O Que Ver e Fazer em Portugal – 10 Melhores Atrações

Localizado na Península Ibérica, Portugal é um pequeno país à beira-mar plantado. A localização geográfica do país na finisterra da Europa favoreceu a ligação ao mar, fundamental enquanto recurso natural e económico e nas grandes descobertas dos portugueses.

De norte a sul, sem esquecer os arquipélagos dos Açores e da Madeira, parta à descoberta da faixa costeira, com passagem pelas grandes cidades do Porto, de Coimbra e Lisboa, e pelas paisagens naturais do sudoeste alentejano até às praias do Algarve. Siga para leste pelo vale do Douro até Foz Côa. Finalmente, descubra o interior alentejano, onde vai encontrar a cidade-museu de Évora, entre outras preciosidades.

1. Lisboa

Vista de Alfama

Com uma localização estratégica no estuário do Tejo, o maior rio da Península Ibérica, Lisboa tem uma longa história que remonta aos romanos. A cidade desenvolveu-se sob o domínio árabe, antes da conquista por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, em 1147. Do Castelo de São Jorge ao Parque das Nações, passando por Sintra, não perca o que de melhor a capital portuguesa tem para lhe oferecer.

2. Porto

Ribeira do Porto a partir de Vila Nova de Gaia

O Porto é a segunda cidade de Portugal, situada no noroeste do país. Conhecida mundialmente pelo vinho, a “Invicta” é uma cidade de pontes sobre o rio Douro, e de arquitectura tanto antiga como contemporânea. De facto, o centro histórico, classificado Património Mundial pela UNESCO, coexiste com ícones da arquitectura contemporânea na cidade do Porto, como a Casa da Música e o Museu de Serralves.

3. Açores

Lagoa das Sete Cidades, São Miguel

Com nove ilhas, o arquipélago dos Açores tem vindo a acumular prémios na área do turismo. Hoje, é considerado um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo. O Algar do Carvão na ilha Terceira, a Lagoa das Sete Cidades na ilha de São Miguel, o vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial, e a montanha do Pico, são algumas das atraçoes que fazem dos Açores um destino a descobrir.

4. Madeira

Arribas da Ponta de São Lourenço

A Madeira é por excelência a ilha das caminhadas. Quem procura desafios e contacto com a natureza, vai encontrar veredas e levadas com diferentes extensões e graus de dificuldade. Mas o arquipélago possui diversas outras atrações, que vão desde as piscinas naturais às praias de Porto Santo, sem esquecer os picos com os seus miradouros.

5. Algarve

Praia da Rocha

Com o melhor clima do país, o Algarve é uma das principais regiões turísticas de Portugal. Do barlavento ao sotavento, no litoral algarvio há praias para todos os gostos; no interior há as serras de Monchique e do Caldeirão, e as vilas e aldeias do Algarve rural.

De Lagos a Portimão, incluindo a Meia Praia e o Alvor, as praias são em geral ventosas e a água do mar tem uma temperatura revigorante. A área mais concorrida do Algarve concentra-se em redor de Albufeira, Vilamoura e Quarteira, com destaque para as praias da Rocha, de Armação de Pêra e da Oura. O sotavento é marcado pela área protegida da Ria Formosa, sendo também bastante popular junto dos veraneantes, em especial a extensa praia de Manta Rota.

6. Vale do Douro

Vinhas do Douro

Douro

O vale do Douro é o destino ideal para fazer passeios e conhecer o património histórico e cultural, as tradições e a culinária, com sabores e produtos únicos e que apenas podem ser encontrados neste recanto do país. Para descobrir esta região, sugerimos:

7. Coimbra

Universidade de Coimbra

Localizada a meio caminho entre Lisboa e Porto, Coimbra é a cidade do fado e dos estudantes, com uma das universidades mais antigas do mundo. O conjunto histórico conhecido como Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, incluindo a Biblioteca Joanina e a Sé Velha, é património da UNESCO. Mas Coimbra possui também um centro histórico bem conservado, com cafés, restaurantes típicos e lojas, que vale a pena conhecer. Destaque ainda para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a Quinta das Lágrimas, que evocam a trágica história de amor entre D. Pedro e Inês de Castro.

8. Évora

Praça do Giraldo

Évora é uma cidade-museum, património da UNESCO, localizada no coração do Alentejo, a meio caminho entre Lisboa e a Extremadura espanhola. A melhor forma de apreciar as casas brancas, os azulejos e as varandas, é numa das esplanadas da Praça do Giraldo e num passeio pelas ruas circundantes. Não perca ainda a muralha e o Aqueduto da Água de Prata. A região é também conhecida pelos monumentos megalíticos – a Anta Grande do Zambujeiro e o Cromeleque dos Almendres são alguns dos sítios arqueológicos às portas da cidade de Évora.

9. Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Zambujeira do Mar

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano estende-se de São Torpes à praia do Burgau no barlavento algarvio, 20 km a leste do cabo de São Vicente. Com uma extensão de 110 km, esta faixa costeira caracteriza-se por uma diversidade de paisagens e habitats naturais, tais como arribas e falésias, praias, ilhotas e recifes (ilha do Pessegueiro e Carrapateira), promontórios dos cabos Sardão e de São Vicente, sapais e lagoas (Tróia). Pelo caminho, descubra as pitorescas localidades de Porto Côvo, Vila Nova de Mil Fontes, Zambujeira do Mar e Aljezur.

10. Serra da Estrela

Serra da Estrela

Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a maior montanha de Portugal Continental, com 1.993 metros de altitude. Aproveite para explorar os encantos naturais da região, nomeadamente o vale do Zêzere, a Lagoa Comprida, o vale glaciar Covão do Urso e o Covão d’Ametade. Visite ainda as localidades em redor como Guarda, Seia, Covilhã, Gouveia e Celorico da Beira. O roteiro das aldeias históricas é um dos passeios que pode fazer nesta região. Irá descobrir as aldeias de Castelo Rodrigo, Monsanto, Idanha a Velha, Almeida e Linhares da Beira, autênticos tesouros perdidos no território nacional.