O Que Ver e Fazer em Porto Santo, a Ilha Dourada

A ilha do Porto Santo é o destino ideal para fazer férias todo o ano.

O clima ameno e as praias de areia dourada são alguns dos atractivos deste destino, localizado a cerca de 50 quilómetros da ilha da Madeira (saiba como chegar a Porto Santo de ferry).

A ilha, apesar de pequena em termos de dimensão, apresenta contrastes assinaláveis de norte para sul. A norte, a paisagem apresenta algumas elevações (altitude máxima de 517 metros no Pico do Facho) com extensas áreas de pinhal. A sul, são as praias a dominar a paisagem.

Ao visitar Porto Santo, para além de passear no extenso areal, com 9 quilómetros, e de desfrutar das águas mornas do Atlântico, pode realizar actividades ao ar livre como passeios de bicicleta e caminhadas pelas veredas, e descobrir os miradouros da ilha.

Pegue num carro e parta à descoberta das prinicpais atracções naturais de Porto Santo. Pode construir o seu itinerário seguindo a ordem que indicamos. As distâncias são curtas mas se quiser fazer uma vereda, pode não conseguir regressar a tempo do último barco. Nesse caso, o melhor será pernoitar num dos hotéis na praia em Porto Santo.

1. Vila Baleira

Casa Colombo Museu do Porto Santo

A Vila Baleira é a única cidade de Porto Santo. Se decidir visitá-la, vai encontrar diversos cafés, bares e restaurantes, onde pode saborear a gastronomia local com especial destaque para o marisco, o peixe fresco e o frango grelhado com milho frito. A Rua João Gonçalves Zarco, o Largo do Pelourinho e o centro de artesanato são alguns dos pontos de referência desta localidade.

Pode ainda conhecer a Casa Museu Cristóvão Colombo, um dos pólos culturais mais relevantes de Porto Santo. Este espaço museológico assinala a presença de Colombo no arquipélago e recria o ambiente da época numa exposição que inclui mapas, documentação, instrumentos de navegação, moedas, gravuras, e diversas peças datadas dos séculos XVI e XVII. A Casa Museu conta ainda com exposições temporárias, um serviço educativo e um centro de documentação.

2. Miradouro da Portela

Miradouro da Portela

A cerca de 2 quilómetros da Vila Baleira, o Miradouro da Portela é um dos pontos de paragem obrigatórios para apreciar o litoral da ilha. Daqui, avista-se a praia de Porto Santo, o Pico de Baixo e o Ilhéu de Cima.

3. Porto dos Frades

Desvie para leste e visite o Porto dos Frades que possui uma praia deserta de águas transparentes. Admire as arribas em redor e as piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa. Vai encontrar ainda as antigas salinas e a antiga fábrica da cal, que servia para construir as habitações da ilha.

4. Cabeço das Laranjas do Ilhéu de Cima

O Ilhéu de Cima localiza-se a cerca de 380 metros a sudeste da ilha do Porto Santo. Trata-se de um ilhéu rochoso coberto de arbustos e flora autóctone. No lado oriental da ponta nordeste deste ilhéu, no “Cabeço das Laranjas”, pode admirar uma interessante concentração calcária constituída por fósseis e algas vermelhas que lhe conferem uma coloração alaranjada.

5. Vereda do Pico Branco e Terra Chã

Continue pela Estrada Regional 111 até chegar ao início do trilho que finaliza na Terra-Chã, com uma extensão de 2,7 km (ida), o que equivale a cerca de 1h30 de caminhada (igual tempo de regresso). Ao longo de percurso, traçado para a passagem de burros com carga no tempo em que era semeada cevada na Terra Chã, poderá apreciar o maior número de exemplares da flora autóctone em Porto Santo.

6. Fonte da Areia

Fonte de Areia

O próximo ponto de paragem é a Fonte da Areia, situada no norte da ilha. Saindo da aldeia da Camacha, siga por uma estrada para oeste em direcção ao mar. Desta fonte jorrou em tempos a melhor água da ilha. Hoje, a atracção é a erosão eólica (do vento) nas rochas, que cria uma paisagem única, excelente para tirar fotografias.

7. Miradouro do Pico Castelo

Vista do Miradouro do Pico do Castelo

Dirija-se agora para o Pico do Castelo, a 437 metros de altitude. Este é o local ideal para um piquenique e para admirar as vistas panorâmicas sobre a ilha e o oceano. Visite ainda as ruínas de uma antiga fortaleza que serviu como defesa durante os séculos XV e XVI.

8. Pico do Facho

Não existe uma estrada até ao Pico do Facho, o ponto mais elevado da ilha de Porto Santo, com 517 metros de altitude. No entanto, a Vereda do Pico Castelo com início no sítio do Moledo junto à Estrada Regional permite chegar ao topo do Pico do Castelo e contornar o Pico do Facho.

A vereda tem duas alternativas para ser percorrida: lado norte do Pico do Facho com 3,2 km de extensão, ou lado sul do Pico do Facho com 4,6 km, cerca de 1h30 ou 2h15 respectivamente. Em qualquer dos casos, terá a oportunidade de apreciar as magníficas paisagens e de se aperceber do complicado trabalho de reflorestação da ilha de Porto Santo.

9. Pico de Ana Ferreira

Colunas prismáticas do Pico Ana Ferreia

Seguindo agora para a costa ocidental da ilha de Porto Santo, o Pico de Ana Ferreira, situado a 280 metros de altitude, oferece vistas panorâmicas. É possível avistar o Ilhéu de Fora e os picos do Facho e do Castelo. Neste local, aprecie ainda as colunas prismáticas, de origem vulcânica, que são uma das mais belas formações geológicas existentes em Porto Santo.

10. Ponta da Calheta

A praia da Ponta da Calheta, no extremo sul da ilha, é outro dos locais imperdíveis em Porto Santo. Aproveite para mergulhar nas águas transparentes e passear à beira-mar. Se tiver oportunidade, não perca o pôr-do-sol.

11. Cabeço das Flores e Zimbralinho

Ainda na costa ocidental da ilha, destaque para as arribas do Cabeço das Flores e a enseada do Zimbralinho. O interesse destes locais reside nas formações rochosas, que se erguem do fundo do mar com águas de cor azul-turquesa, e nas encostas das falésias com declives acentuados.

12. Praia de Porto Santo

Praia de Porto Santo

No regresso, dê um último mergulho na praia de Cabeço da Ponta, situada a cerca de 4 km do centro da Vila Baleira, e conhecida pelos efeitos terapêuticos das suas areias.