O Que Ver e Fazer em Londres: 15 Atrações Turísticas a não perder

0

Londres é hoje uma cidade vibrante, com um enorme conjunto de atrações que não se esgota numa breve visita à cidade.

Para quem não tem tempo para ver tudo, aqui ficam os 15 locais de visita obrigatória para conhecer na capital britânica em qualquer época do ano.

Museu Britânico

British Museum

Interior do British Museum

O Museu Britânico (British Museum), fundado em 1753, é um dos três museus mais visitados a nível mundial com mais de 5,5 milhões de visitantes por ano. O museu dispõe de um vasto espólio constituído por mais de 7 milhões de objectos de todos os continentes, que ilustram e documentam a história da cultura humana desde os primórdios até à atualidade. A Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas são algumas peças mais conhecidas.

Morada: Great Russell Street London WC1B 3DG

Transportes: Estações de metro Tottenham Court Road (Northern e Central Line) e Holborn (Piccadilly e Central Line)

Horário: Todos os dias das 10h às 17h, sendo que às sextas-feiras o museu está aberto até as 20h30

Preço: Entrada gratuita (excepto em algumas exposições temporárias)

Palácio de Buckingham

Buckingham

Guardas no Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham é a residência oficial da monarquia britânica desde 1837, com a subida ao trono da Rainha Vitória, e é um dos principais símbolos da Grã-Bretanha.

Neste local não deixe de assistir ao render da guarda. Este espectáculo de manobras militares e marchas clássicas acontece todos os dias às 11h30 nos meses de Primavera e Verão e nos restantes meses em dias alternados. Para assistir ao render da guarda é aconselhável chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

Nos meses de Verão, o interior do Palácio é aberto ao público. A visita inclui as Salas de Estado (The State Rooms), os estábulos reais (Royal Mews) e a Galeria da Rainha (Queen’s Gallery). Para informações sobre os períodos de abertura, horários e compra de ingressos consulte o site oficial do Palácio de Buckingham.

Morada: Buckingham Palace, London SW1A 1AA

Transportes: Estações de metro Victoria (Circle, District e Victoria Line), St James’s Park (District e Circle) e Green Park (Jubilee, Piccadilly e Victoria Lines) | Autocarros: 11, 211, C1 e C10

Tate Modern

Badende bei Moritzburg (Bathers at Moritzburg)

Ernst Ludwig Kirchner, 1909/1926

O Tate Modern é um dos maiores e mais conhecidos museus de arte moderna e contemporânea a nível mundial. O museu foi inaugurado em 2000 e está situado nas margens do rio Tamisa, numa antiga central elétrica, em frente à Millennium Bridge e na margem oposta da Catedral de São Paulo.

A exposição permanente inclui grandes nomes da arte internacional como Picasso, Salvador Dalí, Mondrian, Miró, Monet, Chagall, Kandisnky entre outros pintores consagrados.

Morada: Bankside, London SE1 9TG

Transportes: Estações de metro Southwark (Jubilee Line) ou Blackfriars (District e Circle Lines).

Horário: Domingo a quinta-feira das 10h às 18; sexta-feira e sábado das 10h às 22h

Preço: Entrada gratuita (excepto exposições temporárias)

National Gallery

National Gallery

Exterior da National Gallery

A National Gallery, fundada em 1824, é um dos mais importantes museus a nível mundial com um acervo que inclui mais de 2 mil pinturas, desenhos e gravuras que datam desde o século XIII até ao início do século XX.

Neste museu vai encontrar obras emblemáticas de artistas como Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Monet, Renoir, Manet, Van Gogh e Picasso. Para além da coleção existente destaca-se ainda a arquitectura do edifício com um estilo neoclássico.

Morada: Trafalgar Square

Transportes: Estação de metro Charing Cross (Northern e Bakerloo Lines)

Horário: Todos os dias das 10h às 18h (sexta-feira até ás 21h).Nos dias 24, 25, 26 de dezembro e 1 de janeiro o museu está fechado.

Preço: Entrada gratuita

Museu de História Natural

Natural History Museum

Interior do Museu de História Natural

O Museu de História Natural de Londres (Natural History Museum), fundado em 1881, possui uma grande coleção de objectos e espécies de Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia e ainda um jardim que inclui várias espécies nativas de fauna e flora. Entre as principais atrações da exposição permanente destacam-se os esqueletos de dinossauros.

Morada: Cromwell Road

Transportes: Estação de metro South Kensington (Circle, District e Piccadilly Line)

Horário: Todos os dias das 10h às 17h50 (última entrada às 17h30)

Preço: Entrada gratuita

Hyde Park

Hyde Park

Hyde Park

O Hyde Park é a maior área verde da zona central de Londres com cerca de 2,5 km2 de área. É um espaço de convívio e lazer muito frequentado pelos londrinos, e o local ideal para passear ao final da tarde.

Transportes: Estações de metro Hyde Park Corner (a sudoeste do parque), Marble Arch (noroeste) e Lancaster Gate (norte)

Horário: Todos os dias das 5h à meia-noite

London Eye

London Eye

London Eye à noite

Atualmente, a London Eye é um dos lugares mais emblemáticos de Londres. A roda-gigante é considerada a terceira maior do mundo com 135 metros de altura. A estrutura foi construída para a celebração do milénio e tinha um tempo limitado de existência (5 anos). No entanto, face ao sucesso da roda-gigante, esta passou a ser permanente, sendo hoje um ícone da cidade e um marco na paisagem urbana da cidade.

A roda-gigante é constituída por 32 cápsulas com capacidade para transportar 800 pessoas de cada vez (25 pessoas em cada unidade). A movimentação da roda é lenta, o que permite que admirar as diferentes perspectivas da cidade com uma visão de 360 graus. A volta completa demora 30 minutos. Um dos melhores períodos para fazer a visita é ao final de tarde / anoitecer.

Existem diversos tipos de bilhetes para visitar a London Eye (normal, fast track, cápsulas privativas, passeio com champanhe, roda-gigante, entre outros). Face à enorme procura de bilhetes é aconselhável fazer a compra antecipada (preferencialmente o ingresso Fast Track) para garantir o dia e o horário que pretende.

A London Eye está situada em South Bank / Westminster, nas proximidades do Parlamento, do Big Ben e do Aquário de Londres.

Morada: Riverside Building, County Hall, Westminster Bridge Road, London SE1 7PB

Transportes: Estações de metro Waterloo (Bakerloo, Northern, Waterloo & City e Jubilee Lines) e Westminster (Jubilee, Circle e District Lines)

Preço: Informações sobre preços e tipos de bilhetes podem ser consultados aqui.

Tower Bridge

Tower Bridge

Tower Bridge

Inaugurada em 1894, a Tower Bridge sobre o rio Tamisa é um dos ícones da cidade e um dos pontos turísticos mais visitados de Londres, estando localizada ao lado da Torre de Londres.

Morada: Tower Bridge Rd, Southwark, London SE1 2UP

Transportes: Estação de metro Tower Hill (Circle e District Lines)

Horários: De abril a setembro, das 10h às 18h (última entrada às 17h30) | De outubro a março, das 9h30 às 17h (última entrada às 17h). A Tower Bridge está fechada nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e no dia 1 de janeiro abre às 10h.

Preço: Adulto: 8 libras | Criança (5 aos 15 anos): 3,50 libras | Criança (menores de 5 anos): Gratuito. Os bilhetes podem ser comprados online aqui.

Torre de Londres

Torre de Londres

Tower of London

A Torre de Londres (Tower of London), situada na margem norte do rio Tamisa, é outro dos marcos da capital britânica. Este castelo histórico, fundado em 1066, conheceu ao longo de vários séculos diversas funções, tendo sido uma fortificação, uma prisão e residência real. Atualmente, a Torre de Londres é a casa das Jóias da Coroa Britânica, fazendo parte da lista de Património Mundial pela UNESCO.

Morada: London EC3N 4AB

Transportes: Estação de metro Tower Hill (Circle e District Line)

Horário: Terça-feira a sábado das 9h às 17h30 e domingo e segunda-feira das 10h às 17h30

Preço: Adulto: 25 libras | Crianças (menores de 16 anos): 12 libras

Catedral de São Paulo

St Paul's Cathedral

Catedral de São Paulo

A Catedral de São Paulo (St Paul’s Cathedral) é um dos bilhetes-postais da capital britânica e outro dos locais de visita obrigatória. A Catedral, datada de finais do século XVII, possui a segunda maior cúpula do mundo, a seguir à Basílica de São Pedro em Roma.

Morada: Saint Paul’s Church Yard, London EC4M 8AD

Transportes: St. Paul’s (Central Line) ou Mansion House (Circle e District Line)

Horário: Segunda a sábado, das 8h30 às 16h. Aos domingos está aberta apenas para orações.

Preços: Adulto: 16 libras | Criança: 7 libras

Abadia de Westminter

Abadia de Westminster

Fachada da Abadia de Westminster

A Abadia de Westminster, construída no início do século XI, é uma das igrejas mais importantes do Reino Unido, sendo o local onde a monarquia do Reino Unido é coroada. A igreja com um estilo gótico anglo-francês faz parte da lista de Património Mundial da Humanidade desde 1987.

Morada: 20 Deans Yd, London SW1P 3PA

Transportes: Estação de metro de Westminster (Jubilee, Circle e District Lines)

Horários: Segunda, terça, quinta e sexta, das 9h30 às 15h30 | Quarta, das 9h30 às 18h. Sábado, das 9h30 às 13h30. Mais informações sobre os horários.

Preço: Adulto: 20 libras | Criança: 9 libras

Science Museum

O Science Museum, fundado em 1857, é um espaço museológico dedicado à ciência e uma das principais atrações turísticas da cidade com cerca de 3 milhões de visitantes por ano.

O museu é constituído por várias galerias que contam a história da ciência através de exemplos práticos e didácticos recorrendo a vídeos, hologramas, fotografias, meios interactivos e objectos que explicam os fundamentos da ciência. O Science Museum oferece também sessões de cinema IMAX 3D apresentando documentários sobre ciência e natureza.

Morada: Exhibition Rd, London SW7 2DD

Transportes: Estação de metro South Kensington (Circle, District e Piccadilly Lines)

Horário: Todos os dias das 10h às 18h | Encerrado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro

Preço: Entrada gratuita (exposições especiais, cinema 3D e simuladores de voo têm custos adicionais)

Victoria and Albert Museum

Victoria and Albert Museum

Interior do museu

O Victoria and Albert Museum (V&A), fundado em 1852, é considerado o maior museu de artes decorativas e design a nível mundial, possuindo uma coleção permanente com cerca de 4,5 milhões de objectos que incluem pinturas, gravuras, esculturas, jóias, fotografias, acessórios de moda e roupas.

Morada: Cromwell Rd, London SW7 2RL

Transportes: Estação de metro South Kensington (Piccadilly, District e Circle Lines)

Horário: Todos os dias das 10h às 17h45. Às sextas-feiras encerra às 22h

Preço: Entrada gratuita na exposição principal. As exposições temporárias são pagas.

Museu de Cera Madame Tussauds

Madame Tussaud

Fachada do Museu Madame Tussaud

O Museu de Cera Madame Tussauds é um espaço único que reúne estátuas feitas em cera de celebridades do mundo do desporto, da música e do cinema, bem como personalidades históricas como Gandhi, Churchill ou Nelson Mandela.

Morada: Marylebone Rd, Londres NW1 5LR

Transportes: Estação de metro Baker Street (Bakerloo, Circle, Hammersmith & City, Jubilee e Metropolitan Lines)

Horário: Consulte aqui.

Preço: Adulto: 22 libras | Criança (dos 4 aos 16 anos): 18 libras

Museu de Londres

O Museu de Londres (Museum of London) documenta a história da capital britânica desde a pré-história até ao presente. Foi inaugurado em 1976 e está localizado nas proximidades da Catedral de São Paulo na zona da City.

Morada: London Wall, London EC2Y 5HN

Transportes: Estação de metro Barbican (Circle, Hammersmith & City e Metropolitan Line), St Paul’s (Central Line) | Autocarros: números 4, 8, 25, 56, 100, 25, 172, 242, 521

Horário: Todos os dias das 10h às 18h | Encerrado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro

Preço: Entrada gratuita

Partilhar.