O Que Ver e Fazer na Riviera Maya e em Cancún

A área turística que se estende de Cancún à Riviera Maya, no México, é um excelente destino de férias. Aqui, não faltam praias de areia branca, águas quentes e transparentes, resorts com tudo incluído, parques temáticos, reservas naturais e sítios arqueológicos.

Há quem se limite à estadia no resort. No entanto, existe muito mais para ver e fazer nesta região da Península de Yucatan.

Conheça seis dos locais que não deve perder numa viagem à Riviera Maya e a Cancún.

1. Chichen-Itzá

Chichen Itza

Chichen Itza

Considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Chichen-Itzá foi uma grande cidade pré-colombiana, um legado da antiga civilização maia. A Pirâmide Kukulcán, o cenote sagrado, o templo sagrado dos guerreiros e o observatório são as principais atrações.

O sitio arqueológico está localizado no interior da Península, a cerca de 200 quilómetros da Riviera Maya. Para fazer esta visita, pode contratar uma excursão com guia por cerca de 100 dólares.

2. Ruínas de Tulum

Tulum

Ruínas de Tulum

Tulum, localizada à beira-mar a sul da Riviera Maya, foi uma cidade amuralhada e um importante porto comercial da civilização maia. A visita a este local é obrigatória, assim como os mergulhos nas águas límpidas do Mar das Caraíbas. O passeio com a duração de meio-dia custa cerca de 25 dólares.

3. Xcaret

Parque Xcaret

Golfinhos no Parque Xcaret

O parque temático ecológico Xcaret oferece inúmeras atrações para todas as idades e gostos. Aqui, não faltam lagoas, rios subterrâneos, cenotes (poços), lagoas, um borboletário, um aquário com recifes de corais e réplicas de construções da civilização maia. Este parque desenvolve um importante programa de conservação das tartarugas marinhas, sendo pioneiro na preservação da fauna e flora locais.

O Xcaret está localizado a cerca de 5 km a sul da Playa del Carmen. A entrada custa 143 dólares, incluindo alimentação e transporte.

4. Cobá

Cobá

Cobá

A pirâmide mais alta da Peninsula de Yucatan está localizada em Cobá, uma cidade maia rodeada por floresta tropical, situada a cerca de 100 km da Riviera Maya. Um passeio de dia inteiro custa cerca de 100 dólares.

5. Praias

Riviera Maya

Praias da Riviera Maya

As praias são uma das principais atrações deste destino. Entre aquelas que merecem uma visita destacamos a Playa Akumal, onde é possível nadar com tartarugas marinhas, a Playa Norte na Isla Mujeres, a Playa Paraíso em Tulum, considerada com uma das mais belas do mundo, e a famosa Playa del Carmen, uma das principais estâncias balneares desta região.

6. Xel-Há

O parque diversões Xel-Há está situado numa baía entre Tulum e a Playa del Camen. É o local ideal para passar um dia inteiro a praticar mergulho e snorkelling e observar a grande diversidade de fauna marinha da região. Existem diversos pacotes com preços desde 80 euros por adulto e 40 euros por criança.