A Malásia é um país com uma extraordinária diversidade de culturas, onde coabitam malaios, indianos, chineses e outros grupos étnicos.
Neste país multiétnico e multicultural, a paisagem é também ela feita de contrastes. Os arranha-céus da capital Kuala Lumpur coexistem com pitorescas casas de madeira construídas sobre a água. Nas ilhas tropicais, os resorts de luxo estão a poucos metros de incríveis recifes. Nas florestas tropicais repletas de vida selvagem sobressaem imponentes montanhas e formações geológicas.
Neste guia, conheça 10 dos melhores locais turísticos a visitar numa viagem à Malásia.
Kuala Lumpur

Vista das torres Petronas
A capital Kuala Lumpur é uma cidade moderna e multicultural, com mais de um milhão de habitantes. Para além dos arranha-céus que dominam a paisagem urbana, a cidade possui ainda diversos edifícios coloniais, bairros típicos e mercados nocturnos, conhecidos como Pasar Malams e que existem um pouco por toda a Malásia.
O Golden Triangle corresponde à parte moderna de Kuala Lumpur, cobrindo áreas comerciais, de entretenimento e de escritórios. Aqui, sobressaem as torres Petronas, dois dos arranha-céus mais altos do mundo. Na praça Merdeka, que foi no passado o centro da cidade colonial, pode encontrar os principais edifícios históricos da cidade. A Chinatown é outra das áreas de interesse em Kuala Lumpur, com diversos mercados ao ar livre.
Ilhas Perhentian

Perhentian Kecil
No nordeste da Malásia, próximo da fronteira com a Tailândia, as ilhas Perhentian são um destino obrigatório para quem visita a Malásia em busca de praia. Nas duas principais ilhas, Perhentian Besar (“Grande Perhentian”) e Perhentian Kecil (“Pequena Perhentian”), vai encontrar algumas das mais belas praias da Malásia e uma vasta oferta de alojamento. Em Kecil, a oferta de hotéis é mais vasta e diversificada, com preços mais económicos. Mas as ilhas Perhentian não são apenas praia. Se lhe restar energia, não deixe de conhecer os trilhos que atravessam a selva tropical que cobre uma grande parte do território das ilhas.
Malaca

Rio Malaca
Localizada na costa sudoeste da Malásia, a cidade de Malaca possui uma posição estratégica na rota marítima entre a Índia e a China, tendo sido disputada ao longo de séculos por portugueses, britânicos e holandeses. Como resultado, a cidade possui uma rica herança cultural, que se reflecte na arquitectura, na gastronomia e nas tradições, sendo hoje um dos locais mais interessantes para visitar na Malásia.
Da presença portuguesa na cidade sobrevivem a Igreja de São Paulo e a Porta de Santiago da Fortaleza de Malaca, conhecida como “A Famosa”. Marcas da longa presença holandesa incluem a Igreja de Cristo e a arquitectura de vários edifícios. A Jonker Street, rua dos Senhores, em holandês, é muito popular pelo seu mercado nocturno, em especial ao fim-de-semana. Malaca possui inúmeros museus que conservam a herança cultural da cidade, dos quais se destaca o museu da casa de Baba-Nyonya (membros de um subgrupo da comunidade chinesa). Outros locais a visitar nesta cidade incluem o templo Cheng Hoon Teng, o mais antigo da Malásia, a mesquita de Kampung Kling, e o cemitério chinês de Bukit, um dos maiores fora da China.
Ilha de Penang

Vista nocturna de George Town a partir de Penang Hill
Localizada no estreito de Malaca, na costa noroeste da Malásia, a ilha de Penang é um dos destinos mais populares do país. Conhecida pela capital, George Town, a ilha de Penang encontra-se numa das rotas marítimas mais importantes daquela região, o que explica a diversidade cultural, arquitectónica e gastronómica.
A arquitectura de George Town (Património da Humanidade da Unesco) reflecte a combinação de 171 anos de presença britânica na ilha com elementos chineses, indianos e islâmicos. A cidade é considerada a jóia arquitectónica da Malásia. Os clan jetties, casas de madeira flutuantes habitadas por clãs chineses desde o século XIX, constituem outra das marcas distintivas da cidade.
Não deixe ainda de visitar Penang Hill pelas vistas de George Town e para escapar ao calor tropical da cidade. A serra está localizada a 6 km da capital, e é acessível por funicular a partir da estação de Air Itam. Para aqui chegar, apanhe o autocarro 204 e aproveite para visitar o templo Kek Lok Si no caminho. Depois de George Town, Batu Ferringhi é o destino mais popular da ilha, com praia e vários resorts de luxo.
Parque Nacional de Gunung Mulu

Bornéu Malaio
O Parque Nacional de Gunung Mulu, localizado no Bornéu malaio, é famoso pelas incríveis cavernas e formações cársicas inseridas numa montanhosa floresta tropical. O parque possui a maior caverna do mundo, conhecida como câmara de Sarawak, com 700 m de comprimento, 396 m de largura e pelo menos 70 m de altura (aproximadamente a área onde cabem 40 aviões Boeing 747). O parque encontra-se numa região remota, acessível de avião; o aeroporto de Mulu localiza-se na fronteira do parque. No interior do parque, existe alojamento local. Sitaudo a alguns minutos do parque, o Marriott Resort & Spa é a melhor unidade hoteleira.
Ilha de Langkawi

Ilha de Langkawi
Localizada no mar Andaman, frente à costa noroeste da Malásia, Langkawi é um dos destinos por excelência para quem procura praias deslumbrantes e descanso. Esta ilha é a maior de um arquipélago que inclui 99 ilhas tropicais, com incríveis formações geológicas, numerosas grutas e densas florestas tropicais, a par de praias de areia dourada e água cristalina. As condições para a prática de mergulho não podiam ser melhores.
Existem vários resorts que permitem aos turistas desfrutar da ilha. Pantai Cenang é a praia mais popular e o centro da vida nocturna da ilha. Pantai Tengah e Pantai Kok são praias mais calmas. Datai Bay é a praia ideal para uma lua-de-mel, e onde se localizam os resorts mais caros. Em Kuah, a capital da ilha, não há praia, mas existem várias lojas duty-free.
Cameron Highlands

Planatação de chá em Cameron Highlands
A região das Cameron Highlands, no centro da Malásia continental, compreende um conjunto de populações que vivem nas montanhas Titiwangsa entre os 1500 e os 1800 metros de altitude. Nesta região pode explorar a densa floresta, surpreender-se com enormes cascatas, fazer caminhadas e apreciar a vida selvagem. Não deixe de fazer uma visita a uma das inúmeras plantações de chá e de flores. As Cameron Highlands são também conhecidas pelo campos de golfe rústico, não muito distantes de Tanah Rata, a maior cidade da região, de onde partem a maioria das visitas guiadas.
Ilha de Tioman

Recife
Localizada no mar da China Meridional, frente à costa oriental da Malásia continental, a pouca distância de Singapura, a ilha de Tioman é uma aclamada maravilha geológica e um paraíso ecológico. Com praias de águas transparentes repletas de corais, excelentes condições para a prática de mergulho, e selvas tropicas luxuriantes, a ilha é apreciada pelo pouco desenvolvimento urbanístico. Tioman possui praias isoladas em Juara, outras mais concorridas como a ABC, acessíveis por lancha rápida. A ilha de Tioman é outra zona franca da Malásia. Para aqui chegar, é necessário apanhar um barco em Mersing ou Singapura.
Parque Nacional de Taman Negara
Com 130 milhões de anos, o Parque Nacional de Taman Negara, localizado no norte da Malásia, é um popular destino de aventura. Cinco vezes maior do que a ilha da Madeira, Taman Negara possui uma riquíssima vida selvagem, que inclui plantas raras e aves exóticas, sem esquecer animais em vias de extinção como o tigre da Malásia.
Entre as melhores atrações contam-se a canopy walk, uma longa ponte suspensa ao nível das árvores de onde se podem observar aves exóticas, o miradouro de Butik Teresek que oferece uma vista arrebatadora da selva, e as grutas de Gua Telinga, Gua Kepayang e Gua Daun Menari. Uma das actividades mais popular é o safari nocturno para observação de plantas que apenas florescem à noite, de cogumelos que brilham no escuro e de animais extraordinários como corujas e gatos-leopardo. Outras actividades incluem os passeios de canoa a motor que passam por rápidos, e as visitas ao acampamento da tribo indígena dos Orang Asli, que habitam na floresta há milhares de anos.
Kota Bharu

Kota Kinabalu
Kota Bharu é um ponto de paragem para muitos visitantes a caminho das ilhas Perhentian. Localizada próxima da fronteira com a Tailândia, esta capital do estado de Kelantan possui, para além de praia, um conjunto de edifícios únicos que vale a pena apreciar. Estes edifícios, situados em torno da Padang Merdeka (Praça da Independência), incluem museus, Istana Balai Besar (o Palácio Real) e Pesar Besar, sem dúvida o mais extraordinário, que alberga o colorido mercado central.