Observação de Golfinhos no Estuário do Sado

O golfinho-roaz ou roaz corvineiro é a espécie de golfinhos mais frequente do Planeta, encontrando-se presente em praticamente todos os mares.

Para além das águas oceânicas e costeiras, o golfinho-roaz também aparece em regiões de transição entre o mar e o rio, como é o caso dos estuários.

Em Portugal Continental, esta espécie encontra o seu habitat natural no estuário do Sado, situado na Península de Setúbal. No total, existem cerca de 40 indivíduos identificados que podem ser encontrados em toda a extensão do estuário.

Durante os meses de Inverno, os roazes surgem principalmente ao longo da costa da Arrábida e no canal de entrada. Na Primavera, a espécie progride para o interior atraídos pela presença de grandes quantidades de alimento. No Verão, surgem tanto na zona estuarina como na zona marinha.

Existem diversas empresas e operadores turísticos que proporcionam programas de observações de golfinhos no estuário do Sado com programas relativamente semelhantes.

O operador turístico Vertigem Azul, especializado em turismo de natureza, oferece um programa de observação de golfinhos com preços fixos de 35 euros para adultos e 20 euros para crianças até aos 12 anos. O programa inclui uma viagem de barco, que parte de Setúbal ou Tróia (09h30/14h30), e passa pela costa da Arrábida e pelo Parque Marinho.

Onde Ficar

Se optar por visitar a região de Setúbal com mais tempo, existem boas opções para pernoitar. Na cidade, o Hotel do Sado Business & Nature (4 estrelas) dispõe de quartos duplo com vista para o rio e pequeno-almoço incluído. Em pleno Parque Natural da Arrábida, o Hotel Casa Palmela oferece alojamento em comunhão com a natureza.

Partilhar.