O Que Ver e Fazer em Nova Iorque – 10 Locais a Visitar

0

A cidade de Nova Iorque é um dos principais destinos turísticos a nível mundial, com mais de 50 milhões de visitantes por ano.

Nova Iorque é uma grande metrópole que se destaca pelos míticos arranha-céus, pelos museus de renome internacional, pela diversidade cultural e pelos inúmeros programas musicais e culturais que acontecem um pouco por toda a cidade.

Para uma introdução a Nova Iorque, deixamos aqui uma lista de 10 locais que vale a pena conhecer numa visita à cidade que nunca dorme.

Empire State Building

Empire State Building

Vista do Empire State Building

O Empire State Building, construído no início dos anos 30 do século passado, é um dos edifícios mais conhecidos de Nova Iorque e um marco arquitectónico da cidade. Com 102 andares e 400 metros de altura, o edifício está localizado na 5.ª Avenida, possuindo duas plataformas de observação situadas nos 86º e 102º pisos.

O melhor momento do dia para fazer a visita é ao final da tarde aquando do pôr-do-sol. A partir dos locais de observação é possível obter vistas de 360 graus sobre a cidade e avistar a ilha de Manhattan, incluindo parte do Central Park, o Chrysler Building, e Wall Street.

O bilhete custa $32 para a plataforma situada no 86º piso e $52 para as duas plataformas (86º e 102º pisos). Os passes (padrão e VIP) podem ser comprados aqui.

Central Park

Central Park

Central Park

O Central Park é o pulmão verde de Nova Iorque, e um autêntico oásis natural no centro da cidade. Este parque urbano, inaugurado em 1858, é o local ideal para fazer uma pausa da agitação da cidade e relaxar.

Em Central Park, pode fazer um pouco de tudo, desde apanhar banhos de sol, praticar escalada (Rat Rock e Cat Rock são duas das mais populares) ou pescar no Harlem Meer Pond. Durante os meses de Verão, há sempre concertos e espetáculos gratuitos no parque. Neste local, não deixe ainda de visitar o jardim zoológico, o Castelo Belvedere, datado do século XIX, e o memorial a John Lennon.

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade

Vista da Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade é um dos principais símbolos de Nova Iorque e dos Estados Unidos, tendo sido declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984, como reconhecimento da sua importância histórica e cultural.

Para visitar a Estátua da Liberdade é necessário comprar um passe turístico que inclui o transporte por ferry até à Liberty Island. O bilhete pode ser comprado em Castle Clinton, no Battery Park (linhas de metro 1, 4 e 5) situado no sul de Manhattan.

No Inverno, o ferry opera das 9h às 15h30 (saídas), sendo que o último regresso está previsto para as 17h. No Verão, o horário é um pouco mais alargado com saídas entre as 8h30 e as 16h30 (último regresso às 18h15). A frequência do serviço é de 30 a 45 minutos conforme a hora do dia.

Metropolitan Museum of Art

Metropolitan Museum of Art

Entrada do Metropolitan Museum of Art

O Metropolitan Museum of Art, também conhecido por Met, é considerado um dos maiores e mais importantes espaços museológicos do mundo, recebendo cerca de 6 milhões de visitantes por ano. O espólio é constituído por mais de 2 milhões de obras de arte que incluem obras de artistas consagrados como Van Gogh, Monet, Rembrandt e Cézanne.

Para evitar as filas é aconselhável comprar os bilhetes através da Internet. O ingresso custa $25 e pode ser adquirido aqui.

MoMA – Museum of Modern Art

MoMA

Exterior do MoMA

O MoMA (Museum of Modern Art), fundado em 1929, é outro dos museus de visita obrigatória em Nova Iorque. O espólio é constituído mais de 150 mil peças, incluindo esculturas, quadros, fotografias e desenhos, sendo que a coleção permanente inclui obras de Picasso, Chagall, Mondrian, Dali, Matisse e Kandinsky.

Para consultar os horários e para comprar os bilhetes aceda ao site oficial do MoMA.

5.ª Avenida

Fifth Avenue

Quinta Avenida

A 5.ª Avenida (Fifth Avenue) é uma das artérias comerciais mais conhecidas de Nova Iorque. Esta avenida reúne diversos pontos de interesse ao longo de 1500 metros de extensão. Na 5.ªAvenida, para além das lojas de luxo e de design, também vai encontrar a Catedral de St.Patrick com um estilo neo-gótico, o Metropolitan Museum, o Guggenheim, a Biblioteca Pública de Nova Iorque e o Rockefeller Center.

Ponte Brooklyn

Brooklyn

Ponte de Brooklyn

A Ponte de Brooklyn (Brooklyn Bridge) é um dos ícones de Nova Iorque e um dos locais mais fotografados da cidade. A ponte suspensa, que liga a ilha de Manhattan ao bairro de Brooklyn, foi construída durante o século XIX, entre 1869 e 1883, sendo um ótimo local para desfrutar de um passeio a pé ou de bicicleta e apreciar as vistas panorâmicas sobre a cidade ao longo de 2 quilómetros de extensão.

Times Square

Times Square

Vista panorâmica de Times Square

Times Square é um ponto turístico imperdível para quem visita Nova Iorque. É impossível ficar indiferente ao movimento incessante a qualquer hora do dia, aos néones coloridos, às lojas grandiosas e aos restaurantes com gastronomias dos quatro cantos do mundo. Nesta área da cidade, não deixe ainda de visitar os teatros da Broadway com inúmeras ofertas de peças de teatro e espectáculos musicais.

Grand Central Station

Estações dos Estados Unidos

Interior da Grand Central Station em Nova Iorque

A Grand Central Station esteve à beira de se transformar num edifício de escritórios nos anos 60. Com a ajuda de Jackie Kennedy, a estação ferroviária conseguiu manter até hoje o seu estilo beaux-arts intacto, tendo celebrado o seu centenário em 2013.

Visitada por milhares de turistas, que todos os anos vêm admirar o maior relógio do mundo da Tiffany, na 42nd Street, e o mural astronómico no átrio principal, a Grand Central Station possui ainda vários restaurantes, sendo o Oyster Bar, localizado no piso inferior, o mais antigo. A Apple, o Starbucks e outras cadeias de lojas também se instalaram neste importante ponto de encontro e de passagem dos nova-iorquinos.

Chrysler Building

O Chrysler Building é um ícone arquitectónico de Nova Iorque e um dos edifícios mais conhecidos da cidade, tendo sido inaugurado em 1930. Com 77 andares e 319 metros de altura, o prédio destaca-se pela coroa em aço inoxidável e pelas janelas triangulares, sendo um dos melhores exemplos da arquitectura Art Noveau nos Estados Unidos. O topo do Empire State Building é o melhor local para fotografar o Chrysler Building, principalmente ao pôr-do-sol e à noite quando o edifício fica todo iluminado.

Partilhar.