O Que Ver e Fazer na Jamaica – 7 Atrações Turísticas

A Jamaica, conhecida pelas praias de areia branca, pela música reggae e pelos resorts de luxo, é um dos principais destinos turísticos do arquipélago das Grandes Antilhas, nas Caraíbas.

O país possui uma infraestrutura hoteleira assinalável que inclui villas, lodges e hotéis de 5 estrelas com tudo incluído, além de campos de golfe, restaurantes e lojas. Os principais centros turísticos são as estâncias balneares de Negril, Montego Bay, Ocho Rios, e Port Antonio.

Mas a Jamaica é também um vasto país, com uma grande biodiversidade, e 400 anos de história, que vale a pena explorar para além dos limites dos resorts.

1. Cataratas do Rio Dunn, Ochos Rios

Cataratas do Rio Dunn

As Dunn’s River Falls são as quedas de água mais conhecidas da Jamaica, estando localizadas em Ochos Rios na costa norte da Jamaica. A altura máxima atinge os 180 metros de queda vertical em direcção ao mar. Para visitar este local, leve calçado impermeável (do tipo botins de surf ou bodyboard – existem à venda no local por $10) e prepare-se para se molhar.

A subida das cataratas é feita em grupos orientada por um guia que pede às pessoas para caminharem de mãos dadas. Muitas crianças também fazem a subida – 7 anos é uma boa idade mínima, mas depende do equilíbrio de cada criança.

2. Rio Martha Brae

Jangadas no Rio Martha Brae

Ao contrário da subida das cataratas, rafting no rio Martha Brae é um passeio relaxante. Numa jangada de bambu, um “capitão” experiente desliza a embarcação nas águas paradas do rio Martha Brae num cenário tropical idílico. Pelo caminho, terá a oportunidade de apreciar o artesanato que os habitantes locais expõem nas margens do rio.

3. Blue Mountains e Parque Nacional John Crow

Blue Mountains

As Blue Mountains e o Parque Nacional John Crow ocupam cerca de 810 km2 de floresta tropical, integrando desde 2015 a lista de Património Mundial da Unesco. O parque é o habitat natural de mais de 800 plantas endémicas e 200 espécies de aves, sendo a área de maior diversidade de fauna e flora da Jamaica. É aqui cultivado o famoso café jamaicano Blue Mountain, um dos mais caros cafés do mundo. A caminhada até a Blue Mountain Peak é a actividade mais popular neste destino.

4. Praia de Negril

Praia de Negril

Também conhecida como Seven Mile Beach, a praia de Negril é um autêntico paraíso natural de areia branca e águas transparentes. Em comparação com as praias de Montego Bay ou Ocho Rios, a praia de Negril tem águas mais calmas. É também nesta área que estão situados alguns dos melhores resorts e restaurantes da ilha. A prática de desportos náuticos e o mergulho são algumas das actividades que pode fazer neste destino.

5. Doctor’s Cave Beach, Montego Bay

Doctor’s Cave Beach

A Doctor’s Cave Beach é considerada uma das melhores praias de Montego Bay. Possui infraestruturas balneares que incluem restaurantes, bares e balneários. Nesta região, não deixe ainda de visitar a baía de Glistening e de fazer uma caminhada em Cockpit Country, uma floresta tropical de topografia acidentada, rica em vegetação, animais, com destaque para as aves, e história (foi o refúgio dos cimarrones, escravos fugitivos hispânicos, durante a ocupação britânica de 1665).

6. Port Antonio

Frenchman’s Cove

Localizada no nordeste da ilha, Port Antonio é a mais autêntica das estâncias balneares da Jamaica. No lugar de resorts e cruzeiros, existem caóticos mercados, vendedores de rua, arquitectura georgiana em diversos estados de conservação, e na proximidade praias de sonho, como a Frenchman’s Cove – 1000 dólares jamaicanos (cerca de 6 euros) é o preço para se banhar neste pedaço de paraíso. Outra das atrações de Port Antonio é a Lagoa Azul, o local de filmagem do famoso filme de 1980 (The Blue Lagoon) com Brooke Shields e Christopher Atkins.

7. Kingston

Hope Gardens

A cidade de Kingston, capital do país, não é propriamente bonita, mas existem alguns locais de interesse. Os destaques são o Museu Bob Marley, as mansões históricas como a famosa Devon House, o jardim botânico (Hope Botanical Gardens) e o Museu de História Natural.