O Que Ver e Fazer em São Petersburgo – A Cidade Imperial

A cidade de São Petersburgo é considerada a “metrópole mais europeia da Rússia” e a capital cultural do país, tendo sido tendo sido fundada pelo czar Pedro, o Grande, em 1703.

A cidade encanta pela beleza dos monumentos, museus e catedrais, sendo que uma grande parte deles integra a lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

A melhor forma de descobrir esta cidade é a pé. As principais atrações turísticas estão próximas umas das outras, sendo possível visitar os lugares mais emblemáticos em 2 ou 3 dias.

Para poupar algum dinheiro nas entradas dos monumentos e obter descontos em lojas, espectáculos e restaurantes, pode adquirir o Saint Petersburg Card (2 dias: 3200 RUB | 3 dias: 3200 RUB).

Sugerimos uma lista de 6 locais imperdíveis para descobrir o melhor de São Petersburgo.

Hermitage

Museu Hermitage

Interior do Museu Hermitage

O Museu Hermitage, fundado em 1764 por Catarina II, é um dos museus de arte mais famosos do mundo pelo vasto espólio que possui. São cerca de 3 milhões de peças distribuídas por 10 edifícios na cidade, de diferentes estilos e épocas, ligadas às culturas russa, europeia, oriental e do norte de África.

O Palácio de Inverno, situado na Praça do Palácio, é o principal complexo do Museu Estatal do Hermitage, albergando uma das maiores colecções de arte do mundo. Das obras existentes no museu, destacamos o Retorno do Filho Pródigo de Rembrandt, A Tocadora de Alaúde de Caravaggio, A Ponte Waterloo de Monet, e a A Madona e a Criança de Leonardo da Vinci.

Horário: Terça-feira a domingo das 10h30 às 18h (quartas e sextas-feiras encerra às 21h) | Encerrado à segunda-feira.

Morada: Praça do Palácio, 2

Entrada: Adulto 400 RUB | Estudantes: Entrada gratuita | Nas primeiras quintas-feiras do mês a entrada é gratuita.

Como chegar: Estações de metro de Admiralteyskaya, Nevsky Prospekt e Gostiny Dvor

Catedral de Santo Isaac

Catedral em São Petersburgo

Cúpula da Catedral de Santo Isaac

A Catedral de Santo Isaac é a maior igreja ortodoxa de São Petersburgo. A catedral foi construída em homenagem ao czar Pedro, o Grande, entre 1818 e 1858. Este espaço de culto destaca-se pela arquitectura de estilo neoclássico, com alguns elementos bizantinos e pela cúpula, com pouco mais de 100 metros de diâmetro, banhada em ouro puro.

Na Catedral, aproveite ainda para subir ao topo da cúpula e desfrutar das vistas panorâmicas sobre a cidade. A entrada custa 150 RUB.

Como chegar: Estação de metro Admiralteyskaya (linha 5 / roxa)

Catedral de Kazan

Interior da Catedral de Kazan

A Catedral de Kazan é uma igreja que impressiona pela sua dimensão. Inspirada na Catedral de São Pedro em Roma, é um dos raros exemplos deste estilo na Rússia Imperial. Esta estrutura imponente foi construída entre 1801 e 1811 para acolher a imagem de Nossa Senhora de Kazan.

Após as Guerras Napoleónicas, a catedral passou a ser um memorial militar para celebrar a vitória russa e após 1932, com a revolução socialista, a catedral tornou-se um museu dedicado às religiões.

Horário: Aberta todos os dias das 8h30 às 20h

Entrada: Gratuita

Morada: Praça Kazan, 2

Como chegar: Estação de metro Nevsky Prospekt (linhas 2 e 3)

Catedral do Sangue Derramado

Vista exterior da Catedral do Sangue Derramado

A Catedral do Sangue Derramado, situada na margem do canal Griboedov, é uma das igrejas mais emblemáticas de São Petersburgo. O edifício destaca-se pela estrutura compacta de cinco cúpulas com uma decoração policromática, revestidas em cobre, fazendo lembrar a Catedral de São Basílio em Moscovo.

Nevsky Prospekt

Vista nocturna do Palácio Stroganov

A Nevsky Prospekt é a principal avenida de São Petersburgo e uma das artérias mais movimentadas da cidade, com inúmeras lojas, cafés, restaurantes e edifícios de interesse histórico como o Palácio Stroganov, e um monumento dedicado a Catarina, a Grande.

Aproveite para passear ao longo de toda a extensão da avenida, fazer compras, observar o movimento incessante de pessoas, e admirar a arquitectura da avenida mais emblemática de São Petersburgo.

Como chegar: Estação de metro Nevsky Prospekt (linhas 2 e 3)

Praça do Palácio

São Petersburgo

Praça do Palácio

A Praça do Palácio é o coração de São Petersburgo e um dos locais mais visitados da cidade. Esta praça imponente foi palco de eventos que ficaram marcados na história do país, como o Domingo Sangrento em 1905 e a Revolução Bolchevique em 1917.

O edifício mais marcante da praça é o Palácio de Inverno, de estilo barroco, que faz parte do Museu Hermitage. Os restantes edifícios de estilo neoclássico combinam na perfeição com a arquitectura da praça em termos de escala e monumentalidade. No centro da praça, vai encontrar a Coluna de Alexandre, com cerca de 40 metros de altura, que evoca a vitória russa sobre as tropas napoleónicas.

Para ter uma visão abrangente deste local, sugerimos que caminhe entre a avenida Nevsky e a rua Bolshaya Morskaya, e aprecie a grandeza deste espaço público, que é um dos bilhetes-postais de São Petersburgo.

Como chegar: Estação de metro Nevsky Prospekt (linhas 2 e 3)