O Que Ver e Fazer em Londres: 15 Atrações Turísticas a Não Perder

Londres é uma cidade vibrante, com um enorme conjunto de atrações que não se esgota numa breve visita à cidade.

Para quem não tem tempo para ver tudo, aqui ficam os 15 locais de visita obrigatória na capital britânica em qualquer época do ano.

Como Londres é uma grande cidade, indicamos as melhores opções de transporte para chegar a cada atração. Não menos importante é conhecer as atrações com entrada gratuita em Londres.

1. Museu Britânico

British Museum

Interior do British Museum

Fundado em 1753, o Museu Britânico (British Museum) é um dos três museus mais visitados a nível mundial, com mais de 5,5 milhões de visitantes por ano.

O museu dispõe de um vasto espólio constituído por mais de 7 milhões de objectos de todos os continentes, que ilustram e documentam a história da cultura humana desde os primórdios até à actualidade. A Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas são algumas das peças mais conhecidas. Com excepção de algumas exposições temporárias, a entrada no Museu Britânico é gratuita.

Morada: Great Russell Street London WC1B 3DG

Transportes: Estações de metro Tottenham Court Road (Northern e Central Line) e Holborn (Piccadilly e Central Line)

2. Palácio de Buckingham

Buckingham

Guardas no Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham é a residência oficial da monarquia britânica desde 1837, com a subida ao trono da Rainha Vitória, e é um dos principais símbolos da Grã-Bretanha.

Neste local, não deixe de assistir ao render da guarda. Este espectáculo de manobras militares e marchas clássicas acontece em dias alternados (segundas, quartas, sextas e domingos), se as condições meteorológicas o permitirem. A cerimónia tem início às 10h45, e dura cerca de 45 minutos. Tratando-se de um evento extremamente popular, e gratuito, é aconselhável chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

Nos meses de Verão, o interior do Palácio é aberto ao público. A visita inclui as Salas de Estado (The State Rooms), os estábulos reais (Royal Mews) e a Galeria da Rainha (Queen’s Gallery).

Morada: Buckingham Palace, London SW1A 1AA

Transportes: Estações de metro Victoria (Circle, District e Victoria Line), St James’s Park (District e Circle) e Green Park (Jubilee, Piccadilly e Victoria Lines) | Autocarros 11, 211, C1 e C10

3. Tate Modern

Badende bei Moritzburg (Bathers at Moritzburg)

Ernst Ludwig Kirchner, 1909/1926

A Tate Modern é um dos maiores e mais conhecidos museus de arte moderna e contemporânea a nível mundial. Inaugurado em 2000, o museu está situado nas margens do rio Tamisa, numa antiga central eléctrica, em frente à Millennium Bridge e na margem oposta à Catedral de São Paulo. A exposição permanente inclui grandes nomes da arte internacional como Picasso, Salvador Dalí, Mondrian, Miró, Monet, Chagall, Kandisnky, entre outros pintores consagrados. A entrada é gratuita.

Morada: Bankside, London SE1 9TG

Transportes: Estações de metro Southwark (Jubilee Line) ou Blackfriars (District e Circle Lines)

4. Galeria Nacional

National Gallery

Exterior da National Gallery

A Galeria Nacional (National Gallery), fundada em 1824, é um dos mais importantes museus a nível mundial, com um acervo que inclui mais de 2 mil pinturas, desenhos e gravuras que datam desde o século XIII até ao início do século XX.

Neste museu vai encontrar obras emblemáticas de artistas como Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Monet, Renoir, Manet, Van Gogh e Picasso. Para além da colecção do museu, destaca-se ainda a arquitectura do edifício com um estilo neoclássico. A entrada é gratuita.

5. Museu de História Natural

Natural History Museum

Interior do Museu de História Natural

Fundado em 1881, o Museu de História Natural de Londres (Natural History Museum) possui uma colecção impressionante de objectos e espécies de Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia, e ainda um jardim que inclui várias espécies nativas de fauna e flora. Entre as principais atrações da exposição permanente, destacam-se os esqueletos de dinossauros. A entrada é gratuita.

Morada: Cromwell Road

Transportes: Estação de metro South Kensington (Circle, District e Piccadilly Line)

6. Hyde Park

Hyde Park

Hyde Park

O Hyde Park é a maior área verde da zona central de Londres, com cerca de 2,5 km2. É um espaço de convívio e lazer muito frequentado pelos londrinos, e o local ideal para passear ao final da tarde.

Transportes: Estações de metro Hyde Park Corner (a sudoeste do parque), Marble Arch (noroeste) e Lancaster Gate (norte)

7. London Eye

London Eye

London Eye à noite

A London Eye é hoje um dos lugares mais emblemáticos de Londres. A roda-gigante, com 135 metros de altura, é considerada a terceira maior do mundo. A estrutura foi construída para as celebrações do milénio, e tinha um tempo limitado de existência (5 anos). No entanto, o seu enorme sucesso determinou que se tornasse num dos ícones de Londres e um marco na paisagem urbana da cidade.

A roda-gigante é constituída por 32 cápsulas com capacidade para transportar 800 pessoas de cada vez (25 pessoas em cada unidade). A movimentação da roda é lenta, o que permite admirar a cidade de diferentes perspectivas. A volta completa demora 30 minutos. Um dos melhores períodos para fazer a visita é ao final de tarde / anoitecer.

Existem diversos tipos de bilhete para visitar a London Eye (normal, fast track, cápsulas privativas, passeio com champanhe, roda-gigante, entre outras experiências). Face à enorme procura de bilhetes, é aconselhável fazer a compra antecipada (preferencialmente o ingresso Fast Track) para garantir o dia e o horário que pretende.

Morada: Riverside Building, County Hall, Westminster Bridge Road, London SE1 7PB (próximo do Parlamento, do Big Ben e do Aquário de Londres)

Transportes: Estações de metro Waterloo (Bakerloo, Northern, Waterloo & City e Jubilee Lines) e Westminster (Jubilee, Circle e District Lines)

8. Tower Bridge

Tower Bridge

Tower Bridge

Inaugurada em 1894, a Tower Bridge sobre o rio Tamisa é outro dos ícones da cidade e um dos pontos turísticos mais visitados de Londres, estando localizada ao lado da Torre de Londres.

Morada: Tower Bridge Rd, Southwark, London SE1 2UP

Transportes: Estação de metro Tower Hill (Circle e District Lines)

9. Torre de Londres

Torre de Londres

Tower of London

A Torre de Londres, situada na margem norte do rio Tamisa, é um castelo histórico, fundado em 1066. Ao longo dos séculos, teve diversas funções: foi uma fortificação, uma prisão e residência real. Actualmente, a Torre de Londres é a casa das Jóias da Coroa Britânica, fazendo parte da lista de Património Mundial da UNESCO.

Morada: London EC3N 4AB

Transportes: Estação de metro Tower Hill (Circle e District Line)

10. Catedral de São Paulo

St Paul's Cathedral

Catedral de São Paulo

A Catedral de São Paulo é um dos bilhetes-postais da capital britânica e um local de visita obrigatória. Datada de finais do século XVII, possui a segunda maior cúpula do mundo, a seguir à Basílica de São Pedro em Roma.

Morada: Saint Paul’s Church Yard, London EC4M 8AD

Transportes: St. Paul’s (Central Line) ou Mansion House (Circle e District Line)

11. Abadia de Westminter

Abadia de Westminster

Fachada da Abadia de Westminster

A Abadia de Westminster, construída no início do século XI, é uma das igrejas mais importantes do Reino Unido, sendo o local onde a monarquia do Reino Unido é coroada. A igreja com um estilo gótico anglo-francês faz parte da lista de Património Mundial da Humanidade desde 1987.

Morada: 20 Deans Yd, London SW1P 3PA

Transportes: Estação de metro de Westminster (Jubilee, Circle e District Lines)

12. Science Museum

Fundado em 1857, o Museu da Ciência (Science Museum) é um espaço museológico dedicado à ciência, e uma das principais atrações turísticas da cidade com cerca de 3 milhões de visitantes por ano.

O museu é constituído por várias galerias que contam a história da ciência através de exemplos práticos e didácticos, recorrendo a vídeos, hologramas, fotografias, meios interactivos e objectos que explicam os fundamentos da ciência. Existem também sessões de cinema IMAX 3D onde se apresentam documentários sobre ciência e natureza. A entrada é gratuita.

Morada: Exhibition Rd, London SW7 2DD

Transportes: Estação de metro South Kensington (Circle, District e Piccadilly Lines)

13. Victoria and Albert Museum

Victoria and Albert Museum

Interior do museu

O Victoria and Albert Museum (V&A), fundado em 1852, é considerado o maior museu de artes decorativas e design a nível mundial. Possui uma colecção permanente com cerca de 4,5 milhões de objectos. incluindo pinturas, gravuras, esculturas, jóias, fotografias, acessórios de moda e roupas. A entrada na exposição principal é gratuita.

Morada: Cromwell Rd, London SW7 2RL

Transportes: Estação de metro South Kensington (Piccadilly, District e Circle Lines)

14. Madame Tussauds

Madame Tussaud

Fachada do Museu Madame Tussaud

O museu de cera Madame Tussauds é um espaço único que reúne estátuas feitas em cera de celebridades do mundo do desporto, da música e do cinema, bem como personalidades históricas como Gandhi, Churchill ou Nelson Mandela.

Morada: Marylebone Rd, Londres NW1 5LR

Transportes: Estação de metro Baker Street (Bakerloo, Circle, Hammersmith & City, Jubilee e Metropolitan Lines)

15. Museu de Londres

O Museu de Londres (Museum of London) documenta a história da capital britânica desde a pré-história até ao presente. Foi inaugurado em 1976, e está localizado nas proximidades da Catedral de São Paulo na zona da City. A entrada é gratuita.

Morada: London Wall, London EC2Y 5HN

Transportes: Estação de metro Barbican (Circle, Hammersmith & City e Metropolitan Line), St Paul’s (Central Line) | Autocarros: números 4, 8, 25, 56, 100, 25, 172, 242, 521