O Que Ver e Fazer na Indonésia – 6 Melhores Atrações

Com uma localização e geologia privilegiadas e um clima tropical, a Indonésia é conhecida pela beleza natural das suas paisagens.

As praias de Bali e Lombok, o monte Bromo, o lago Toba e os vários parques nacionais são alguns dos locais mais populares neste país em que a capital Jacarta não consta geralmente das listas de atrações turísticas.

A Indonésia possui ainda uma rica herança cultural que reflecte a história e a diversidade étnica do país. Os templos de Borobudur e Prambanan e as celebrações hindu são as atrações de eleição do turismo cultural.

Para descobrir o melhor deste destino, seleccionámos seis locais imperdíveis na Indonésia e damos dicas sobre o que ver e fazer.

Bali

Praia de Bali

Conhecida como a Ilha dos Deuses, Bali é um destino singular que oferece um pouco do paraíso a cada visitante, seja a fazer surf numa praia idílica, a mergulhar nos recifes de corais ou a explorar o interior da ilha à descoberta dos templos e dos terraços de arroz. É este o pano de fundo de uma cultura hindu única, colorida e profundamente espiritual. A combinação de paisagem, praias espectaculares e um povo acolhedor com uma rica cultura fazem de Bali o principal destino da Indonésia.

Em Destaque
O Que Visitar em Bali

Yogyakarta

Templo de Borobudur

Yogyakarta é uma cidade com cerca de meio milhão de habitantes, e um destino popular na ilha de Java devido à sua proximidade ao templo budista de Borobudur e ao conjunto de templos hindu de Prambanan, datados dos séculos VIII e IX. Os templos, localizados a alguma distância da cidade (40 km e 20 km respectivamente), são a principal razão para visitar este destino. Yogyakarta é em si um dos centros culturais mais importantes da Indonésia. Aqui, visite o Keraton (palácio do sultão), veja os ourives produzir belíssimas jóias no bairro histórico de Kotagede, e perca a cabeça na Malioboro, a principal avenida comercial da cidade.

Monte Bromo

Monte Bromo

O Parque Nacional de Bromo-Tengger-Semeru localiza-se na província de Java Oriental e deve o seu nome aos dois montes, Semeru e Bromo, ambos vulcões activos, e ao povo Tengger que habita a região. Semeru é a montanha mais alta de Java, com a particularidade de ter erupções periódicas a cada 20 minutos (com uma precisão inacreditável). O cone vulcânico de Bromo é facilmente reconhecível pelo topo cortado que se ergue do “Mar de Areia” vulcânica na enorme cratera Tengger. Com 10 km de diâmetro, a cratera expele dióxido de enxofre na forma de fumo branco.

Parque Komodo

Dragão-de-komodo

O Parque Nacional de Komodo está localizado no centro do arquipélago da Indonésia, entre as ilhas de Sumbawa e Flores, e engloba três grandes ilhas, Komodo, Rinca e Padar, para além de diversas ilhas mais pequenas. O parque foi criado em 1980 para proteger o famoso dragão-de-komodo, o maior lagarto do mundo, que pode chegar aos 3 metros de comprimento. Hoje, o parque protege toda uma biodiversidade terrestre e marinha, que inclui mangais e recifes de corais. Numa visita a este local, são os guias que conduzem os visitantes ao encontro dos dragões, que vivem livremente nas ilhas. Este é também um destino de excelência para a prática de mergulho. O parque integra a lista de património da UNESCO desde 1986.

Lombok

Gili Trawangan, a maior e mais popular das três ilhas Gili

Lombok é uma ilha localizada a oeste de Bali, com a qual é muitas vezes comparada, sendo uma espécie de “Bali intacta”. Lombok oferece praias idílicas, magníficas paisagens de vulcões e quedas de água, tal como Bali, sem as enchentes de turistas. Mantém a autenticidade do estilo de vida tradicional, inalterado há centenas de anos, ao contrário de Bali onde impera a lógica comercial dos resorts. Neste sentido, Lombok pode ser considerada um dos melhores destinos da Indonésia. A ilha é dominada pelo enorme vulcão do monte Rinjani, e as escaladas até à caldeira são uma das actividades mais populares. As três ilhas Gili no noroeste de Lombok têm as melhores praias.

Lago Toba

Lago Toba

Localizado na ilha de Samatra, o lago Toba é o maior lago vulcânico do mundo, que inclui no centro a Samosir, uma ilha no interior da ilha do tamanho de Singapura. Este é um local para relaxar e descontrair depois de uma viagem frenética pela Indonésia. Nadar nas águas quentes do lago, explorar a ilha de Samosir, e admirar a paisagem são algumas das principais actividades neste destino de sonho.