A Madeira é por excelência a ilha das caminhadas. Quem procura desafios e contacto com a natureza, vai encontrar veredas e levadas com diferentes extensões e graus de dificuldade.
Mas o arquipélago possui diversas outras atrações, que vão desde as piscinas naturais às praias de Porto Santo, sem esquecer os picos e os seus miradouros.
Descubra o que ver e fazer na Madeira com estas nove propostas.
1. Levadas
A Madeira é famosa pelas levadas que se podem encontrar um pouco por toda a ilha. Muitos dos trilhos junto das levadas oferecem condições ideais para fazer caminhadas pela natureza. No centro e leste da ilha são várias as opções, nomeadamente com partida no Parque Florestal do Ribeiro Frio, na freguesia do Faial e em Santana.
2. Ponta de São Lourenço

Arribas da Ponta de São Lourenço
Localizada no extremo oriental da ilha da Madeira, a Ponta de São Lourenço marca uma mudança na paisagem verde da ilha. As formações rochosas de origem vulcânica e a vegetação rasteira, consequência do clima semiárido e da exposição aos ventos do norte, determinam uma paisagem única e um verdadeiro património natural. A vereda da Ponta de São Lourenço é um percurso de 4 km, com a duração de 2h30, que permite explorar a península e observar a fauna e flora endémicas.
3. Centro Histórico do Funchal

Banca de fruta no Mercado dos Lavradores
O centro histórico do Funchal é composto por três núcleos, e a melhor forma de os conhecer é a pé. Começando pelo núcleo histórico da Sé, vale a pena apreciar o edifício gótico erguido no século XVI. No interior, o destaque vai para o tecto de alfarge, em madeira de cedro trabalhada.
No núcleo histórico de São Pedro, existem várias igrejas com interesse, com destaque para a Igreja do Colégio, que esconde sob uma fachada sóbria um interior exuberante em talha dourada. Algumas das mais importantes ruas do Funchal do ponto de vista arquitectónico (com solares e casas senhoriais) são a Rua da Mouraria, a Rua das Pretas, a Rua dos Netos e a Rua do Surdo, que convergem da Igreja de São Pedro erguida em 1590.
O núcleo de Santa Maria, que se desenvolveu a partir de uma rua paralela ao mar, é o mais antigo do Funchal. Algumas das atrações são o Museu da Eletricidade, a Fortaleza de São Tiago, e o Mercado dos Lavradores, onde se vendem frutas exóticas, peixe fresco, com destaque para o atum, o tradicional bolo de mel e artesanato.
4. Cabo Girão

Cabo Girão
Com 589 metros, o Cabo Girão é o promontório mais alto da Europa, sendo de tal modo impressionante que chega a rivalizar com o Grand Canyon numa lista de penhascos compilada pela revista Condé Naste.
O miradouro, onde recentemente foi construída uma plataforma de vidro (skywalk), oferece vistas deslumbrantes sobre as Fajãs, pequenas áreas cultivadas no sopé da falésia, Câmara de Lobos e a cidade do Funchal. Este é também o local ideal para a prática de modalidades radicais como o parapente e o base-jumping.
5. Pico do Areeiro

Miradouro do Pico do Areeiro
Em dias de céu limpo, o miradouro do Pico do Areeiro permite avistar toda a costa sul da ilha Madeira, o Curral das Freiras e até mesmo a ilha de Porto Santo. Também se avistam os percursos pedestres que ligam o Pico do Areeiro aos dois outros picos, o Pico Ruivo, o mais alto da ilha, e o Pico das Torres.
6. Promenade do Lido – Câmara de Lobos

Promenade de Câmara de Lobos
A primeira parte do percurso, conhecida como promenade do Lido, liga a área do Lido, famosa pelas piscinas de água salgada, à Praia Formosa. Este passeio marítimo é um popular espaço de lazer com vista para o oceano e várias áreas ajardinadas. Neste passeio, pode aceder ao Jardim Panorâmico, às piscinas públicas e aos diversos complexos balneares do Lido (Ponta Gorda, Poças do Governador e Praia Formosa).
Pode continuar pela chamada promenade de Câmara de Lobos, um percurso pedonal de cerca de 2,2 km que liga Praia Formosa e o parque de estacionamento da baía de Câmara de Lobos, uma tradicional vila piscatória. Construído sobre pilares, este percurso à beira-mar preserva a beleza da falésia.
7. Piscinas Naturais de Porto Moniz

Piscinas Naturais de Porto Moniz
As piscinas naturais localizadas na vila de Porto Moniz, no extremo noroeste da ilha da Madeira (a cerca de uma hora de automóvel do Funchal), são outra das atrações da ilha. De uma enorme beleza natural, as piscinas por onde o mar entra são formadas por lava vulcânica. Aproveite também para conhecer o Aquário da Madeira, também localizado na vila de Porto Moniz. O aquário foi construído no antigo forte de São João Batista, e possui 12 tanques que recriam os vários habitats marinhos.
8. Porto Santo

Férias em Porto Santo
Ao contrário da ilha da Madeira, a ilha do Porto Santo possui praias de areia fina e dourada que se estendem ao longo de 9 km. Com um clima ameno durante todo o ano, Porto Santo é ideal para banhos de sol e mar, mas também para caminhadas e passeios de bicicleta por vários percursos e trilhos onde se pode apreciar a beleza primitiva da ilha.
9. Observação de Baleias e Golfinhos

Observação de baleias e golfinhos
A localização geográfica privilegiada da ilha da Madeira permite passeios para observação de baleias, cachalotes e golfinhos no seu habitat natural. São várias as empresas que oferecem um conjunto diversificado de programas. Para além da observação, existe a possibilidade de nadar com os golfinhos e ver de perto o seu comportamento. A observação de baleias e golfinhos ronda 45-50€ em função da empresa, enquanto que o programa de natação com golfinhos custa cerca de 65€. No verão, outra das propostas é o mergulho no Cabo Girão e nas águas das Ilhas Desertas.