O Que Ver e Fazer em Edimburgo – 10 Melhores Atrações

A cidade de Edimburgo, situada na margem do estuário do rio Forth, é a capital e o principal centro cultural da Escócia há mais de 5 séculos.

Actualmente, a cidade está dividida em duas áreas distintas, ambas Património Mundial da Humanidade da UNESCO. A parte antiga – Old Town – é dominada pelo castelo e pela cidade medieval, com um labirinto de ruelas e becos. A área mais recente – New Town – é caracterizada pelas grandes praças e avenidas que formam a quadrícula ordenada da cidade georgiana, e pelas elegantes fachadas neoclássicas dos edifícios oitocentistas.

Se vai visitar Edimburgo, conheça dez locais e actividades imperdíveis nesta cidade escocesa.

1. Royal Mile

Royal Mile

Royal Mile

A Royal Mile é o nome dado às diversas ruas que ligam os dois principais pontos históricos da cidade, o Castelo de Edimburgo e a Abadia de Holyrood. Aqui vai encontrar pitorescas lojas, cafés, bares, restaurantes, e alguns pontos de interesse histórico e cultural, tais como as estátuas de David Hume e Adam Smith, e a casa do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal de Sessão.

2. Castelo de Edimburgo

Edimburgo

Castelo de Edimburgo

O Castelo de Edimburgo é uma das atrações turísticas mais visitadas da Escócia e um dos ícones da cidade. Numa visita ao castelo, não deixe de conhecer as Jóias da Coroa Escocesa, a Sala da Coroa, a Capela de Santa Margarida, e a Pedra do Destino. Deslumbre-se ainda com as vistas panorâmicas sobre a cidade.

3. Palácio de Holyroodhouse e Abadia de Holyrood

Holyrood

Palácio de Holyrood

O Palácio de Holyroodhouse, datado do século XV, é actualmente a residência oficial da Rainha Isabel II em Edimburgo. Das áreas que podem ser visitadas destacam-se os aposentos de Maria, Rainha dos Escoceses, e a Galeria da Rainha, inaugurada em 2002, com diversas peças da colecção real incluindo pinturas e tapeçarias.

Site oficial: Royal Collection Trust

4. Cathedral St. Giles

Catedral de St.Giles

Fachada da Catedral de St.Giles

A catedral de St.Giles, com mais de nove séculos de existência, é o principal espaço de culto da Escócia, sendo também conhecida como High Kirk (igreja maior). É considerada a igreja matriz do presbiterianismo. A arquitectura de estilo gótico destaca-se dos restantes edificios da Royal Mile, sobretudo pela torre com cerca de 15 metros de altura e pelo tecto da Thistle Chapel no interior da igreja.

5. Grassmarket

Grassmarket

Grassmarket

A Grassmarket é uma das áreas mais pitorescas da cidade, destacando-se pela arquitectura medieval e pelas vistas para o Castelo de Edimburgo. É um óptimo local para fotografar e para desfrutar do centro histórico, onde não faltam lojas, restaurantes com esplanadas, hotéis e os tradicionais pubs.

6. Holyrood Park: Arthur’s Seat e Salisbury Crags

Arthurs Seat

Arthurs Seat

O Holyrood Park, com cerca de 260 hectares, é uma das principais áreas verdes da cidade. Aproveite para fazer caminhadas nos trilhos existentes, admirar a paisagem e os lagos, fazer um piquenique, e visitar o Arthur’s Seat, o ponto mais elevado de Edimburgo, e o monte Salisbury Crags, com vistas deslumbrantes sobre a cidade.

7. Jardim Botânico

Estufa no Jardim Botânico

O Jardim Botânico (Royal Botanic Gardens), fundado no século XVII, é uma atração imperdível para quem gosta de jardins, plantas e árvores. Aproveite para fazer alguns passeios ao ar livre e visitar as glasshouses que recriam os ambientes naturais de diversas regiões do mundo.

Site oficial: RGBE

8. Museu Nacional da Escócia

Museu Nacional da Escócia

O Museu Nacional da Escócia (National Museum of Scotland) é um dos espaços museológicos mais importantes do Reino Unido, e um dos locais mais visitados da Escócia com cerca de 2 milhões de visitantes por ano.

O museu possui uma vasta coleção de obras de arte e exposições temporárias e permanentes, oferecendo aos visitantes diversas experiências interactivas relacionadas com os diversos domínios da ciência e da tecnologia.

Site oficial: National Museum of Scotland

9. Princes Street

Panorâmica da Princes Street

A Princes Street é uma das principais artérias comerciais de Edimburgo, considerada a fronteira entre a New Town e a Old Town. Nesta rua, visite o Scott Monument, dedicado à memória do escritor Walter Scott, aprecie as vistas para o Castelo de Edimburgo, visite os jardins, as lojas elegantes, incluindo a galeria comercial Jenners of Edinburgh, e saboreie a gastronomia escocesa nos diversos restaurantes e bares.

10. Festival de Edimburgo

Edinburgh Fringe

Edimburgo é internacionalmente conhecida pelos festivais que decorrem durante o mês de Agosto. O Festival Internacional de Edimburgo teve início em 1947 com o objectivo de exaltar o espírito humano no pós-guerra. Abrange inúmeras apresentações e espectáculos de ópera, dança, teatro e música clássica, recebendo mais de um milhão de visitantes por ano.

Incluídos nesta grande festa estão ainda o Edinburgh International Jazz and Blues Festival, o Edinburgh Festival Fringe, o Edinburgh International Book Festival, o Edinburgh Military Tattoo, e o Edinburgh International Film Festival.