O Que Ver e Fazer em Tenerife: A Ilha dos Contrastes

Tenerife é a maior ilha das Canárias e o principal destino turístico do arquipélago.

Uma ilha de contrastes que possui uma grande diversidade paisagística e cenários naturais de rara beleza.

O norte da ilha é marcado pelo relevo acidentado, enquanto que o sul de Tenerife é conhecido pelas estâncias balneares e pelos resorts turísticos que oferecem excelentes condições para fazer férias na praia durante o ano inteiro.

Para conhecer o melhor de Tenerife apresentamos uma lista de 7 locais imperdíveis e dicas sobre o que ver e fazer nesta ilha localizada a cerca de 300 quilómetros do continente africano.

Parque Nacional Teide

Parque Nacional Teide

Vista panorâmica do Parque Nacional Teide

O Parque Nacional Teide faz parte da lista de Património Mundial da Humanidade desde 2007, sendo um dos parques naturais mais visitados do mundo. Aqui, vai encontrar espécies autóctones, entre as quais se destaca a violeta de Teide. As paisagens montanhosas e o teleférico são as principais atrações turísticas deste local.

O teleférico parte da zona de estacionamento do parque até ao topo do Monte Teide a 3550 metros de altitude. Uma viagem que demora cerca de 10 minutos e que é uma oportunidade única para apreciar as vistas panorâmicas de Tenerife. O bilhete de ida e volta custa 27€ (válido por 1 hora).

Parque Loro (Papagaio)

Parque Loro

Papagaios no Parque Loro

O Parque Loro é um dos locais mais visitados do arquipélago das Canárias, tendo recebido mais de 40 milhões de visitantes desde a sua inauguração em 1972.

Trata-se de um jardim zoológico que alberga mais de 300 espécies de aves, com especial destaque para os papagaios. Neste parque vai encontrar também pinguins, leões-marinhos, chimpanzés, tigres e golfinhos. As infraestruturas do parque incluem ainda um aquário, um túnel subaquático, onde pode observar tubarões, um orquidário e um glaciar artificial.

Los Gigantes

Los Gigantes

Los Gigantes

As arribas de Los Gigantes estão localizadas na costa noroeste da ilha. Esta atração natural eleva-se verticalmente a mais de 500 metros de altura, junto ao mar, oferecendo um cenário de cortar a respiração.

Observação de Baleias e Golfinhos

Passeios de barco em Tenerife

Observação de baleias e golfinhos

A ilha de Tenerife é um ótimo local para observar baleias e golfinhos. Existem várias empresas que fazem passeios de barco a diversas zonas junto à costa, onde é possível observar colónias de baleias-piloto. A maioria dos passeios parte da costa sul da ilha, nomeadamente de Adeje, Aona, Playa de las Americas e de Puerto Santiago. Este tipo de programas tem uma duração aproximada de 2 horas e custa 35€ por pessoa.

Jardim Botânico de Puerto de la Cruz

Jardim Botânico

Grevillea Robusta no Jardim Botânico

O Jardim Botânico, situado em Puerto de la Cruz, inclui uma grande diversidade de plantas tropicais e subtropicais da ilha e do continente. Os visitantes podem seguir diversos caminhos e apreciar as flores exóticas, bem como árvores e plantas originárias de vários locais do globo.

Playa de Las Teresitas

 Las Teresitas

Praia Las Teresitas

A Playa de Las Teresitas é uma praia artificial localizada na costa norte da ilha, a cerca de 9 quilómetros de Santa Cruz de Tenerife. A praia possui areia branca, trazida do deserto do Sahara, e tem cerca de 1300 metros de extensão com palmeiras e instalações de apoio.

Parque Rural de Anaga

Parque Rural de Anaga

Parque Rural de Anaga

O Parque Rural de Anaga é uma área natural protegida localizada no nordeste da ilha, tendo sido designado pela Unesco como Reserva da Biosfera pela sua importância paisagística, natural, cultural e geomorfológica. Utilize os vários trilhos e estradas existentes para descobrir esta região a pé, de bicicleta ou de automóvel.