Conhecida pelas suas praias idílicas, a República Dominicana é um dos destinos mais visitados nas Caraíbas.
Punta Cana, Playa Rincón e La Romana são algumas das estâncias balneares onde vai encontrar praias de areia branca, águas cálidas e transparentes, e uma vasta oferta hoteleira.
Mas a ilha é também um destino que se destaca pela diversidade geográfica: combina magníficas paisagens de montanha e uma extensa costa.
Foi neste território que Cristóvão Colombo desembarcou em 1492, tendo a ilha sido a primeira sede do governo espanhol no Novo Mundo. Na capital Santo Domingo e na cidade Puerto Plata, vai encontrar o charme da arquitectura colonial.
Para uma viagem inspiradora nas Caraíbas, conheça cinco dos locais que não pode deixar de conhecer numa visita à República Dominicana.
1. Santo Domingo

Rua típica de Santo Domingo
Banhada pelo mar das Caraíbas, Santo Domingo é a capital da República Dominicana. Fundada em 1496 por Bartolomeu Colombo, irmão de Cristóvão Colombo, é considerada a mais antiga cidade colonial na América, tendo sido a primeira sede do governo espanhol no Novo Mundo.
O ponto de partida para conhecer Santo Domingo é a chamada Cidade Colonial, classificada Património Mundial pela UNESCO. Esta área engloba 16 ruas típicas com edifícios coloniais. As atrações de maior interesse histórico são a Catedral Santa María la Menor, a Fortaleza Ozama, o Alcazar de Colón, e a Plaza de la Cultura onde se concentram os mais importantes museus da cidade. Santo Domingo possui ainda um luxuriante Jardim Botânico e o Malécon, um pitoresco passeio marítimo.
2. Punta Cana

Praias de Punta Cana
Punta Cana, onde o oceano Atlântico se encontra com o mar das Caríbas, é uma das estâncias balneares mais conhecidas da República Dominicana. Os 100 km de costa, por vezes levemente ventosos, são marcados por praias de areia branca e águas transparentes, vegetação tropical e empreendimentos turísticos situados frente ao mar.
Entre as actividades mais populares contam-se o snorkeling, a observação de baleias, os safaris em veículos 4×4 que exploram o interior da ilha, e a visita aos parques temáticos, como o Manati Park que oferece espectáculos de golfinhos.
3. Samaná

Vista do oceano Atlântico em Samaná
Localizada no norte da Baía de Samaná, a cidade terá sido a última paragem de Cristóvão Colombo em 1493 antes do regresso a Espanha. Hoje, Samaná é conhecida como um dos melhores locais para observação de baleias. Entre 15 de Janeiro e 30 de Março, Punta Balandra, situada na estrada que liga a cidade de Samaná e Galeras, é o local privilegiado para observar estes enormes mamíferos.
Galeras é a porta de entrada para visitar a famosa Playa Rincón, e Las Terrenas é o centro turístico, com uma oferta diversificada de restaurantes e lojas. Ainda nesta região, o Parque Nacional Los Haitises é a jóia dos parques nacionais da República Dominicana. Naquela que é uma das poucas florestas tropicais que restam no país habitam várias aves em vias de extinção. A selva do parque serviu de cenário ao filme Jurassic Park.
4. Puerto Plata

Teleférico do Pico Isabel de Torres
Localizada na costa norte da República Dominicana, San Felipe de Puerto Plata possui um dos portos mais importantes do país. Com o Pico Isabel de Torres em pano de fundo, os visitantes podem subir ao topo no teleférico e apreciar as magníficas vistas.
A cidade possui vestígios das primeiras colónias na América, como a Fortaleza San Felipe, construída no século XVI, e ainda um conjunto assinalável de casas do século XIX de estilo vitoriano. A leste da cidade, ficam situadas as famosas estâncias balneares de Playa Dorada e Costa Dorada. Com mais de 100 km de praias na costa atlântica, destaque ainda para Sosuá e Cabarete que oferecem excelentes condições para a prática de windsurf e kitesurf.
5. La Romana

Costa de La Romana
La Romana, localizada na costa sudeste da ilha, é um dos principais destinos turísticos da República Dominicana. Até à década de 1970, era conhecida por ser o maior produtor de cana-de-açúcar da América, mas a abertura do resort Casa do Campo colocou La Romana no mapa dos destinos turísticos.
O campo de golfe Teeth of the Dog, que pertence ao resort, é um dos melhores das Caraíbas, com vistas magníficas do oceano. Na proximidade de La Romana, Altos de Chavón é uma réplica de uma aldeia seiscentista de estilo mediterrâneo, e uma das principais atrações da região.