O Que Ver e Visitar em Moçambique – 6 Atrações Turísticas

A diversidade paisagística e a localização geográfica na costa do Oceano Índico fazem de Moçambique um país único na África Austral.

Neste destino, vai encontrar praias de perder de vista, planícies férteis, extensos planaltos, maciços montanhosos, savanas e ilhas paradisíacas.

Moçambique destaca-se também pela cultura, pelas tradições ancestrais e pelo património histórico ímpar no contexto do continente africano.

Para visitar Moçambique, apresentamos uma lista de seis locais a incluir no seu roteiro de viagem.

1. Parque Nacional da Gorongosa

Gorongosa

Zebra no Parque Nacional da Gorongosa

O Parque Nacional da Gorongosa situa-se na região central de Moçambique, no limite sul do Grande Vale do Rift. Com uma área aproximada de 4000 km², possui uma biodiversidade assinalável no contexto do continente africano. Aqui, vai encontrar diversos ecossistemas, nomeadamente pradarias, savanas, e florestas de altitude. Ao nível da fauna, pode encontrar antílopes, leões, elefantes, zebras, crocodilos, hipopótamos, e mais de 300 espécies de aves diferentes.

2. Bazaruto

Bazaruto

Bazaruto

O arquipélago de Bazaruto, situado a cerca de 600 quilómetros de Maputo, é constituído pelas ilhas de Santa Catarina, Benguerra e Magaruque, tendo sido classificado como Parque Nacional Marinho e protegido pela WWF (World Wildlife Fund) e pelo governo moçambicano. Aqui, irá encontrar uma grande diversidade de flora e fauna e praias semi-selvagens enquadradas por cenários naturais de rara beleza. Se procura umas férias longe dos destinos de turismo massificado, esta ilha é o local ideal para desfrutar de alguns dias de pleno descanso.

3. Arquipélago das Quirimbas

Ilha do Ibo no Parque Nacional das Quirimbas

O arquipélago das Quirimbas é constituído por 32 ilhas coralinas, que se estendem ao longo da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, entre a foz do rio Rovuma e Pemba. Nadar nas praias e praticar mergulho são os principais atractivos deste destino. É possível avistar mantas e tubarões-baleia numa experiência única em Moçambique.

4. Ilha de Moçambique

Fortaleza de São Sebastião

No norte de Moçambique, na província de Nampula e na foz da Baía de Mossuril, a ilha de Moçambique possui um rico património arquitectónico, classificado pela UNESCO desde 1991. Do conjunto, destacam-se a Capela de Nossa Senhora do Baluarte, construída no primeiro quartel do século XVI, a Fortaleza de São Sebastião e o Palácio dos Capitães-Generais que ocupa o local onde os portugueses construíram a Torre de São Gabriel em 1507, ano da ocupação da ilha.

5. Inhaca

Ilha da Inhaca

A ilha de Inhaca é o destino perfeito para uma visita de dia inteiro a partir de Maputo, estando localizada a cerca de 30 quilómetros da capital. Nesta pequena ilha, encontra praias paradisíacas de águas límpidas, onde pode mergulhar, observar peixes coloridos e magníficos recifes de corais, e fazer pesca em alto mar. Aproveite ainda para conhecer o velho farol, a Ponta de Santa Maria e o Museu de Biologia Marinha, e para fazer passeios a pé à beira-mar ou caminhadas no interior da ilha.

6. Maputo

Mercado Central de Maputo

A cidade de Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique. Numa visita a este destino, destacamos os locais mais emblemáticos: o pitoresco mercado do peixe, a estação de caminhos de ferro, construída no início do século XX, a Sé Catedral situada na Praça da Independência, a casa de Ferro, construída no final do século XIX pela escola de Gustav Eiffel, o mercado central localizado na baixa da cidade, onde pode encontrar uma grande variedade de produtos frescos provenientes das hortas locais, a Casa Amarela, sede do primeiro governo colonial, que actualmente é o Museu da Moeda, o Jardim Botânico de Tunduru, e o Museu da Revolução, onde pode ficar a saber mais sobre a história de Moçambique.