Praias, florestas tropicais e roças são algumas das principais atrações de São Tomé e Príncipe, o segundo país mais pequeno de África.
Com um modelo de desenvolvimento que promove o ecoturismo, o arquipélago oferece ainda uma diversidade de fauna e espécies endémicas, e excelentes condições para a prática de desportos náuticos.
Entre os meses de junho e outubro, é possível avistar as baleias que atravessam as águas em torno de São Tomé, e entre novembro e março podem ser obervadas tartarugas na época da desova.
São Tomé
Na ilha de São Tomé, a maior do arquipélago, pode descobrir praias e roças, fazer passeios atravessando quedas de água até ao interior da ilha, e ainda visitar a capital da ilha. Dada a falta de estradas e a irregularidade das existentes, a melhor forma de visitar a ilha é de jipe, que pode ser alugado com guia local.
Cidade de São Tomé
A visita à ilha inicia-se geralmente na capital, a cidade de São Tomé, onde habita cerca de um terço dos cerca de 190 mil habitantes do arquipélago. Alheia à globalização, a cidade vive segundo o ritmo leve, leve próprio do país, conservando os traços colonialistas nas fachadas de muitos dos seus edifícios.
O Mercado Municipal é o mais antigo e uma dos mais animados, onde, no meio de produtos familiares, surgem os produtos locais que revelam o exotismo de África. A cidade é segura, e como tal vale a pena passear pela faixa costeira, junto à Baía de Ana Chaves, até ao forte de São Sebastião, um edifício do século XVI, que alberga o museu nacional que conta a história do país.
Roças
Rodeadas pela luxuriante vegetação tropical, as roças de São Tomé permitem conhecer o processo de produção de cacau e café numa experiência única. As roças Agostinho Neto, Diogo Vaz, Monte Café, Agua Izé, São João de Angolares e Bombaim são algumas das mais importantes. Vale a pena visitar mais do que uma.
A roça São João é gerida pelo famoso cozinheiro são tomense do programa de televisão “Na Roça com os Tachos”. A visita pode incluir uma incursão no restaurante do chefe para provar o menu de degustação. Também na roça Bombaim é possível experimentar a gastronomia local.
Praias

Praias de São Tomé
As praias são uma das principais atrações de São Tomé. Próximo da cidade de São Tomé, existem várias praias mas que não são as melhores. Uma delas, a praia PM, localizada junto ao Forte de São Sebastião, é popular entre os miúdos da escola. Outra praia central, frequentada pelos locais aos domingos, é a praia da marginal em frente ao hotel Miramar.
Saindo do centro em direção ao norte da ilha, as praias tornam-se mais inacessíveis mas mais paradisíacas. A cerca de 20 quilómetros da capital, localiza-se a praia da Lagoa Azul, cujo nome descreve a cor do mar. A praia não possui praticamente areia, sendo ideal para a prática do mergulho e snorkelling. Para norte, não muito distante, a praia das Conchas é uma praia de areia e águas límpidas. Ainda mais para norte, encontra-se a praia dos Governadores, com um extenso areal.
Rumando para sul, sucedem-se as praias paradisíacas, nomeadamente a praia de Micondó, das Sete Ondas e de São João dos Angolares. A praia Piscina e a praia Jalé, onde as tarturugas vão desovar, são outras duas praias paradisíacas, localizadas no extremo sul da ilha.
Ilhéu das Rolas

Pestana Equador
O ilhéu das Rolas é literalmente um resort do grupo Pestana e o centro do mundo, já que é atravessado pela linha do Equador. O ilhéu fica localizado a meia hora de barco de Porto Alegre a sul da ilha de São Tomé. São cerca de duas horas de jipe entre a capital e Porto Alegre. Existem pacotes de viagem que podem ser a opção mais prática para visitar São Tomé, já que incluem a viagem, o alojamento e os transferes para o ilhéu das Rolas. Consulte uma proposta de programa em São Tomé.
Ilha do Príncipe
A ilha do Príncipe situa-se a cerca de 140 quilómetros a nordeste da ilha de São Tomé. A ilha destaca-se pela vegetação exuberante e enorme diversidade da fauna, com mais de 40 espécies animais endémicas, integrando a lista de Reservas Mundiais da Biosfera da UNESCO.
Santo António
Na capital da ilha do Príncipe, Santo António, habitam pouco mais de 1100 pessoas. Com uma arquitetura semelhante à de São Tomé, mas um pouco menos bem conservada, a cidade está rodeada por uma luxuriante vegetação tropical e praias tropicais.
Ilhéu Bom Bom

Bom Bom Island Resort
O ilhéu Bom Bom fica localizado a norte da ilha do Príncipe, ligado à ilha principal por um passadiço de madeira. O Bom Bom Island Resort é onde se localiza o centro da ação, pelo menos para a maioria dos turistas que visitam a ilha e aqui ficam alojados, sendo considerado um dos melhores locais onde ficar no arquipélago de São Tomé e Príncipe.