O Que Visitar no Canadá – 10 Atrações Imperdíveis

Sendo o maior país da América do Norte, o Canadá oferece paisagens grandiosas e de extrema beleza, tais como glaciares, prados alpinos, lagos silenciosos, e florestas intactas.

Algumas das maiores cidades do Canadá, como Toronto, Montreal, Calgary, Ottawa, Vancouver e Quebec, são também destinos de viagem interessantes pelo seu cosmopolitismo, pela diversidade cultural e pela boa organização do país.

Conheça 10 dos locais que fazem do Canadá um destino turístico único, e que valem a pena visitar.

Cataratas do Niagara

Vista das Cataratas do Niagara

Na fronteira com os Estados Unidos, as Cataratas do Niagara recebem anualmente 20 milhões de visitantes. As cataratas são compostas por 3 quedas de água: a Horseshoe é a maior e localiza-se maioritariamente no lado canadiano, as mais pequenas, situadas no lado americano, são conhecidas como Americana e Bridal Veil. Em conjunto, estas três quedas de água produzem o maior fluxo de água do mundo.

Não deixe de fazer o passeio de barco que passa sob as cataratas. Do lado canadiano, o operador é o Hornblower Niagara Cruises; do lado americano, o passeio faz-se no Maid of the Mist. Os passeios de barco apenas funcionam na estação alta, entre Maio e Outubro.

Vancouver

Vista de Vancouver

Localizada na costa oeste do Canadá, na província de British Columbia, a cidade de Vancouver é muito apreciada pela sua localização estratégica. Banhada pelo Oceano Pacífico e com as montanhas ali tão perto, verdes no Verão e cobertas de branco no Inverno, a cidade oferece praia e montanha no mesmo dia.

As principais atrações desta cidade canadiana são a Grouse Mountain, cujos íngremes 850 metros até ao topo são todos os anos percorridos por milhares de visitantes, o Stanley Park, que cobre uma área de bosques, jardins e espaços verdes superior à área do Central Park em Nova Iorque, Granville Island, uma ilha com um enorme mercado no meio da cidade, e a Chinatown, o bairro chinês que é o terceiro maior da América do Norte.

Ilha de Vancouver

Vancouver

Ilha de Vancouver

Situada em frente do estado americano de Washington, a Ilha de Vancouver é a maior ilha da costa oeste do continente americano. Os destaques são a pitoresca cidade de Victoria, os Jardins Butchart com uma enorme variedade de plantas e flores, a paradisíaca praia de Tofino, um santuário da vida marinha, onde se observam baleias de bossa, orcas e baleias cinzentas, e a natureza selvagem do norte da ilha de onde se pode apanhar o ferry para o Alasca.

Para chegar à Ilha de Vancouver, apanhe o ferry na cidade de Vancouver. A viagem tem a duração de 90 minutos, mas os terminais de ferry de ambos os lados situam-se um pouco distantes das respectivas cidades. O percurso para chegar ao terminal pode demorar entre 45 e 75 minutos, dependendo do meio de transporte.

Toronto

Toronto

Toronto

Toronto é a capital da província de Ontario, uma das maiores cidades da América do Norte e a mais populosa do Canadá. Com vários bairros étnicos como Chinatown, Little India, Little Italy e Little Portugal, Toronto é uma das cidades do Canadá com maior diversidade cultural.

A cidade tem o seu epicentro na Yonge Street, considerada a mais longa rua do mundo. As atrações turísticas incluem a CN Tower, com 553 metros de altura, e a Casa Loma a lembrar um castelo de fadas. As Ilhas de Toronto são um dos destinos mais visitados nos meses de Verão pelas suas praias e actividades ao ar livre.

Parque Nacional de Banff e Lago Louise

Parque Banff

Localizado na província de Alberta, nas Canadian Rockies, como é conhecido o segmento canadiano das Montanhas Rochosas, o Banff é um dos maiores e mais visitados parques nacionais do Canadá. Todos os anos, o parque atrai milhões de visitantes que percorrem a “Transcanadiana”, a principal auto-estrada que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico e que atravessa o parque passando pelo Lago Louise. O Banff possui inúmeros animais selvagens, tais como ursos pardos e negros, alces, veados, lobos e águias americanas.

Montréal

Monreal à noite vista do Parque Mont Royal

Montréal à noite vista do Parque Mont Royal

Montréal é a capital cultural e financeira da província do Quebec. É a segunda maior cidade do Canada, depois de Toronto, e possui a maior comunidade falante de língua francesa, depois de Paris. Montréal é uma cidade cosmopolita que oferece uma intensa vida cultural, sendo a sede de vários eventos de renome internacional como o Juste pour Rire, um dos maiores festivais de comédia do mundo, o Festival de Jazz de Montréal, e o Festival Internacional de Cinema de Montreal.

Os destaques turísticos desta cidade incluem os arranha-céus na Downtown, a Torre de Montréal, ou Torre Olímpica, a mais alta torre inclinada do mundo, com 165 metros, os edifícios do centro histórico, também conhecido como Old Montréal, que datam dos séculos XVII a XIX.

Quebec

Château Frontenac – Quebec

A cidade do Quebec é a capital da província com o mesmo nome, localizada no leste do Canadá. A herança cultural francesa está ainda bem presente na arquitectura e na língua que se fala nesta região. Ao contrário das cidades de Vancouver e Toronto mais “canadianas”, Quebec faz lembrar uma pequena cidade europeia.

Na margem do rio St. Lawrence, o Vieux Quebec é o bairro histórico, classificado Património Mundial pela UNESCO. Aqui, não deixe de visitar a Citadela e a Place-Royale, onde Samuel de Champlain estabeleceu em 1608 a primeira colónia francesa na América do Norte, e de passear pela Rue Saint Jean, uma das mais antigas ruas comerciais, e a mais frequentada. O Château Frontenac é o hotel mais fotografado do mundo. Existem visitas guiadas ao seu interior que custam cerca de $17,40, um preço consideravelmente mais em conta do que uma noite neste hotel icónico.

Whistler

Resort de esqui – Whistler

Localizado nas Montanhas Costeiras de British Columbia, Whistler é o resort de esqui mais popular da América do Norte formado por duas montanhas, Whistler e Blackcomb. Fica a duas horas de distância de Vancouver pela estrada mais cénica do Canadá, conhecida como Sea-to-Sky Highway. Os visitantes podem optar por ficar numa das três pitorescas povoações, Whistler Village, Creekside e Upper Village. O teleférico Peak 2 Peak assegura o transporte dos visitantes entre as povoações e as montanhas.

Ottawa

Rideau Canal – Ottawa

Localizada no sul da província de Ontario, Ottawa é a capital do Canadá, onde se encontram as sedes de muitos organismos públicos na famosa Parliament Hill, uma colina na margem do rio Ottawa com um conjunto arquitectónico em estilo gótico. O Rideau Canal é uma das principais atrações de Ottawa, declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Inaugurado em 1832, o canal conserva a sua estrutura intacta, sendo actualmente utilizado para lazer. No Inverno, o canal transforma-se na maior pista de patinagem no gelo do mundo. No Verão, é possível fazer passeios de barco.

Calgary

Vista de Calgary

Calgary é a maior cidade da província de Alberta, situada entre no sopé das Canadian Rockies. A cidade desenvolveu-se após a descoberta de petróleo em 1900 na província de Alberta, sendo hoje uma das maiores metrópoles do Canadá. A principal atração de Calgary é o rodeo conhecido como Calgary Stampede. Esta celebração do Oeste Selvagem ocorre todos os anos durante dez dias em Julho, com vários rodeos, paradas, competições, artesanato e comida.