A cidade de Nova Iorque é um dos principais destinos turísticos a nível mundial, com mais de 50 milhões de visitantes por ano.
Esta grande metrópole destaca-se pelos míticos arranha-céus, pelos museus de renome internacional, pela diversidade cultural e pelos espectáculos musicais e culturais.
Para uma introdução a Nova Iorque, conheça 10 locais que não pode perder numa visita à cidade que nunca dorme.
1. Empire State Building
O Empire State Building, construído no início dos anos 30 do século passado, é um dos edifícios mais conhecidos de Nova Iorque e um marco arquitectónico da cidade. Com 102 andares e 400 metros de altura, o edifício está localizado na 5.ª Avenida, possuindo duas plataformas de observação situadas nos 86º e 102º pisos.
O melhor momento do dia para fazer a visita é ao final da tarde ao pôr-do-sol. A partir das plataformas de observação, é possível obter vistas de 360 graus sobre a cidade, em especial da ilha de Manhattan, incluindo parte do Central Park, o Chrysler Building, e Wall Street.
O bilhete custa $37 para a plataforma principal (86º piso) e $57 para as duas plataformas (86º e 102º pisos). Os passes (padrão e VIP) podem ser comprados online.
2. Central Park

Central Park
O Central Park é o pulmão verde de Nova Iorque, e um autêntico oásis no centro da cidade. Este parque urbano, inaugurado em 1858, é o local ideal para fazer uma pausa da agitação da cidade e relaxar.
Em Central Park, pode fazer um pouco de tudo, desde apanhar banhos de sol, praticar escalada (Rat Rock e Cat Rock são duas das mais populares) ou pescar no Harlem Meer Pond. Durante os meses de Verão, há sempre concertos e espectáculos gratuitos. Não deixe ainda de visitar o jardim zoológico, o Castelo Belvedere, datado do século XIX, e o memorial a John Lennon.
3. Estátua da Liberdade

Vista da Estátua da Liberdade
A Estátua da Liberdade é um dos principais símbolos de Nova Iorque e dos Estados Unidos, tendo sido declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984, como reconhecimento da sua importância histórica e cultural.
Para visitar a Estátua da Liberdade é necessário comprar um passe turístico que inclui o transporte por ferry até à Liberty Island. O bilhete pode ser comprado em Castle Clinton, no Battery Park (linhas de metro 1, 4 e 5) situado a sul de Manhattan.
No Inverno, o ferry opera das 9h às 15h30 (saídas), sendo que o último regresso está previsto para as 17h. No Verão, o horário é um pouco mais alargado, com saídas entre as 8h30 e as 16h30 (último regresso às 18h15). A frequência do serviço é de 30 a 45 minutos conforme a hora do dia.
4. Metropolitan Museum of Art

Entrada do Metropolitan Museum of Art
O Metropolitan Museum of Art, também conhecido por Met, é considerado um dos maiores e mais importantes espaços museológicos do mundo, recebendo cerca de 6 milhões de visitantes por ano. O espólio é constituído por mais de 2 milhões de obras de arte que incluem obras de artistas consagrados como Van Gogh, Monet, Rembrandt e Cézanne.
O ingresso custa $25. Para evitar as filas, é aconselhável comprar os bilhetes online.
5. MoMA – Museum of Modern Art

Exterior do MoMA
O MoMA (Museum of Modern Art), fundado em 1929, é outro dos museus de visita obrigatória em Nova Iorque. O espólio é constituído mais de 150 mil peças, incluindo esculturas, quadros, fotografias e desenhos. A colecção permanente inclui obras de Picasso, Chagall, Mondrian, Dali, Matisse e Kandinsky.
6. 5.ª Avenida

Quinta Avenida
A 5.ª Avenida (Fifth Avenue) é uma das artérias comerciais mais conhecidas de Nova Iorque. Esta avenida reúne diversos pontos de interesse ao longo de 1500 metros de extensão. Para além das lojas de luxo e de design, nesta avenida vai encontrar ainda a Catedral de St.Patrick com um estilo neo-gótico, o Metropolitan Museum, o Guggenheim, a Biblioteca Pública de Nova Iorque e o Rockefeller Center.
7. Ponte Brooklyn

Ponte de Brooklyn
A Ponte de Brooklyn (Brooklyn Bridge) é um dos ícones de Nova Iorque e um dos locais mais fotografados da cidade. A ponte suspensa, que liga a ilha de Manhattan ao bairro de Brooklyn, foi construída durante o século XIX, entre 1869 e 1883. É um óptimo local para desfrutar de um passeio a pé ou de bicicleta e apreciar as vistas panorâmicas sobre a cidade ao longo dos 2 quilómetros de extensão.
8. Times Square

Vista panorâmica de Times Square
Times Square é um ponto turístico imperdível para quem visita Nova Iorque. É impossível ficar indiferente ao movimento incessante a qualquer hora do dia, aos néones coloridos, às lojas grandiosas e aos restaurantes com gastronomias dos quatro cantos do mundo. Nesta área da cidade, não deixe ainda de visitar os teatros da Broadway com inúmeras ofertas de peças de teatro e espectáculos musicais.
9. Grand Central Station

Interior da Grand Central Station em Nova Iorque
A Grand Central Station esteve à beira de se transformar num edifício de escritórios nos anos 1960. Com a ajuda de Jackie Kennedy, a estação ferroviária conseguiu manter até hoje o seu estilo beaux-arts intacto, tendo celebrado o seu centenário em 2013.
Visitada por milhares de turistas, que todos os anos vêm admirar o maior relógio do mundo da Tiffany, na 42nd Street, e o mural astronómico no átrio principal, esta estação ferroviária possui ainda vários restaurantes, sendo o Oyster Bar, localizado no piso inferior, o mais antigo. A Apple, o Starbucks e outras cadeias de lojas também se instalaram neste importante ponto de encontro e de passagem dos nova-iorquinos.
10. Chrysler Building

Reflexo do Chrysler Building
O Chrysler Building é um ícone arquitectónico de Nova Iorque e um dos edifícios mais conhecidos da cidade, tendo sido inaugurado em 1930. Com 77 andares e 319 metros de altura, o prédio destaca-se pela coroa em aço inoxidável e pelas janelas triangulares, sendo um dos melhores exemplos da arquitectura Art Noveau nos Estados Unidos. O topo do Empire State Building é o melhor local para fotografar este edifício icónico. Vá ao pôr-do-sol, quando o edifício se ilumina.