A capital Amesterdão, com o seu red light district e as inúmeras coffee shops, é um destino obrigatório numa visita à Holanda, mas há tanto mais descobrir no país das tulipas, dos moinhos de vento e da tolerância.
Aproveite a excelente rede de transportes públicos que cobre todo o território holandês para descobrir as belíssimas paisagens e visitar as inúmeras cidades holandesas, desde as mais históricas como Leiden e Delft, até às mais modernas, como Utrecht, Haia e Roterdão.
1. Amesterdão

Rua junto ao canal em Amesterdão
Amesterdão tem tantos eventos e atrações como qualquer grande metrópole mas poucas das desvantagens – a cidade é pequena, com restrições ao uso de carro no centro, o que significa que a pé ou de bicicleta facilmente se chega a qualquer local. As melhores atrações de Amesterdão incluem museus como o Van Gogh, a Casa de Anne Frank, os pitorescos canais, o red light district e as inúmeras coffee shops.
2. Leiden

Canal de Leiden
Leiden é uma pitoresca cidade cuja imagem de marca são os canais atravessados por pontes de madeira e ladeados por antigos moinhos de vento e parques luxuriantes. A cidade alberga ainda inúmeros museus, dedicados a temas tão diversos como ciência e história natural, moinhos de vento e antiguidade egípcias.
Ainda em Leiden, o Hortus Botanicus, fundado em 1590, é o jardim botânico mais antigo da Holanda, e um dos mais antigos do mundo. Vale a pena uma visita, em particular ao jardim de Inverno e ao jardim japonês.
3. Delft

Edifício histórico da Câmara Municipal de Delft
Delft é uma cidade com uma rica história, onde se destacam os tradicionais canais e a magnífica arquitectura, nomeadamente o edifício da Câmara Municipal em estilo renascentista e as antigas igrejas.
O Museu Het Prinsenhof presta homenagem a Guilherme de Orange, dando a conhecer a revolta contra a ocupação espanhola, e a criação da República da Holanda. Na perca ainda uma visita à Royal Delft, a única fábrica da porcelana azul e branca toda pintada à mão que resta na cidade. Tal como Leiden, Delft proporciona uma excelente visita de um dia a partir de Amesterdão.
4. Haia

Vista do Binnenhof à noite
Apesar de Amesterdão ser a capital, Haia é o centro político da Holanda. Aqui, está localizado o Binnenhof, um conjunto de edifícios governamentais, à beira do lago Hofvijver, onde os assuntos de estado são discutidos desde 1584.
No centro da cidade, vai poder ainda visitar monumentos, bairros históricos, galerias de arte e diversas lojas. Haia é também conhecida pelas praias do mar do Norte em Scheveningen. Outras atrações incluem a cidade em miniatura de Madurodam, e uma vista panorâmica de 360º do mar, das dunas e de Scheveningen no final do século XIX oferecida pelo Panorama Mesdag.
5. Utrecht

Esplanadas junto ao canal de Utrecht
Utrecht é uma cidade jovem e vibrante no centro da Holanda. Desenvolvida em torno da torre Dom, visível de qualquer ponto da cidade, Utrecht é uma cidade sem carros, com um belíssimo sistema de canais cujos cais são aproveitados para cafés e esplanadas à beira de água.
Para os apreciadores de arquitectura e museus, os destaques são a catedral gótica de São Martinho, que integra a torre Dom, a sede da Universidade de Utrecht onde se celebram cerimónias e se concedem diplomas, a Casa Rietveld Schrode, um excelente exemplar do estilo arquitectónico holandês conhecido De Stijl, e o divertido museu Speelklok, com uma colecção de relógios, caixas de músicas e outros instrumentos musicais.
6. Roterdão

Vista de Roterdão com a ponte Erasmus
Uma mera vila piscatória no século XIII, Roterdão é hoje a cidade mais moderna da Holanda. Tal como Amesterdão, Roterdão é uma cidade com vários bairros históricos para explorar a pé ou de bicicleta. Delfshaven, localizado no porto, é um dos poucos locais de Roterdão que escapou aos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial. Aqui, visite a igreja dos Peregrinos (Pelgrimvaderskerk), a cervejaria De Pelgrim, e o De Delft, uma réplica em construção de um navio do século XVIII.
Em Roterdão, não perca ainda a ponte Erasmus, uma fascinante obra de engenharia, e o museu Boijmans Van Beuningen, com uma colecção de arte desde a Idade Média aos tempos modernos, incluindo obras de Dali, Van Gogh, Bosch e Rembrandt.