O Que Ver e Fazer no Panamá – 5 Atrações Turísticas

O Panamá é um país da América Central que possui uma das mais extraordinárias obras de engenharia, o Canal do Panamá. Mas é também um destino de magníficas paisagens urbanas e naturais.

Enquanto os arranha-céus da cosmopolita cidade do Panamá simbolizam a modernidade do país, Bocas del Toro, San Blas e Coiba oferecem paisagens de enorme beleza natural. Nestes destinos paradisíacos, vai encontrar ilhas desertas, praias de areia branca e águas cristalinas, luxuriantes florestas tropicais e tribos indígenas.

Para planear uma viagem a este destino pouco explorado das Caraíbas, conheça cinco das melhores atrações.

San Blas

Ilha de San Blas

Localizado na costa norte do país, o arquipélago de San Blas é um destino exótico de cabanas, coqueiros e recifes de corais no mar das Caraíbas. Trata-se de território indígena, o que significa que os índios Kuna são os únicos que podem explorar o arquipélago como destino turístico. Com o turismo a crescer, se privilegia paisagens naturais, em detrimento de infraestruturas e resorts de luxo, aproveite os próximos anos para conhecer este destino de sonho.

Cidade do Panamá

Vista da Cidade do Panamá

Vista da Cidade do Panamá

A cidade do Panamá é a capital e a maior cidade do país. Rodeada por uma floresta tropical, a metrópole concentra um conjunto de modernos arranha-céus. Comece a sua visita com um passeio na cinta costera, com vista para o Pacífico, onde vai poder observar as diferentes culturas e etnias dos habitantes da cidade. Outra das atrações é o Casco Viejo, uma área que se destaca da restante cidade pelos edifícios históricos em estilo colonial. Não deixe de descobrir também o Mercado de Marisco onde uma das especialidades é o ceviche. Finalmente, a visita não fica completa sem uma passagem pelo canal do Panamá.

Canal do Panamá

Vista do canal do Panamá

O canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico ao Pacífico, é uma das grandes obras mundiais de engenharia. Inaugurado em 1914, permitiu reduzir o tempo de viagem na ligação entre os dois oceanos, e evitar a difícil e perigosa rota do cabo Horn no ponto mais meridional da América do Sul.

A maioria dos visitantes opta por ver o trânsito dos navios a partir das galerias de observação do Centro de Visitantes de Miraflores, o mais acessível porque próximo da cidade do Panamá. Em alternativa, o Centro de Visitantes de Agua Clara, próximo da cidade de Colón, oferece vistas panorâmicas no lado do Atlântico. A entrada no canal do Panamá custa $15. Antes de ir, consulte os horários de trânsito dos navios.

Bocas del Toro

Ilha Cólon no arquipélago Bocas del Toro

Localizado a apenas uma hora da cidade do Panamá, Bocas del Toro é um arquipélago em pleno mar das Caraíbas. Descoberto por Cristóvão Colombo em 1502, é hoje um destino de eleição por todos aqueles que procuram beleza natural e aventura ao ar livre. É considerado um excelente local de mergulho, especialmente adequado a iniciantes por permitir mergulho raso. A capital, conhecida como Bocas Town, é uma colorida cidade de casas em estilo das Caraíbas, e a porta de entrada para explorar o arquipélago. Para além das praias paradisíacas, são populares os passeios pela selva que incluem observação de aves e outros animais exóticos e a visita aos acampamentos do índios Ngobe.

Parque Nacional Coiba

Diversidade marinha do Parque Nacional de Coiba

O Parque Nacional de Coiba é Património Mundial da UNESCO graças à riqueza das suas ilhas e diversidade marinha. Coiba é maior ilha do parque, e da América Central, com mais de 800 espécies marinhas. O parque é conhecido como um dos melhores locais para a prática de mergulho e snorkeling na costa do Pacífico.