A América é um país de uma enorme diversidade, tanto ao nível das paisagens, com desertos, planícies, florestas e montanhas, como nos domínios cultural, gastronómico político e religioso.
Para planear uma viagem aos Estados Unidos, conheça 10 dos melhores locais a visitar, que incluem desde cidades multiculturais, como Nova Iorque, São Francisco e Miami, a paisagens naturais deslumbrantes, como o Grand Canyon, o Parque Nacional de Yellowstone e o Alaska.
1. Grand Canyon

Grand Canyon, uma das maravilhas naturais dos Estados Unidos
Localizado no norte do estado do Arizona, o Grand Canyon é uma das principais atrações turísticas dos Estados Unidos. Moldado pelo rio Colorado ao longo de milhões de anos, este desfiladeiro tem uma extensão de quase 500 km, com cerca de 15 km de largura média, atingindo nalguns locais 1600 metros de profundidade. Aqui, terá a oportunidade de visitar uma das sete maravilhas do mundo, e de explorar trilhos que proporcionam vistas deslumbrantes de uma paisagem imensa.
2. Nova Iorque

Avenida de Nova Iorque
A cidade de Nova Iorque é para muitos sinónimo de América. A maior e mais populosa metrópole do país está localizada no estado com o mesmo nome, na foz do rio Hudson, possuindo o maior porto natural do mundo. A cidade encontra-se dividida em cinco bairros: Brooklyn, Manhattan, Queens, Staten Island e Bronx.
Em Nova Iorque, não deixe de percorrer as ruas à sombra dos míticos arranha-céus, fotografar a Estátua da Liberdade, assistir a um espectáculo da Broadway, passear no Central Park, fazer compras na Quinta Avenida e visitar um dos museus de renome internacional.
3. Yellowstone

Geiser em Yellowstone
O parque de Yellowstone foi o primeiro parque nacional do mundo, criado em 1872 com o intuito de preservar tanto os inúmeros geyser, fontes de água quente e outras áreas termais, como a diversidade de vida selvagem, na qual se incluem ursos, lobos, bisontes e alces.
A caldeira vulcânica de Yellowstone encontra-se sobre um hotspot gigante de onde emanam luz, calor e lava fundida. O parque localiza-se maioritariamente no estado do Wyoming, estendendo-se aos estados de Montana e Idaho. Os aeroportos mais próximos encontram-se em Cody e Jackson (Wyoming), Bozeman e Billings (Montana) e Idaho Falls (Idaho).
4. Cataratas do Niagara

Vista das Cataratas do Niagara
Na fronteira com o Canadá, entre o estado de Nova Iorque e a província de Ontário, as Cataratas do Niagara são uma das maiores quedas de água e das mais visitadas maravilhas naturais do mundo. As cataratas são compostas por 3 quedas de água: a Horseshoe é a maior e localiza-se maioritariamente no lado canadiano, as mais pequenas, situadas no lado americano, são conhecidas como Americana e Bridal Veil.
No barco Maid of the Mist terá a oportunidade única de se aproximar do maior fluxo de água do mundo naquele que é um passeio no qual vale a pena embarcar. Os passeios de barco apenas funcionam na estação alta, entre Maio e Outubro.
5. São Francisco

Ponte Golden Gate
A cidade de São Francisco é um destino incontornável na costa oeste dos Estados Unidos. Localizada numa península com cerca de 120 km² entre a baía com o mesmo nome e a costa do Pacífico, a cidade é conhecida pelas ruas ondulantes, pelos eléctricos centenários, e pela Golden Gate, a mais longa ponte suspensa do mundo à data da construção, em 1937, e que se tornou um dos maiores ícones da Califórnia e do país. A cor laranja foi especificamente escolhida para tornar a ponte mais visível nos frequentes nevoeiros que envolvem a baía de São Francisco.
6. Havai

Waikiki
Localizado no Pacífico Norte, no limite nordeste da Polinésia, e a sudoeste do continente norte-americano, o Havai é um destino surpreendente com grandiosos maciços vulcânicos, recifes de corais de rara beleza, e praias idílicas quase desertas.
A porta de entrada deste paraíso é a capital Honolulu, associada ao histórico ataque a Pearl Harbour e à conhecida praia de Waikiki, 5 quilómetros do centro de Honolulu, e principal área hoteleira da ilha. Outra das atrações do Havai é o Parque Nacional dos Vulcões, com destaque para Kilauea, um dos cinco vulcões que formam o arquipélago e dos mais activos do mundo – 33 erupções desde 1952, excluindo a actual que se iniciou a 3 de Janeiro de 1983 e ainda hoje perdura.
7. Miami

Skyline de Miami
A cidade de Miami é célebre pelas magníficas praias, animação nocturna e hotéis vistosos. O bairro de South Beach, conhecido por ser ponto de encontro de modelos, fotógrafos, chefs de cozinha, celebridades e colunáveis, é também o centro da arquitetura Art Déco.
O Parque Nacional de Everglades faz igualmente parte da imagem de marca desta cidade norte-americana, e merece uma visita. Com milhares de quilómetros de pântanos e florestas sub-tropicais, este ecossistema único alberga o jacaré, o ex-libris do Everglades. Uma das melhores formas de explorar o parque é fazer um passeio de airboat.
8. Las Vegas

Las Vegas à noite
Apesar de associada ao jogo, Las Vegas oferece mais do que slot machines, mesas de poker, ou imitações de Elvis. A área conhecida como strip contém a maior concentração de casinos na Las Vegas Boulevard. Passear pela strip é uma actividade obrigatória numa visita a Las Vegas (embora a evitar durante o dia na época muito quente do Verão).
Os jardins e fontes do Bellagio e o seu impressionante espectáculo das “Danças das Águas” são outras das atrações de Las Vegas. Da Stratosphere Tower, a maior torre dos Estados Unidos, localizada no topo do hotel com o mesmo nome, tem-se uma vista de 360º da cidade e área circundante tanto de dia como de noite (a torre está aberta até à 1 da manhã nos dias úteis e 2 da manhã aos fins-de-semana).
9. Parque Nacional e Reserva de Denali

Parque Nacional e Reserva de Denali – Alaska
Com uma área de 24.500 km², o Parque de Denali é conhecido como Interior Alaska. Do parque faz parte a McKinley, a mais alta montanha da América do Norte. Denali significa “o mais alto” nas línguas atabascanas tradicionalmente faladas no Alaska. O parque é a meca dos aventureiros e montanhistas em busca de paisagens selvagens no seu estado original.
10. Nova Orleães

Prédio típico de Nova Orleães
Uma cidade única no contexto dos Estados Unidos, Nova Orleães destaca-se pela cultura, gastronomia e arquitectura crioulas com influências francesas. O jazz e as celebrações anuais da Terça-Feira Gorda são outras das atrações da maior cidade do Lousiana, localizada no sudeste do estado. Destruída pelas cheias resultantes do furacão Katrina em 2005, Nova Orleães encontra-se praticamente recuperada, sendo um dos mais interessantes locais para visitar nos Estados Unidos.
As principais atrações encontram-se no bairro conhecido como French Quarter, cujas varandas em ferro são a imagem de marca. Aqui, não deixe de visitar o French Market, a Catedral de St. Louis, a Jackson Square e a animada Bourbon Street. Nova Orleães possui também vários museus que retratam a história e cultura da cidade.
Aproveite ainda para fazer uma excursão aos pitorescos pântanos e canais do Lousiana, onde habitam jacarés e outras espécies animais. As visitas às plantações, como a Oak Alley Plantation, e aos locais que foram campos de batalha durante a Guerra Civil Americana, são outros dos passeios populares a apenas uma hora de distância de Nova Orleães.