O Que Ver e Fazer em Atenas, a Capital da Grécia

Atenas pode não ter a beleza de outras capitais europeias, mas a percepção altera-se à medida que se explora a cidade. Ninguém fica indiferente aos sítios arqueológicos e aos bairros pitorescos junto à Acrópole.

Visitar Atenas é descobrir uma cidade multifacetada, onde o moderno e o antigo convivem lado a lado. Para observar esta dicotomia, basta passear pelo triângulo histórico (bairros de Plaka, Thission, Psyri) e verificar a coexistência de casas antigas e tabernas tradicionais com centros comerciais e restaurantes de luxo. Atenas é uma cidade única repleta de história em todas as esquinas.

Para conhecer o melhor de Atenas, sugerimos uma lista de 10 locais a não perder numa visita a esta cidade milenar.

1. Acrópole

Visita aos sitios arqueológicos de Atenas

Acropole de Atenas

Acrópole significa “cidade alta”, e esta rocha sagrada é a mais famosa da Grécia. A subida faz-se a pé, pela encosta, através das oliveiras, até se chegar à porta de entrada conhecida como Propileu. Destacam-se o templo da Atena Nike, dedicado à deusa Atena, o Erectheion e o Partenon no meio de várias outras estruturas em ruínas.

A entrada na Acrópole custa 20€ e inclui também as entradas no Templo de Zeus Olímpico, no Arco de Adriano, na Ágora Romana e na Biblioteca de Adriano. Os menores até aos 18 anos e os estudantes da União Europeia têm entrada gratuita.

O complexo está aberto das 8h às 20h. No Verã,o é aconselhável fazer a visita a partir das 17 horas quando está menos calor e a afluência de turistas é menor.

2. Ágora Antiga

Sitios arqueológicos em Atenas

Agora Antiga

No tempo de Socrátes e Platão, a Ágora Antiga era o centro da vida publica ateniense, onde os cidadãos se reuniam e em torno da qual vários edifícios públicos foram sendo construídos. Por entre os achados arqueológicos, contam-se templos, o Odeon de Agripa (espaço de concertos) e muitas colunas. No museu, estão expostos os achados mais pequenos mas nem por isso menos interessantes.

3. Museu da Acrópole

Acropole

Museu da Acropole

O novo Museu da Acrópole, inaugurado em 2009, é um dos espaços museológicos mais importantes da capital grega. A colecção inclui achados arqueológicos da própria Acrópole, e ainda peças dos templos de Partenon e de Erecteion, incluindo as célebres cariátides, e objectos do período arcaico e dos séculos compreendidos entre V a.C e V d.C. O restaurante / café do museu é outro dos locais que merece uma visita pelas vistas panorâmicas que oferece.

4. Kerameikos

Kerameikos com vista para o Partenon

Nos limites noroeste da antiga cidade de Atenas fica Kerameikos (ou bairro dos oleiros, já que aqui se localizavam oficinas de cerâmica). Mas o que atrai os visitantes a Kerameikos são as ruínas do maior e mais antigo cemitério oficial da Grécia Antiga.

No museu arqueológico, podem ser vistos muitos dos achados que foram encontrados no cemitério, e que permitem conhecer a evolução das práticas fúnebres ao longo do tempo em Atenas. A entrada no museu está incluída no bilhete de ingresso no cemitério.

5. Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano

Atenas

Templo de Zeus

O Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano estão situados junto aos Jardins Nacionais. A construção data do início do século XVI a.C, mas apenas foi finalizada 6 séculos depois pelo imperador Adriano.

A entrada está incluída no bilhete da Acrópole. Se pretender entrar no templo, tem de pagar mais 2€. O espaço está aberto ao público entre as 8h e as 20h.

6. Praça Syntagma

Parlamento Helénico na Praça Syntagma

A Praça Syntagma, que significa a Praça da Constituição, é a casa do Parlamento Helénico e o palco preferencial das manifestações e dos protestos que têm lugar em Atenas. Vale a pena admirar o edifício, com um estilo neoclássico, e os membros da guarda presidencial grega (Evzones) que guardam o parlamento e o Túmulo do Soldado Desconhecido nas suas fardas tradicionais.

7. Monte Licabeto e Kolonaki

O bairro de Kolonaki, situado na base do monte Licabeto, é uma das áreas mais nobres da cidade. Aqui, vai encontrar diversas lojas e restaurantes de luxo, que estão apenas acessíveis a uma pequena parte da população, bem como galerias de arte e museus.

Neste bairro, aproveite para subir ao topo do monte Licabeto, o ponto mais elevado da cidade com 277 metros de altitude, e apreciar as vistas panorâmicas sobre a cidade.

8. Monastiraki

Praça de Monastiraki

No bairro de Monastiraki vai encontrar uma das maiores feiras da cidade, onde se vende um pouco de tudo. A feira desenvolve-se em torno da praça principal com diversas bancas e lojas onde pode comprar souvenirs, jóias e roupa. Nesta área não deixe ainda de visitar a igreja de Pantanassa e as ruas de Pandrossou e Adrianou

Para chegar a este local apanhe o metro (linhas 1 e 3) e saia na estação de Monastiraki.

Tome nota: Neste bairro é necessário ter especial atenção aos carteiristas.

9. Plaka

Rua de Plaka

Plaka é um dos bairros mais turísticos e pitorescos da cidade. O bairro está localizado no sopé da Acrópole e destaca-se pelas ruas labirínticas, pelos edifícios de arquitectura neoclássica, pelas lojas antigas e pelos restaurantes onde pode saborear a autêntica gastronomia grega.

10. Anafiotika

O bairro de Anafiotika, localizado no lado nordeste da colina da Acrópole, faz parte do centro histórico de Atenas, sendo outro dos locais pitorescos da capital grega. A morfologia urbana é marcada pelas ruelas serpenteantes e pelas escadarias floridas com buganvílias e canteiros coloridos, que contrastam com as casas caiadas de branco. Neste bairro, visite ainda a igrejas Agios Georgios, datada do século XVII, e a Agios Simeon, construída no século XIX.