O Que Ver e Fazer em São Francisco – Top 10

A cidade de São Francisco é um destino incontornável na costa oeste dos Estados Unidos. A cidade é conhecida pelas ruas ondulantes, pelos elétricos centenários, e pela famosa ponte Golden Gate, um dos maiores ícones do país.

São Francisco está localizada numa península com cerca de 120 km2 entre a baía com o mesmo nome e a costa do Pacífico.

Com uma população de quase 800 mil habitantes, é a quarta maior cidade do estado da Califórnia. Em conjunto, as cidades de Oakland, San José e São Francisco constituem a San Francisco Bay Area, uma das maiores áreas metropolitanas dos Estados Unidos, com uma população de aproximadamente oito milhões de habitantes.

Para conhecer este destino, sugerimos 10 locais que não pode perder numa visita a São Francisco.

1. Golden Gate

Ponte Golden Gate

Ponte Golden Gate

A ponte Golden Gate é um dos lugares mais emblemáticos e fotografados de São Francisco, e uma das pontes mais reconhecidas em todo o mundo. Construída sob a orientação do engenheiro Joseph B. Strauss, tem cerca de 2.700 metros de comprimento e 227 metros de altura, tendo sido inaugurada a 28 de Maio de 1937, após quatro anos de trabalhos.

2. Ilha de Alcatraz

Alcatraz

Ilha de Alcatraz

Na ilha de Alcatraz, localizada na baía de São Francisco, funcionou uma das prisões de segurança máxima mais conhecidas dos Estados Unidos e que foi imortalizada em livros e filmes como Escape from Alcatraz (Fuga de Alcatraz na versão portuguesa) protagonizado por Clint Eastwood. Aqui, estiveram presos alguns dos mais famosos criminosos dos Estados Unidos como Al Capone.

A prisão funcionou durante 30 anos, tendo sido encerrada em 1963. A partir de 1973, a prisão tornou-se uma atração turística, sendo actualmente um dos locais mais visitados de São Francisco. Para além de local de observação da fauna e flora autóctones, a ilha oferece algumas das melhores vistas para a cidade de São Francisco.

Para visitar Alcatraz, apanhe o ferry no Pier 33. O serviço de transporte é realizado pela Alcatraz Cruises, a única empresa autorizada a operar esta rota. Encontra mais informações sobre preços dos bilhetes, horários e visitas guiadas no site da Alcatraz Cruises.

3. Fisherman’s Wharf

Casas típicas do Fisherman’s Wharf

O bairro de Fisherman’s Wharf é um dos locais mais visitados de São Francisco. Nesta área vai encontrar uma grande oferta de lojas, restaurantes e um passeio marítimo que convida a belos passeios. Aproveite para visitar alguns pontos de interesse como a Praça Ghirardelli, o Museu de Cera, o Parque Marítimo Histórico Nacional de São Francisco e saborear peixe fresco e marisco nos restaurantes existentes na zona envolvente.

4. Cable Cars

Cable Cars

Os famosos Cable Cars de São Francisco

Os famosos cable cars, ou eléctricos, são uma das grandes atrações turísticas da cidade. Este sistema de transporte foi introduzido na cidade em 1873, tendo perdurado até aos dias de hoje. Actualmente, existem 3 linhas (59 – Powell-Mason | 60 – Powell-Hyde | 61 California St.) que passam pelos lugares mais emblemáticos da cidade como Chinatown, Financial District, Fisherman’s Wharf, Nob Hill, Russian Hill, e Union Square. O bilhete para uma única viagem custa 7 dólares e pode ser adquirido a bordo.

5. Golden Gate Park

Buda no Golden Gate Park

O Golden Gate Park é a maior área verde da cidade e está situada no coração de São Francisco. Este parque, com cerca de 10 quilómetros de extensão, dispõe de diversos jardins, com dezenas de espécies e árvores, incluindo um jardim japonês, lagos, trilhos para caminhadas e pistas de bicicleta. É também neste parque que estão localizados o Museu de Young e de Belas Artes.

6. Chinatown

Chinatown

Rua de Chinatown

O bairro Chinatown de São Francisco é uma mescla de lojas e restaurantes que presenteiam o viajante com os sabores mais exóticos que possa imaginar. É a maior Chinatown fora da Ásia e a mais antiga da América do Norte. Neste bairro, não deixe de visitar a Grant Avenue, uma das principais ruas da Chinatown, e de explorar as lojas pitorescas e os restaurantes típicos.

7. Museu de Arte Moderna de São Francisco

O Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA), inaugurado em 1935, é um dos espaços museológicos de referência da América do Norte com uma ampla coleção de arte do século XX. O espólio inclui obras de Max Ernst, Matisse, Frida Kahlo, Salvador Dali, e Paul Klee.

8. Museu de Arte Asiática

Museu de Arte Asiática

O Museu de Arte Asiática (Asian Art Museum) é um dos mais importantes museus da cidade. Este espaço, inaugurado em 1966, expõe mais de 2.400 peças provenientes do continente asiático, sendo que algumas delas possuem mais de 6 mil anos.

A visita começa no terceiro andar, onde estão expostas diversas esculturas de madeira, bronze e pedra. O segundo andar é dedicado aos elementos decorativos da pintura chinesa. No piso térreo, vai encontrar exposições temporárias (não incluídas no preço), bem como um restaurante e a loja do museu.

9. Bairros de São Francisco

São Francisco

Diferentes estilos arquitectónicos em São Francisco

A geografia urbana de São Francisco reparte-se por diferentes áreas desde a oriental Chinatown, ao irreverente bairro Castro, passando pelos esbeltos edifícios do bairro Mission, sem esquecer o colorido Haight-Ashbury ou a boémia área histórica de North Beach.

O bairro de Mission District, situado na parte alta da cidade, é o centro da cultura hispânica. Em Dolores Street, aproveite para apreciar o velho lado burguês da cidade, expresso nas fachadas dos edifícios em estilo vitoriano e nas pessoas que por ali passam.

O bairro de Haight-Ashbury, popularmente chamado The Haight, foi o berço da geração hippie nos anos anos 60, e é um dos locais mais pitorescos da cidade, com diversas lojas de discos antigos, boutiques retro e livrarias únicas.

O bairro de North Beach destaca-se pela grande oferta de cafés, bares e restaurantes de origem italiana. Foi neste bairro que surgiu a geração dos Beatniks pelo escritor Jack Kerouac e pelo poeta Allen Ginsberg nos anos 50 do século passado. É também neste bairro que pode encontrar a conhecida livraria City Lights Bookstore, fundada em 1953, e diversos bares onde o jazz e a música multi-étnica são os principais cabeças de cartaz.

10. Exploratorium

Se visitar São Francisco com crianças, não perca o Exploratorium no Pier 15. Este museu dedicado à exploração do mundo através da ciência, das artes e da percepção humana destina-se na verdade tanto a crianças como a adultos. O museu organiza diversas exposições temáticas ao longo do ano.