O Que Visitar na Índia – Destinos e Atrações Turísticas

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, depois da China, e o sétimo com maior área. O país possui uma geografia diversificada, desde o Norte dominado pela cordilheira dos Himalaias até ao Sul onde dominam as planícies.

A Índia é um território de contrastes com uma grande diversidade de hábitos, tradições e modos de vida, num país onde cabem mais de mil milhões de habitantes, onde coabitam mais 2 mil grupos étnicos e onde existem mais de 200 línguas diferentes.

Deixe-se encantar por este país e conheça um território com uma herança cultural inestimável, onde é impossível ficar indiferente à dimensão e à magnitude dos lugares sagrados, aos monumentos ancestrais e aos tesouros arquitectónicos existentes um pouco por todo o território.

Para aqueles que se vão aventurar numa primeira visita à Índia, deixamos as 10 principais atrações turísticas que deve incluir no seu roteiro de viagem.

Taj Mahal

Taj Mahal

Taj Mahal

O Taj Mahal é porventura o monumento mais conhecido da Índia, e uma das principais atrações turísticas do país. Situado na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, e nas margens do rio Yamuna, o Taj Mahal foi mandado construir pelo Imperador Shah Jahan em honra da sua mulher Mumtaz Mahal durante o século XVII, tendo levado 22 anos a ser concluído.

Este imponente complexo foi construído em mármore branco incrustado de pedras semipreciosas (Lápis-lazúli, jade, diamantes) e possui uma arquitectura com diversos elementos da arquitectura islâmica, nomeadamente os arcos, os minaretes e as cúpulas. O melhor momento para visitar o Taj Mahal é ao final da tarde quando a atmosfera está mais límpida e brilhante.

Varanasi

Varanasi

Varanasi

A cidade de Varanasi, situada nas margens do rio Ganges, é um local sagrado para os hindus, budistas e para os jainistas (a religião mais antiga da Índia). Para sentir a atmosfera especial deste local, sugerimos que faça um passeio de barco ao amanhecer e passe pelas várias ghats (portas) onde os peregrinos tomam o banho sagrado e fazem as suas devoções e rituais.

Grutas de Ajanta

Ajanta

Interior das grutas de Ajanta

As grutas de Ajantas na região de Maharashtra são um dos principais destinos turísticos da Índia, tendo sido declaradas Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1983. Trata-se de um conjunto de grutas com pinturas rupestres de inspiração budista que datam do século II a.C, tendo sido abandonadas em meados do século VII quando o budismo começou a ter menos influência na Índia. Em 1819, as grutas foram redescobertas por um oficial inglês da Companhia das Índias Orientais.

Jaisalmer

Jaisalmer

Jaisalmer

No noroeste da Índia, junto à fronteira com o Paquistão, situa-se a cidade de Jaisalmer em pleno deserto do Thar. A cidade dourada, como também é conhecida, é uma das atrações turísticas mais populares do país, destacando-se pelas construções em arenito, pelas ruas labirínticas com lojas pitorescas, pelo forte e pelo Palácio do Marajá. Uma das actividades a não perder são os safaris de camelo com jantar no deserto.

Delhi

Delhi

Templo de Lotus em Delhi

Deli, a capital da Índia, é uma cidade de contrastes e história, materializados na caótica Velha Deli por oposição à moderna Nova Deli.

Passado o choque inicial perante uma cultura com valores diferentes, um trânsito infernal e elevados níveis de poluição, vai poder apreciar as fascinantes mesquitas e os fortes e monumentos que remontam ao tempo dos mongóis. Entre os locais a visitar, destacamos, entre outros locais de interesse, o Forte Vermelho, o mercado Chandni Chowk, a mesquita Jama Masjid e o Túmulo de Humayun.

Jaipur

Jaipur

Jaipur

A cidade de Jaipur, a capital do estado do Rajastão, é uma das metrópoles mais fascinantes da Índia, com inúmeros palácios, muralhas, fortes e monumentos, na sua maioria construídos em pedra cujo tom avermelhado determina o aspecto pitoresco desde lugar encantador. Os principais monumentos são o Palácio dos Marajás e o Palácio dos Ventos.

Goa

Goa

Praia de Goa

A cidade de Goa, antiga capital do império português no Oriente, situa-se a cerca de 400 quilómetros de Bombaim, entre Maharashtra a norte e Karnataka a sul. É um destino onde a presença portuguesa se faz notar na arquitectura e nos costumes locais, e onde pode apreciar e desfrutar de praias magníficas. Entre os locais a visitar, destacamos as igrejas das Fontainhas, de São Tomé e da Imaculada Conceição, a Sé Catedral de Santa Catarina, e a Basílica de Bom Jesus.

Bombaim

Bombaim

Portão da India em Bombaim

A cidade de Bombaim (Mumbai), situada no estado de Maharashtra na costa oeste do país, tem uma população estimada de 12 milhões de habitantes, sendo a capital económica da Índia. Bombaim é uma das cidades mais cosmopolitas do país, onde o antigo e o moderno convivem lado a lado. Neste destino, não deixe de visitar os edifícios coloniais de arquitectura britânica, os mercados, os parques de Victoria e de Hajiali e as magníficas praias de areia fina. Outro dos locais a visitar é a ilha Elefanta, que possui seis templos subterrâneos com grandes esculturas dos deuses hindus, Brahma, Vishunu e Shiva.

Harmandir Sahib

O complexo de Harmandir Sahib, mais conhecido como o Templo Dourado, é uma das principais atrações turísticas da cidade de Amritsar, e um importante lugar de cultos dos Sikhs. A construção data do século XVI, tendo sido iniciada pelo Guru Ram Das Ji e concluída no século XIX pelo marajá Ranjit Singh.

Parque Nacional Kanha

O Parque Nacional Kanha é uma dos mais belos santuários de vida selvagem do continente asiático, e uma das principais reservas de tigres na Índia. Para além dos famosos tigres de Benguela, ainda é possível avistar leopardos, raposas e chacais.