamburgo. A Reeperbahn, principal rua do bairro, é conhecida pela grande oferta de restaurantes, bares e discotecas, além de ser um dos maiores red light districts da Europa (a prostituição é legal na Alemanha).

Ainda neste bairro, pode ainda visitar o Mercado do Peixe (Fischmarkt) que abre todos os domingos das 5h às 9h30 da manhã entre Abril e Outubro (7h às 9h30 nos meses de Inverno). Pode ainda saborear um brunch no salão dos leilões todos os domingos entre as 5h30 (Verão) ou 6h (Inverno) e o meio-dia.

4. Porto de Hamburgo

Vista do porto de Hamburgo

Hamburgo é uma cidade portuária, possuindo o terceiro porto mais movimentado da Europa, depois de Roterdão e Antuérpia. Mas, ao contrário do que acontece noutras cidades europeias, o porto é um local de fruição do espaço público. Esta zona tem vindo a ser revitalizada, e é hoje um dos pólos de atração da cidade. Faça um passeio à beira rio, delicie-se na marisqueira Rive, ou descubra as condições de vida a bordo de um submarino russo transformado em museu.

5. Rio Elba

Hamburgo

Passeio de ferry em Hamburgo

O Elba, os canais, as pontes e os barcos são elementos fundamentais da paisagem urbana de Hamburgo. Para conhecer todas as facetas da cidade, sugerimos que faça um passeio de barco ou ferry, e admire a cidade a partir do rio. Os passeios e excursões de barco partem da doca de Landungsbrücken.