Dividida entre o Oriente e o Ocidente, a cidade de Istambul é uma amálgama de influências culturais com um legado histórico singular.
As mesquitas, as basílicas, os palácios e os antigos bazares são apenas alguns exemplos de uma herança ancestral que perdurou até aos dias de hoje.
Actualmente, Istambul é uma cidade moderna e cosmopolita que tem muito para oferecer a quem a visita.
Para planear a sua visita à maior cidade da Turquia, sugerimos 10 locais imperdíveis para conhecer nesta cidade repleta de charme e encanto.
#1 Mesquita Azul

Mesquita Azul
Localizada no bairro de Eminonu em frente à Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul é um imponente edifício, construído no início do século XVII, com seis minaretes e um estilo clássico otomano. É ainda hoje um dos principais locais de oração de Istambul, mas a mesquita pode ser visitada por não praticantes fora das horas de oração, que têm a oportunidade de admirar os magníficos interiores que incluem mais de 20 mil azulejos e 200 vitrais. A entrada é gratuita.
Todos os visitantes têm de tirar os sapatos, e as mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço. São de evitar as fotos com flash e a quem estiver a orar. O melhor período para visitar a mesquita é durante a tarde, no período entre orações, quando a afluência de turistas é menor. Durante as orações, a mesquita encerra a visitantes durante cerca de meia hora.
#2 Basílica Santa Sofia (Hagia Sophia)

Interior Basílica Santa Sofia
A Basílica de Santa Sofia é um edifício imponente construído durante o Império Bizantino (século VI), que, ao longo de vários séculos, serviu como espaço de oração de diversas religiões. Pertenceu à igreja ortodoxa grega durante seis décadas até ao século XII, quando passou a ser uma igreja católica. Em meados do século XV tornou-se uma mesquita, tendo permanecido assim até 1931 quando foi secularizada e encerrada. Em 1935, abriu ao público como museu.
Ao longo do tempo, a basílica inspirou a construção de outras mesquitas otomanas, incluindo a Mesquita Azul, sendo um excelente exemplo da arquitectura Bizantina a nível mundial. O melhor período do dia para visitar a Basílica é da parte da da tarde quando as filas são menores.
#3 Palácio Topkapi

Interior do Palácio Topkapi
O Palácio Topkapi, construído no século XV, é outro dos monumentos emblemáticos da cidade de Istambul, tendo sido inscrito na lista de Património Mundial da Unesco em 1985. O complexo, que foi residência oficial do Império Otomano e sede do governo turco, é hoje um museu com obras de arte otomana que inclui armas, peças de porcelana, jóias, relógios, entre outros objectos. O palácio está localizado no topo de uma colina e oferece vistas impressionantes, a partir dos seus jardins, para o Mar de Marmara, o Estreito do Bósforo e o Corno de Ouro. Encerra às terças.
#4 Grande Bazar

Produtos à venda no Grande Bazar
O Grande Bazar é o local ideal para fazer compras. Com mais de 5 mil espaços comerciais, é considerado como um dos maiores mercados fechados do mundo, recebendo cerca de 250 mil visitantes por dia. No bazar, datado do século XV, vai encontrar os mais variados artigos, desde tapetes, peças de joalharia e de porcelana, malas, especiarias, frutos secos, chás, doces tradicionais e diversos produtos do Médio Oriente e da Ásia.
#5 Mesquita Suleymaniye

Interior da Mesquita Suleymaniye
A Mesquita Suleymaniye, situada na segunda colina de Istambul, domina a paisagem da cidade. Esta mesquita imperial otomana foi construída no século XVI pelo sultão Suleyman, o Magnífico, sendo um excelente exemplo da arquitectura Islâmica e Bizantina. Faz parte do centro histórico de Istambul, classificado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade.
#6 Avenida Istiklal e Praça Taksim

Avenida Istiklal
A Istiklal é uma avenida pedonal com 1600 metros de extensão, localizada no bairro histórico de Beyogludas. Por aqui circulam cerca de 3 milhões de pessoas por dia. A avenida é ladeada por edifícios históricos de diferentes épocas (a maioria do século XIX e início do século XX) e estilos arquitectónicos (neo-clássico, neo-gótico, Art Noveau), repletos de lojas, cafés, livrarias, pastelarias e restaurantes. Para admirar a avenida, viaje no pitoresco eléctrico, que liga a Praça Tunel à Praça Taksim, onde se encontra o monumento dedicado a Mustafa Kemal Ataturk, um dos símbolos nacionais do país.
#7 Cisterna da Basílica

Cisterna da Basílica
A Cisterna da Basílica tem fornecido água aos habitantes de Istambul desde o século VI, data em que foi mandada construir pelo imperador romano Justiniano I. A cisterna subterrânea está situada apenas a apenas 100 metros da Basílica Santa Sofia. O local foi utilizado como cenário para o filme de James Bond Da Rússia com Amor em 1963.
#8 Torre Galata

Torre Galata
Com 67 metros de altura e nove andares, a Torre Galata oferece excelentes vistas sobre o centro histórico e os arredores de Istambul. Também conhecida como a Torre de Cristo, tem origem medieval, tendo sido construída em meados do século XIV. A estrutura foi modificada ao longo do tempo, sendo hoje ocupada por um café e um restaurante.
#9 Palácio Dolmabahce

Palácio Dolmabahce
O Palácio Dolmabahce está localizado na margem europeia do Bósforo. Foi construído em meados do século XIX, tendo uma arquitectura otomana e de estilo europeu com apontamentos neoclássicos, barrocos e Rococó, possuindo o maior lustre de cristais da Boémia. O Dolmabahce foi a residência oficial de seis sultões, entre 1856 e 1924, e o local onde faleceu Mustafa Ataturk, o fundador e o primeiro presidente da República da Turquia.
#10 Complexo dos Museus Arqueológicos de Istambul
Os Museus Arqueológicos de Istambul são o maior núcleo museológico da Turquia, sendo constituído por três museus: o Museu Arqueológico, o Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Quiosque Esmaltado. Estes três museus contam com mais de 1 milhão de objectos de civilizações de diversas regiões do mundo, incluindo o sarcófago de Alexandre, o Grande.
Quando Ir
Como Chegar
Onde Ficar
Visto para a Turquia
Fotografias de Istambul