O Que Ver e Fazer em Phuket: Actividades, Praias e Passeios

A ilha de Phuket é a maior da Tailândia e um dos principais destinos turísticos do sudeste asiático.

As extensas praias de areia branca são o principal cartão de visita deste destino. Mas existem muitas outras actividades que podem fazer parte de uma viagem a Phuket.

Deixe-se encantar pelo mar e pelas paisagens naturais da ilha e aproveite para realizar diversas actividades como passeios de barco, snorkelling, trekking. Depois, parta à descoberta das quedas de água no interior da floresta tropical.

Para uma experiência completa, explore a vida e animação nocturna de Patong Beach, experimente as massagens e o spa tradicional, e conheça a história e a cultura local na Old Phuket Town.

1. Praias de Phuket

Melhores praias

Praias de areia branca em Phuket

As praias são o principal bilhete-postal deste destino. No total, são dezenas de praias de areia fina e de água transparente para todos os gostos, desde as mais agitadas e turísticas, como a Patong Beach, até às mais tranquilas e quase desertas como as praias de Nai Thon e Nai Yang no Parque Nacional Sirinat.

2. Passeios de Barco às Ilhas Vizinhas

Phuket

Passeios de barco em Phuket

Uma das vantagens da localização de Phuket é a acessibilidade às restantes ilhas da região. A partir de Phuket, é possível fazer passeios de barco com a duração de um dia inteiro. Pode visitar as famosas ilhas Phi Phi e Koh Ta-Pu, que serviram como cenário a diversos filmes de Hollywood, a baía de Phang-nga ou as ilhas Khai e Maiton.

Existem diversos operadores que oferecem este tipo de passeios com tudo incluído (viagem, alimentação, passeios, equipamentos de mergulho, guia). Os preços variam entre 3000 e 3900 baht por pessoa. As reservas podem ser feitas localmente em Patong Beach ou no seu hotel.

3. Mergulho e Snorkeling

Atividades em Phuket

Mergulho nas águas amenas de Phuket

As águas quentes de Puket, com temperaturas médias entre 28ºC e 31ºC ao longo do ano, a riqueza da fauna e da flora marinha e a excelente visibilidade a profundidades consideráveis, fazem deste destino o lugar perfeito para praticar mergulho e snorkeling.

A Baía de Chalong e Racha Yai são dois dos melhores locais para mergulhar em Phuket. Aqui, é possível observar recifes de corais e uma grande diversidade de vida marinha. Fora de Phuket, o destaque vai para a ilha de Ko Dok Mai, conhecida pelas rochas calcárias verticais que emergem do mar, onde se observam tubarões-leopardo, enguias, polvos e tartarugas marinhas.

A melhor época do ano para mergulhar é entre meados de outubro e maio, quando o mar está mais calmo, a chuva é menor e a visibilidade é maior.

4. Floresta Tropical

Floresta

Floresta tropical de Phuket

Reserve um dia para explorar as florestas tropicais, as piscinas naturais e as cascatas de Ton Sai e Bang Pae situadas no Parque Nacional Khao Phra Thaeo.

5. Grande Buda

Grande Buda

Grande Buda

O Grande Buda, com cerca de 45 metros de altura, é uma das atrações turísticas mais recentes de Phuket. Esta estátua de grandes dimensões está situada na Colina Nakkerd e oferece vistas panorâmicas sobre o sul da ilha e as praias de Chalong, Kata e Rawai.

6. Templos Budistas

Templo de Phuket

Templo de Phuket

Nem só de praia e animação vive Phuket. Nesta ilha tailandesa também vai encontrar templos budistas com séculos de história como é o caso de Wat Chalong, um dos mais conhecidos. Este templo foi construído no início do século XIX, sendo o maior e o mais visitado de Phuket. Para saber mais sobre a história e cultura local, não deixe de visitar o Museu Nacional Thalang.

7. Old Phuket Town

Old Phuket Town

O bairro histórico Old Phuket Town faz parte do passado da cidade, o tempo em que a ilha era um local de passagem da rota das especiarias e onde se cruzavam povos de várias regiões do mundo, incluindo chineses, indianos, malaios e portugueses. Passeie por esta área. Na principal rua do bairro – Thalang Road – admire os vestígios e os antigos edifícios de origem sino-portuguesa que foram convertidos em lojas, cafés, restaurantes e hotéis.

Planear Viagem a Phuket
Quando Ir
Como Chegar
Onde Ficar