O Que Visitar em São Tomé e Príncipe

Praias, florestas tropicais e roças são algumas das principais atrações de São Tomé e Príncipe, o segundo país mais pequeno de África.

Com um modelo de desenvolvimento que promove o ecoturismo, o arquipélago oferece ainda uma diversidade de fauna e espécies endémicas, e excelentes condições para a prática de desportos náuticos.

Entre os meses de junho e outubro, é possível avistar as baleias que atravessam as águas em torno de São Tomé, e entre novembro e março podem ser obervadas tartarugas na época da desova.

São Tomé

Na ilha de São Tomé, a maior do arquipélago, pode descobrir praias e roças, fazer passeios atravessando quedas de água até ao interior da ilha, e ainda visitar a capital da ilha. Dada a falta de estradas e a irregularidade das existentes, a melhor forma de visitar a ilha é de jipe, que pode ser alugado com guia local.

Cidade de São Tomé

A visita à ilha inicia-se geralmente na capital, a cidade de São Tomé, onde habita cerca de um terço dos cerca de 190 mil habitantes do arquipélago. Alheia à globalização, a cidade vive segundo o ritmo leve, leve próprio do país, conservando os traços colonialistas nas fachadas de muitos dos seus edifícios.

O Mercado Municipal é o mais antigo e uma dos mais animados, onde, no meio de produtos familiares, surgem os produtos locais que revelam o exotismo de África. A cidade é segura, e como tal vale a pena passear pela faixa costeira, junto à Baía de Ana Chaves, até ao forte de São Sebastião, um edifício do século XVI, que alberga o museu nacional que conta a história do país.

Roças

Rodeadas pela luxuriante vegetação tropical, as roças de São Tomé permitem conhecer o processo de produção de cacau e café numa experiência única. As roças Agostinho Neto, Diogo Vaz, Monte Café, Agua Izé, São João de Angolares e Bombaim são algumas das mais importantes. Vale a pena visitar mais do que uma.

A roça São João é gerida pelo famoso cozinheiro são tomense do programa de televisão “Na Roça com os Tachos”. A visita pode incluir uma incursão no restaurante do chefe para provar o menu de degustação. Também na roça Bombaim é possível experimentar a gastronomia local.

Praias

As praias são uma das principais atrações de São Tomé. Próximo da cidade de São Tomé, existem várias praias mas que não são as melhores. Uma delas, a praia PM, localizada junto ao Forte de São Sebastião, é popular entre os miúdos da escola. Outra praia central, frequentada pelos locais aos domingos, é a praia da marginal em frente ao hotel Miramar.

Saindo do centro em direção ao norte da ilha, as praias tornam-se mais inacessíveis mas mais paradisíacas. A cerca de 20 quilómetros da capital, localiza-se a praia da Lagoa Azul, cujo nome descreve a cor do mar. A praia não possui praticamente areia, sendo ideal para a prática do mergulho e snorkelling. Para norte, não muito distante, a praia das Conchas é uma praia de areia e águas límpidas. Ainda mais para norte, encontra-se a praia dos Governadores, com um extenso areal.

Rumando para sul, sucedem-se as praias paradisíacas, nomeadamente a praia de Micondó, das Sete Ondas e de São João dos Angolares. A praia Piscina e a praia Jalé, onde as tarturugas vão desovar, são outras duas praias paradisíacas, localizadas no extremo sul da ilha.

Férias em São Tomé

Praias de São Tomé

Ilhéu das Rolas

O ilhéu das Rolas é literalmente um resort (do grupo Pestana) e o centro do mundo, já que é atravessado pela linha do Equador. O ilhéu fica localizado a meia hora de barco de Porto Alegre a sul da ilha de São Tomé. São cerca de duas horas de jipe entre a capital e Porto Alegre. Existem pacotes de viagem que podem ser a opção mais prática para visitar São Tomé, já que incluem a viagem, o alojamento e os transferes para o ilhéu das Rolas. Consulte uma proposta de programa em São Tomé.

Ilha do Príncipe

A ilha do Príncipe situa-se a cerca de 140 quilómetros a nordeste da ilha de São Tomé. A ilha destaca-se pela vegetação exuberante e enorme diversidade da fauna, com mais de 40 espécies animais endémicas, integrando a lista de Reservas Mundiais da Biosfera da UNESCO.

Santo António

Na capital da ilha do Príncipe, Santo António, habitam pouco mais de 1100 pessoas. Com uma arquitetura semelhante à de São Tomé, mas um pouco menos bem conservada, a cidade está rodeada por uma luxuriante vegetação tropical e praias tropicais.

Ilhéu Bom Bom

O ilhéu Bom Bom fica localizado a norte da ilha do Príncipe, ligado à ilha principal por um passadiço de madeira. O Bom Bom Island Resort é onde se localiza o centro da ação, pelo menos para a maioria dos turistas que visitam a ilha e aqui ficam alojados, sendo considerado um dos melhores locais onde ficar no arquipélago de São Tomé e Príncipe.