O Que Ver em Kuala Lumpur – 10 Atrações Turísticas

0

Kuala Lumpur é uma cidade frenética, mas com uma forma peculiar de encantar quem a visita. A gastronomia é um factor importante pela diversidade que reflecte o multiculturalismo da Malásia, mas não é o único aspecto que distingue a capital da Malásia.

A cidade soube abraçar a modernidade dos seus arranha-céus e centros comerciais em bairros como KLCC e Bukit Bintang, conservar as tradições das comunidades chinesas e indianas em áreas como a Chinatown e a Little Indian, e manter a arquitectura original de edifícios históricos como o magnífico Sultan Abdul Samad, situado em pleno coração de Kuala Lumpur.

Numa visita a Kuala Lumpur, conheça 10 atrações turísticas que reflectem a modernidade e a herança multicultural desta cidade do sudeste asiático.

Torres Petronas

Símbolo da cidade, as Petronas, com 491 metros de altura, são ainda hoje consideradas as mais altas torres gémeas do mundo. Localizadas em KLCC (Kuala Lumpur City Centre), uma área de grandes espaços comerciais e de negócios, as torres estão unidas nos 41º e 42º pisos pela skybridge, uma ponte 175 metros acima do nível da rua, com 58 metros de comprimento. Para evitar as filas, é aconselhável comprar os bilhetes online.

Horário: 9h-21h (terça a domingo; encerra durante a oração de sexta das 13h-14h30)

Torre de Kuala Lumpur

Vista das Petronas e da Menara KL

A torre KL, também conhecida como Menara KL, é uma torre de comunicação, e também uma das principais atrações turísticas da capital da Malásia. Com um restaurante rotativo e uma área de observação 100 metros mais alta do que a skybridge das Petronas, a torre oferece vistas panorâmicas de Kuala Lumpur. Os bilhetes para subir à plataforma de observação podem ser adquiridos online.

Horário: 9h-22h

Cavernas Batu

Deus Murugan nas cavernas Batu

Localizadas 15 km a norte de Kuala Lumpur, as cavernas Batu são formações calcárias, escavadas na montanha há mais de 400 milhões de ano, e transformadas no maior santuários hindu fora da Índia. Das três cavernas principais, a maior é a caverna Catedral, com 100 metros de altura. Para aqui chegar, é necessário subir os 272 degraus “guardados” pela estátua dourada do deus Murugan, com mais de 43 metros de altura. Os visitantes costumam trazer amendoins e bananas para oferecer aos macacos que lhes dão as boas-vindas ao longo da íngreme escadaria.

Entre Janeiro e Fevereiro, as cavernas de Batu atraem centenas de milhares de visitantes para assistir ao colorido festival de Thaipusam, durante o qual os hindus mais devotos transportam kavadis (ou fardos) atados ao corpo com ganchos, que perfuram pele, bochechas e língua, como prova da devoção ao deus Murugan.

Chinatown

A caótica Chinatown de Kuala Lumpur é onde se encontra de tudo, com a certeza de que nada é genuíno. A área representa o passado multicultural de Kuala Lumpur, e mergulha os visitantes na história, cultura e herança orientais da cidade, em total contraste com a elegância dos modernos bairros de Kuala Lumpur, como KLCC e Bukit Bintang.

Praça Merdeka

O magnífico Sultan Abdul Samad no coração de Kuala Lumpur

Localizada no coração da cidade, a praça Merdeka é também conhecida como praça da Independência, já que foi neste local que a bandeira malaia foi hasteada em 1957, data que marca a independência da Malásia, e o fim da colonização britânica. A praça alberga alguns dos edifícios mais importantes da cidade como o magnífico Sultan Abdul Samad, um edifício governamental em estilo mourisco, construído no final do século XIX pelos britânicos, o Museu Nacional de História e o Royal Selangor Club, fundado em 1884, que servia como ponto de encontro dos altos membros da comunidade britânica colonial.

Bukit Bintang

Centro comercial Pavilion em Bukit Bintang

Bukit Bintang é o paraíso das compras e do entretenimento em Kuala Lumpur. Desde pequenas lojas a grandes centros comerciais, neste bairro a oferta de produtos e preços é diversificada. Existem ainda inúmeros restaurantes e bancas de comida de rua, com destaque para Jalan Alor, uma rua repleta de restaurantes e bancas de rua que servem todo o tipo de comida chinesa.

Museu de Artes Islâmicas

Cúpula do Museu de Artes Islâmicas

Localizado próximo da Masjid Negara, a mesquita nacional da Malásia, o Museu de Artes Islâmicas em Kuala Lumpur é a visita óbvia para quem acaba de conhecer a mesquita. O museu conta com de artefactos da cultura e fé islâmicas provenientes da Malásia, mas também de outros impérios como o Otomano e o Mongol. Um dos destaques do museu são as maquetes de mesquitas famosas em todo o mundo. O restaurante do museu confecciona pratos do Médio Oriente.

Horário: 10h-18h

Little India

Na colorida Little India, os cheiros, as pessoas e o próprio ambiente oferecem uma visão diferente da capital malaia. Neste quarteirão de Kuala Lumpur, inserido na moderna área de Bricksfields, próximo da estação de comboios KL Sentral, conhece-se o sul da Índia, sem a confusão de cidades como Chennai. Existem vários restaurantes, muitos com opções vegetarianas.

Parque de Aves

Parque de Aves

Localizado no parque dos Jardins do Lago (Lake Gardens), o parque de Aves de Kuala Lumpur alberga mais de 3.000 aves de mais de 200 espécies diferentes. As aves, com excepção das de rapina, voam livremente nas diferentes áreas do parque que recriam os seus habitats naturais. A proximidade entre visitantes e aves, acostumadas às pessoas, é sem dúvida uma experiência interessante e diferente.

Horário: 9h-18h

Aquaria KLCC

O Aquaria KLCC possui mais de 150 espécies de marinhas, incluindo todo o tipo de peixes, corais e tubarões. Este oceanário não é uma novidade para quem já visitou espaços semelhantes, mas é uma das poucas atrações para crianças em Kuala Lumpur. Proporciona um bom programa para um dia de chuva. Planeie a sua visita de modo a poder assistir à alimentação dos peixes (todos os dias ao meio-dia) ou dos tubarões (segunda, quarta e sábado às 15h).

Horário: 10h-20h

Partilhar.