Onde Ficar em Veneza – Os Melhores Bairros (Sestieri)

A cidade de Veneza é um dos destinos europeus mais populares e um dos mais visitados em Itália.

Uma das questões fundamentais quando se pretende fazer a reserva do alojamento em Veneza é saber onde ficar. Junto à Praça de São Marcos ou nas proximidades da estação de comboios de Santa Lúcia? No Lido ou próximo do terminal de autocarros?

Para responder a estas questões fizemos uma análise dos melhores bairros para ficar em Veneza.

Sugerimos ainda alguns hotéis para a sua estadia com propostas de alojamento económicas. Sabemos que não é tarefa fácil encontrar hotéis baratos e de qualidade em Veneza, mas isso não significa que não seja possível encontrar unidades hoteleiras com uma boa relação custo / beneficio, mesmo nos períodos de maior procura como o Carnaval ou os meses de Verão.

Bairros de Veneza

Bairros de Veneza

A cidade de Veneza encontra-se dividida em seis bairros (sestieri) no centro histórico: San Marco, Cannaregio, Castello, Dorsoduro, San Polo e Santa Croce.

San Marco

O bairro (sestiere) de San Marco é o coração da cidade e um dos locais mais caros para ficar em Veneza. Os principais pontos turísticos (Campanário, Praça e Basílica de São Marcos) estão localizados nesta área da cidade. Se a sua estadia for de curta duração e não pretender gastar muito tempo em deslocações, esta é a melhor área da cidade para ficar.

Pesquisar Hotéis em San Marco

Cannaregio

A estação de comboios de Santa Lucia está localizada no sestiere de Cannaregio, cuja ligação entre o Continente e a ilha é feita através da Ponte della Libertà. Esta é a área da cidade que oferece a melhor relação preço / qualidade. As principais vantagens são os preços mais baixos dos hotéis, a proximidade aos pontos turísticos, a menor concentração de turistas e a autenticidade, pois é uma área muito frequentada pelos moradores locais.

Pesquisar Hotéis em Cannaregio

Castello

No bairro do Castello (oriental e ocidental) encontra uma ampla oferta de hotéis com preços para todos os bolsos, desde hotéis de 5 estrelas a hostels e alojamentos “bed & breakfast”.

É nesta aérea da cidade que se realiza a Bienal de Veneza. No que se refere às atrações turísticas salientamos a Basílica de São João e São Paulo e o cais Riva degli Schiavoni com vistas panorâmicas para o Grande Canal e para a ilha de San Giorgio Maggiore.

Pesquisar Hotéis em Castello

San Polo

San Polo é o mais pequeno e antigo sestieri de Veneza. A sua fundação data de finais do século XI e é a melhor escolha para quem pretende ficar ao longo do Grande Canal de Veneza e da Ponte de Rialto. É uma área turística de excelência com uma grande oferta de hotéis e restaurantes.

Pesquisar Hotéis em San Polo

Santa Croce

O sestiere Santa Croce faz fronteira com os bairros de Dorsoduro, San Polo e de Cannaregio, ao qual está ligado pela Ponte dos Descalços sobre o Grande Canal. O terminal rodoviário está localizado nesta área da cidade e é daqui que sai o Aerobus para o aeroporto.

Tal como Cannaregio, não é um bairro propriamente turístico, e, como tal, o preço dos hotéis é mais económico. A Igreja de San Nicola da Tolentino e o Campo San Giacomo dell’Orio são alguns dos locais de interesse nesta zona da cidade.

Pesquisar Hotéis em Santa Croce

Dorsoduro

Os canais e as ruas labirínticas fazem de Dorsoduro um dos bairros mais pitorescos da cidade. Os preços são superiores aos bairros de Cannaregio e Santa Croce.

É aqui que vai encontrar a Ponte e o Museu Dell’Accademia, Coleção Peggy Guggenheim no Palácio Venier dei Leoni, o Squero de San Trovaso, onde se constroem gôndolas e a igreja Santa Maria della Salute, no final do Grande Canal.

Pesquisar Hotéis em Dorsoduro