Sendo o maior país da América do Norte, o Canadá oferece paisagens grandiosas e de extrema beleza, tais como glaciares, prados alpinos, lagos silenciosos, e florestas intactas.
Algumas das maiores cidades do Canadá, como Toronto, Montreal, Calgary, Ottawa, Vancouver e Quebec, são também destinos de viagem interessantes pelo seu cosmopolitismo, pela diversidade cultural e pela boa organização do país.
Conheça 10 dos locais que fazem do Canadá um destino turístico único, e que valem a pena visitar.
Cataratas do Niagara
Na fronteira com os Estados Unidos, as Cataratas do Niagara recebem anualmente 20 milhões de visitantes. As cataratas são compostas por 3 quedas de água: a Horseshoe é a maior e localiza-se maioritariamente no lado canadiano, as mais pequenas, situadas no lado americano, são conhecidas como Americana e Bridal Veil. Em conjunto, estas três quedas de água produzem o maior fluxo de água do mundo.
Não deixe de fazer o passeio de barco que passa sob as cataratas. Do lado canadiano, o operador é o Hornblower Niagara Cruises; do lado americano, o passeio faz-se no Maid of the Mist. Os passeios de barco apenas funcionam na estação alta, entre Maio e Outubro.
Vancouver

Vista de Vancouver
Localizada na costa oeste do Canadá, na província de British Columbia, a cidade de Vancouver é muito apreciada pela sua localização estratégica. Banhada pelo Oceano Pacífico e com as montanhas ali tão perto, verdes no Verão e cobertas de branco no Inverno, a cidade oferece praia e montanha no mesmo dia.
As principais atrações desta cidade canadiana são a Grouse Mountain, cujos íngremes 850 metros até ao topo são todos os anos percorridos por milhares de visitantes, o Stanley Park, que cobre uma área de bosques, jardins e espaços verdes superior à área do Central Park em Nova Iorque, Granville Island, uma ilha com um enorme mercado no meio da cidade, e a Chinatown, o bairro chinês que é o terceiro maior da América do Norte.
Ilha de Vancouver

Ilha de Vancouver
Situada em frente do estado americano de Washington, a Ilha de Vancouver é a maior ilha da costa oeste do continente americano. Os destaques são a pitoresca cidade de Victoria, os Jardins Butchart com uma enorme variedade de plantas e flores, a paradisíaca praia de Tofino, um santuário da vida marinha, onde se observam baleias de bossa, orcas e baleias cinzentas, e a natureza selvagem do norte da ilha de onde se pode apanhar o ferry para o Alasca.
Para chegar à Ilha de Vancouver, apanhe o ferry na cidade de Vancouver. A viagem tem a duração de 90 minutos, mas os terminais de ferry de ambos os lados situam-se um pouco distantes das respectivas cidades. O percurso para chegar ao terminal pode demorar entre 45 e 75 minutos, dependendo do meio de transporte.
Toronto

Toronto
Toronto é a capital da província de Ontario, uma das maiores cidades da América do Norte e a mais populosa do Canadá. Com vários bairros étnicos como Chinatown, Little India, Little Italy e Little Portugal, Toronto é uma das cidades do Canadá com maior diversidade cultural.
A cidade tem o seu epicentro na Yonge Street, considerada a mais longa rua do mundo. As atrações turísticas incluem a CN Tower, com 553 metros de altura, e a Casa Loma a lembrar um castelo de fadas. As Ilhas de Toronto são um dos destinos mais visitados nos meses de Verão pelas suas praias e actividades ao ar livre.
Parque Nacional de Banff e Lago Louise

Parque Banff
Localizado na província de Alberta, nas Canadian Rockies, como é conhecido o segmento canadiano das Montanhas Rochosas, o Banff é um dos maiores e mais visitados parques nacionais do Canadá. Todos os anos, o parque atrai milhões de visitantes que percorrem a “Transcanadiana”, a principal auto-estrada que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico e que atravessa o parque passando pelo Lago Louise. O Banff possui inúmeros animais selvagens, tais como ursos pardos e negros, alces, veados, lobos e águias americanas.
Montréal

Montréal à noite vista do Parque Mont Royal
Montréal é a capital cultural e financeira da província do Quebec. É a segunda maior cidade do Canada, depois de Toronto, e possui a maior comunidade falante de língua francesa, depois de Paris. Montréal é uma cidade cosmopolita que oferece uma intensa vida cultural, sendo a sede de vários eventos de renome internacional como o Juste pour Rire, um dos maiores festivais de comédia do mundo, o Festival de Jazz de Montréal, e o Festival Internacional de Cinema de Montreal.
Os destaques turísticos desta cidade incluem os arranha-céus na Downtown, a Torre de Montréal, ou Torre Olímpica, a mais alta torre inclinada do mundo, com 165 metros, os edifícios do centro histórico, também conhecido como Old Montréal, que datam dos séculos XVII a XIX.
Quebec

Château Frontenac – Quebec
A cidade do Quebec é a capital da província com o mesmo nome, localizada no leste do Canadá. A herança cultural francesa está ainda bem presente na arquitectura e na língua que se fala nesta região. Ao contrário das cidades de Vancouver e Toronto mais “canadianas”, Quebec faz lembrar uma pequena cidade europeia.
Na margem do rio St. Lawrence, o Vieux Quebec é o bairro histórico, classificado Património Mundial pela UNESCO. Aqui, não deixe de visitar a Citadela e a Place-Royale, onde Samuel de Champlain estabeleceu em 1608 a primeira colónia francesa na América do Norte, e de passear pela Rue Saint Jean, uma das mais antigas ruas comerciais, e a mais frequentada. O Château Frontenac é o hotel mais fotografado do mundo. Existem visitas guiadas ao seu interior que custam cerca de $17,40, um preço consideravelmente mais em conta do que uma noite neste hotel icónico.
Whistler

Resort de esqui – Whistler
Localizado nas Montanhas Costeiras de British Columbia, Whistler é o resort de esqui mais popular da América do Norte formado por duas montanhas, Whistler e Blackcomb. Fica a duas horas de distância de Vancouver pela estrada mais cénica do Canadá, conhecida como Sea-to-Sky Highway. Os visitantes podem optar por ficar numa das três pitorescas povoações, Whistler Village, Creekside e Upper Village. O teleférico Peak 2 Peak assegura o transporte dos visitantes entre as povoações e as montanhas.
Ottawa

Rideau Canal – Ottawa
Localizada no sul da província de Ontario, Ottawa é a capital do Canadá, onde se encontram as sedes de muitos organismos públicos na famosa Parliament Hill, uma colina na margem do rio Ottawa com um conjunto arquitectónico em estilo gótico. O Rideau Canal é uma das principais atrações de Ottawa, declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Inaugurado em 1832, o canal conserva a sua estrutura intacta, sendo actualmente utilizado para lazer. No Inverno, o canal transforma-se na maior pista de patinagem no gelo do mundo. No Verão, é possível fazer passeios de barco.
Calgary

Vista de Calgary
Calgary é a maior cidade da província de Alberta, situada entre no sopé das Canadian Rockies. A cidade desenvolveu-se após a descoberta de petróleo em 1900 na província de Alberta, sendo hoje uma das maiores metrópoles do Canadá. A principal atração de Calgary é o rodeo conhecido como Calgary Stampede. Esta celebração do Oeste Selvagem ocorre todos os anos durante dez dias em Julho, com vários rodeos, paradas, competições, artesanato e comida.