O Que Ver e Fazer no Hawai – 10 Atrações Imperdíveis

Visite o Hawai e descubra um destino surpreendente com maciços vulcânicos grandiosos que sobressaem na paisagem, recifes de corais de rara beleza, e praias idílicas quase desertas.

O arquipélago do Hawai está localizado no Pacífico Norte, no limite Nordeste da Polinésia, e a Sudoeste do continente norte-americano, sendo constituído por oito ilhas principais e por mais de 100 ilhéus.

A capital, Honolulu, situa-se na ilha de Oahu, conhecida como o “lugar da reunião”. Com cerca de 800 mil habitantes é a mais importante cidade do arquipélago e o principal pólo económico e comercial 50.º estado dos Estados Unidos da América. É nesta ilha que pode encontrar a mais famosa praia do Hawai, Waikiki, avistar o famoso vulcão Diamond Head e visitar o Memorial a Pearl Harbor.

Para conhecer o melhor do Hawai sugerimos 10 locais a não perder numa visita a este destino.

Waikiki

Praia de Waikiki

Waikiki

A praia de Waikiki é um dos locais mais conhecidos do Hawai e uma das maiores atrações turísticas do arquipélago. A praia está localizada a cerca de 5 quilómetros do centro de Honolulu, sendo a principal área hoteleira da ilha (cerca de 90% dos hotéis de Honolulu estão localizados no bairro de Waikiki) e o principal centro de animação noturna da capital.

A praia é muito procurada pelos praticantes de surf, pela qualidade das ondas que chegam a atingir os 9 metros de altura. As águas transparentes, a areia branca e os coqueiros completam o principal bilhete-postal do Hawai.

Parque Nacional dos Vulcões

Kilauea

Cratera de Kilauea

No Parque Nacional dos Vulcões vai encontrar dois dos vulcões com maior actividade a nível mundial, nomeadamente o Mauna Loa e o Kilauea. As erupções vulcânicas e os fluxos de lava formaram estruturas geológicas surpreendentes e paisagens únicas em pleno Oceano Pacífico. Em 1987, o Parque foi inscrito na lista de Património Mundial da Humanidade.

Pearl Harbor e USS Arizona Memorial

Pearl Harbour

Memorial de Pearl Harbour

O museu USS Arizona Memorial, localizado em Pearl Harbour, presta homenagem às vítimas que pereceram no ataque das tropas japonesas em 1941 durante a Segunda Guerra Mundial. O museu foi construído a partir dos destroços do navio afundado, sendo acessível apenas de barco. O espaço dispõe de um centro de informações ao visitante que dá a conhecer a história deste local.

Vale de Waipio

Waipio

Queda de água em Waipio

O Vale de Waipio é um dos locais mais cénicos do arquipélago com paisagens de cortar a respiração, onde se destacam as quedas de água, as praias de areia preta e a vegetação luxuriante.

Parque Nacional Haleakala

Vulcões no Hawai

Cratera vulcânica em Maui

A partir do Parque Nacional Haleakala, localizado em Maui, é possível aceder ao vulcão inactivo situado a pouco mais de 3 mil metros de altitude. O acesso é feito por uma estrada sinuosa a partir do centro do visitante. Se tiver oportunidade visite este local ao nascer do sol e aprecie as vistas panorâmicas de 360 graus sobre as paisagens vulcânicas.

Maui Ocean Center

No Maui Ocean Center vai poder observar de perto tartarugas marinhas, tubarões, raias, entre outras espécies, através de um túnel com paredes de vidro. O Maui Ocean Center é um aquário e um centro de investigação oceanográfico localizado em Wailuku na ilha de Maui e está aberto ao público todos os dias.

Os bilhetes podem ser comprados online e custam 27,95 dólares para os adultos e 19,95 dólares para as crianças. Existe ainda um passe família por 81,95 dólares e que é válido para 2 adultos e 2 crianças.

Mauna Kea

A montanha Mauna Kea é o ponto mais elevado do Hawai. No topo da montanha existe um observatório astronómico que oferece vistas panorâmicas de 360º. O acesso é feito através de uma estrada sinuosa e de terra batida, apenas acessível a veículos todo-o-terreno. Para mais informações consulte o site da Mauna Kea Visitor Information Station.

Cratera do Vulcão Diamond Head

Diamond Head

Diamond Head

A cratera vulcânica Diamond Head é um monumento nacional dos Estados Unidos pela sua importância geológica e histórica. Para chegar ao topo deste vulcão extinto dirija-se ao Diamond Head State Monument, a partir da praia de Waikiki. O caminho está pavimentado e sinalizado com várias escadas e subidas íngremes. O passeio pode ser feito em cerca de 2 horas (ida e volta). Para mais informações consulte o site do Diamond Head State Monument.

Hana Highway

Cascatas no Hawai

Cascatas

Para um passeio de automóvel na ilha Maui sugerimos o itinerário cénico da Hana Highway (Kahului a Hana) com cerca de 100 quilómetros de extensão. Ao longo do percurso vai poder observar diversas quedas de água, praias, arribas e paisagens de cortar a respiração.

Centro Cultural da Polinésia

O Centro Cultural da Polinésia está localizado em Oahu a cerca de uma hora de automóvel de Honolulu. Trata-se de um espaço dedicado à cultura das ilhas polinésias (Hawai, Tahiti, Marquesas, Tonga, Samoa, Fiji), onde pode ficar a conhecer as tradições e o artesanato deste povo, bem como saborear a autêntica gastronomia polinésia e assistir a espectáculos de danças tradicionais.