O Que Ver e Fazer em Montreal – 5 Locais a Visitar

A cidade de Montreal, situada no estado de Quebec, é a segunda maior cidade do Canadá e um dos principais destinos turísticos do país.

Situada numa ilha no rio de São Lourenço, Montreal é uma cidade cosmopolita que oferece uma intensa vida cultural, sendo a sede de vários eventos de renome internacional como o Juste pour Rire, um dos maiores festivais de comédia do mundo, o Festival de Jazz de Montréal, e o Festival Internacional de Cinema de Montreal (WFF).

Sugerimos uma lista com os 5 principais pontos turísticos de Montreal, considerada com a “cidade mais europeia do Canadá”.

Centro Histórico

Montreal

Centro histórico de Montreal

O centro histórico (Old Montreal / Vieux-Montréal) é o coração da cidade, e uma das áreas mais emblemáticas da cidade. A melhor forma de descobrir esta zona é passear a pé e admirar os belos edifícios dos séculos XVII, XVIII e XIX, com uma arquitectura de estilo parisiense. A Basílica de Notre-Dame, o mercado Bonsecours, o Hôtel de Ville (Câmara Municipal) e a Place Jacques-Cartier, com inúmeros restaurantes cafés e lojas, são outros dos locais a visitar.

Basílica de Notre-Dame

Catedral de Notre Dame

Interior da Catedral

A Basílica de Notre-Dame é um dos monumentos mais conhecidos de Montreal, sendo o principal espaço de culto da cidade. A basílica, com uma arquitectura de estilo neogótico, foi construída entre 1824 e 1829, e destaca-se pelos dois campanários com 69 metros de altura, concebidos pelo arquiteto John Ostell, pelo altar esculpido em madeira, pelo órgão de grandes dimensões e pelo sino, que é considerado o maior da América do Norte

Mont Royal

Montreal

Lago no Parque Royal

O Mont Royal, localizado no norte da cidade, com cerca de 230 metros de altitude, é uma das principais atrações turísticas de Montreal pelas vistas panorâmicas que oferece. Este espaço de lazer e fruição pública é considerado o “pulmão verde” de Montreal, sendo o local preferido por parte dos habitantes locais para fazer caminhadas e praticar atividades desportivas. Neste local, não deixe ainda de visitar ainda o Lac aux Castors, o cemitério Notre-Dame-des-Neiges et Mont-Royal, o oratório Saint-Joseph, e a universidade McGill.

Jardim Botânico de Montreal

Montreal

Jardim Botânico de Montreal

O Jardim Botânico de Montreal integra o complexo do Parque Olímpico da cidade, sendo considerado o segundo maior do mundo, a seguir aos Jardins Botânicos Reais de Kew em Londres. O jardim foi inaugurado em 1931 e reúne mais de 22 mil espécies de plantas em cerca de 30 jardins, entre os quais se destacam os jardins japonês, chinês e alpino.

O jardim possui ainda um insectário, dedicado ao mundo dos insectos de várias regiões do mundo.

Parque Olímpico

Montreal

Estádio Olimpico de Montreal

O Parque Olímpico foi construído para os Jogos Olímpicos de 1976 que decorreram em Montreal. Após este evento, o complexo foi transformado num espaço público para a prática de actividades desportivas e para a realização de eventos e espectáculos culturais.

Entre os locais a visitar neste espaço, destacamos o estádio Olímpico, a Torre de Montreal, com cerca de 165 metros de altura, e o Biôdome, um museu dedicado ao ambiente que reproduz ecossistemas de algumas regiões do globo.