O Que Ver e Fazer em Zagreb, Capital da Croácia

A cidade de Zagreb, situada nas margens do rio Sava, é o principal centro económico, cultural e político da Croácia, desde a independência do país em 1991.

A capital croata, com cerca de 800 mil habitantes, tem vindo a ganhar o seu espaço no contexto europeu, sendo actualmente um dos principais destinos turísticos do país, conjuntamente com Dubrovnik, Split e Zadar.

Para planear a sua viagem a Zagreb, fornecemos algumas informações sobre a cidade, e sugerimos oito locais que vale a pena incluir no seu roteiro.

Sobre Zagreb

Zagreb é uma cidade única que se divide em duas partes: o centro histórico (Gornji grad) com os seus bairros Kaptol e Gradec, onde predominam as praças e os edifícios de traços medievais, e a zona mais recente (Donji grad), que corresponde à área comercial e cultural da cidade.

Para além do património histórico e cultural, a gastronomia é outro dos atractivos desta cidade. Nos restaurantes locais, aproveite para saborear o strukli de zagorje, que corresponde a uma massa recheada com abóbora, maçã, ou queijo fresco, o vinski gulaš, um cozido croata com vinho, e o šljivovica, lombo de porco recheado com ameixa preta e aguardente do mesmo fruto.

Para visitar a cidade, pode adquirir o Zagreb Card, um passe turístico que oferece descontos nas entradas dos museus e monumentos, preço reduzidos em lojas e restaurantes e viagens ilimitadas nos transportes públicos da cidade. Este passe tem a validade de 24 ou 72 horas e custa 98 kuna e 135 kuna respectivamente (13 e 18 euros aproximadamente). Pode ser adquirido nos postos de turismo e na maioria dos hotéis da cidade.

1. Igreja de São Marcos

Igreja de São Marcos

A igreja de São Marcos é um dos monumentos mais emblemáticos de Zagreb. Datada do século XIV, a igreja possui uma arquitectura de estilo gótico, destacando-se pelas janelas de estilo romanesco e pelo telhado colorido.

2. Torre Lotrščak

Torre Lotrščak

A partir do topo desta torre medieval obtém uma das mais belas vistas da cidade. Esta fortificação data do século XIII, e está situada no centro histórico de Zagreb. A entrada custa 20 kuna.

3. Praça Kaptol e Catedral

Vista da Catedral de Zagreb

Na Praça Kaptol, situada na parte antiga da cidade, vai encontrar a Catedral da Assunção da Sagrada Virgem Maria cuja origem remonta ao século XIII. Esta igreja é outro dos símbolos da cidade, tendo sido reconstruída várias vezes devido às destruições provocadas pela guerra e por fenómenos naturais (sismos).

4. Rua Tkalčićeva

Rua Tkalčićeva

A Tkalčićeva é uma das ruas mais turísticas da cidade, onde proliferam restaurantes, bares e cafés. Este é o local ideal para passear ao final da tarde, apreciar as vistas numa esplanada ou jantar.

5. Praça Ban Jelacic

Vista da Praça Ban Jelacic

A Praça Ban Jelacic (Trg bana Jelačića) é o coração da cidade e o local de encontro dos habitantes locais, onde existe uma grande oferta de restaurantes, lojas e edifícios de diferentes estilos arquitectónicos. A praça é um dos principais interfaces de transporte da cidade, e o local privilegiado para a realização de eventos públicos.

6. Mercado Dolac

Zagreb

Mercado Dolac

O Mercado Dolac é um ponto de visita obrigatória na cidade. É o mercado mais conhecido e visitado de Zagreb, pois é aqui que os agricultores da região vendem os seus produtos (frutas, legumes, queijos, flores). O mercado funciona 6 dias por semana (excepto aos domingos) e está situado por detrás da Praça Ban Jelacic.

7. Parque Zrinjevac

O Parque Zrinjevac é uma das maiores áreas verdes da cidade. Aproveite para passear neste parque e visitar a Academia Croata de Ciências e Arte, assim como o Museu de Arqueologia e a Suprema Corte situados nas proximidades.

8. Cemitério de Mirogoj

Cúpula da entrada do cemitério Mirogoj

Um pouco afastado do centro, mas de fácil acesso por transportes públicos, o cemitério de Mirogoj localiza-se no sopé do monte Medvednica. Com paredes, arcadas e capelas cobertas de videiras e 2 hectares de jardins, o cemitério mais se assemelha a um castelo neo-renascentista, razão por que está entre os dez cemitérios mais belos da Europa.

Na encosta do monte Medvednica, o parque com o mesmo nome é outra das atrações de Zagreb, com vários trilhos, casas de montanha, monumentos, entre os quais o forte medieval de Medvedgrad.