O Que e Fazer em Toronto – 10 Atrações Imperdíveis

0

Fique a conhecer uma lista com os 10 principais pontos turísticos de Toronto, uma cidade multicultural e com uma história ímpar no contexto das cidades do Canadá.

Toronto é a maior cidade e o principal centro financeiro, económico, industrial e cultural do país. Com cerca de 3 milhões de habitantes é a quarta maior cidade da América do Norte.

A qualidade de vida, a organização e a segurança são os principais atributos de Toronto que, em 2015, foi considerada como a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo pela publicação The Economist.

Para planear a sua viagem a esta cidade sugerimos esta lista que inclui alguns do melhores museus da América do Norte, ruas e bairros peculiares, parques e jardins para passear e edificios marcantes na paisagem urbana de Toronto.

CN Tower

CN Tower

Perspetiva da CN Tower

A CN Tower, com 553 metros de altura, é um dos lugares mais marcantes da paisagem urbana de Toronto e a principal atração turística da cidade com cerca de 2 milhões de visitantes por ano.

A torre possui quatro níveis de observação, entre os quais se destaca o piso de vidro que é transparente e permite ter a percepção da altura da estrutura. A CN Tower possui ainda um restaurante giratório, situado a 351 metros de altura, que percorre 360 graus em cerca de 70 minutos.

Para fazer a visita à CN Tower é aconselhável fazer a compra dos bilhetes online. Mais informações e reservas podem ser obtidas aqui.

Royal Ontario Museum

O centenário Royal Ontario Museum (ROM) é um dos maiores museus da América do Norte com um vasto espólio que inclui 6 milhões de peças associadas à paleontologia, zoologia, geologia. São ainda de salientar os objectos de arte aborígene, africana, asiática, canadiana e europeia, e de Art Deco, bem como meteoritos, rochas, minerais e pedras preciosas.

Horário: Todos os dias das 10h às 17h30 e sextas-feiras até às 20h30

Entrada: Adultos: $17 | Estudantes (15 a 25 anos) e +65 anos: $15.50 | Crianças (4 aos 14 anos: $14 | Crianças com menos de 3 anos: gratuito

Morada: 100 Queen’s Park, Toronto, ON, M5S 2C6 (entrada principal: Bloor Street West)

Transportes: Estações de metro St.George (linha Bloor-Danforth) e Museum Station (linha Yonge-University)

Art Gallery of Ontario

O museu Art Gallery of Ontario (AGO) dispõe de uma coleção de mais de 80 mil obras e trabalhos desde o século I até aos dias de hoje. É considerada uma das maiores galerias de arte da América do Norte com mais de 45 mil m2. O espólio do museu inclui de artistas como Rodin, Monet, Degas, Cézanne, Van Gogh e Picasso.

Horário: Todos os dias das 10h30 às 17h. Às quartas e sextas-feiras encerra às 21h.

Entrada: Adultos: $19,50 | Estudantes (15 a 25 anos): $11 | +65 anos: $16 | Crianças (6 aos 17 anos: $11 | Crianças até 5 anos: gratuito

Morada: 317 Dundas Street West

Transportes: Estação de metro St.Patrick (linha Yonge-University) e elétrico n.º 505

Yonge-Dundas Square

A Yonge-Dundas Square ou Dunas Square, como também é conhecida, é outros dos pontos de visita obrigatórios na cidade. Este espaço é uma espécie de “Times Square de Nova Iorque”, onde se destacam os painéis luminosos de grandes dimensões, os teatros, as lojas e os restaurantes. O local é ainda palco habitual de diversos eventos públicos, espectáculos e exposições.

Bairros Chinatown, Little Portugal e Little Italy

Chinatown

Chinatown em Toronto

O enclave conhecido como Chinatown é hoje constituído por uma das maiores comunidades chinesas da América do Norte. Situada na intersecção entre Dundas Street West e Spadina Avenue, a animada Chinatown de Toronto pouco se distingue de uma cidade chinesa como Hong Kong. As lojas e supermercados chineses, com frutas exóticas e vegetais, e a variedade de restaurantes dedicados à cozinha asiática, chinesa, tailandesa, japonesa e vietnamita, são duas fortes razões para visitar este bairro típico.

Os bairros de Little Portugal e Little Italy revelam a cultura e as vivências dos imigrantes destes países em Toronto. São um ótimo local para almoçar ou jantar e saborear as especialidades da gastronomia portuguesa e italiana no continente americano.

Casa Loma

Casa Loma

Casa Loma

A Casa Loma é outro dos locais que marcam a paisagem urbana da cidade pelo estilo arquitectónico único desta construção. O palacete apresenta um estilo neo-romântico e foi concebido para ser uma espécie de castelo europeu com 98 divisões, estufa, estábulos, biblioteca e um jardim com mais de 20 mil m2. A casa foi residência do magnata Sir Henry Mill Pellatt, tendo sido construída entre 1911 e 1914, pelo arquitecto E.J.Lennox.

Horário: Todos os dias das 9h30 às 17h (última admissão às 16h30)

Entrada: Adultos: $25 | +65 anos: $16 e Jovens (14 aos 17 anos: $20 | Crianças dos 4 aos 13 anos: $15 | Crianças com menos de 3 anos: gratuito

Morada: 1 Austin Terrace

Transportes: Estação de metro Dupont (linha Yonge-University)

Queen’s Park

O Queen’s Park é o local ideal para passear ao final da tarde. O parque histórico, com mais de 150 anos de existência, está rodeado pela Universidade de Toronto a leste e pelo Royal Ontario Museum a oeste e a norte. Nesta área, não deixe ainda de visitar o Ontario’s Legislative Building, um dos edifícios mais belos da cidade (entrada gratuita).

Câmara Municipal – Old City Hall e City Hall

City Hall

Toronto City Hall

No centro da cidade, entre o bairro de Chinatown e o Moss Park, vai encontrar o antigo edifício da Câmara Municipal (Old City Hall) e o atual edifício da Câmara Municipal (City Hall), dois excelentes exemplos da arquitectura da cidade, de tempos distintos, que convivem lado a lado.

O edifício do Old City Hall, com uma arquitectura de estilo romanesco revivalista, foi inaugurado em 1899, e foi sede da câmara até 1965, quando foi substituída pela City Hall, um arranha-céus com uma arquitectura arrojada concebido pelo arquitecto finlandês Viljo Revell. Vale a pena passear por esta zona da cidade e apreciar os diferentes estilos arquitectónicos da cidade expressos nestes dois exemplos.

Ilhas de Toronto

As Ilhas de Toronto são um dos destinos mais visitados nos meses de Verão. Apanhe o ferry no Harbourfront e aprecie as vistas panorâmicas para a cidade. O passeio demora cerca de 20 minutos e o bilhete custa $7 (ida e volta). Nas ilhas aproveite para passear de bicicleta ou a pé, visitar o parque de diversões Centreville Park e ir à praia de Hanlan’s Point, considerada como uma das melhores de Toronto.

Queen’s Quay

Na zona ribeirinha, situa-se a Toronto Queen’s Quay, um espaço revitalizado que se estende por cerca de 3 quilómetros entre a Bathurst Street e a Parliament Street. Aqui vai encontrar uma grande oferta de centros comerciais, restaurantes, lojas, espaços de lazer e entretenimento.

Partilhar.