Panamá: Arquipélago de Bocas Del Toro

0

O arquipélago de Bocas del Toro separa a baía Almirante da Lagoa de Chiriquí do Mar das Caraíbas. Situa-se na costa noroeste do Panamá a cerca de 32 km da fronteira costa-riquenha. O arquipélago, constituído por 6 ilhas e inúmeras ilhotas inseridas no Parque Nacional Marino Isla Bastimentos, tem cerca de 4000 km2 e 100.000 habitantes.

Bocas del Toro oferece a combinação perfeita entre a natureza, a história e as tradições culturais das Caraíbas. Nestas ilhas, a autenticidade, a beleza idílica e as vivências de outrora permanecem intocáveis, fruto da ausência de mega empreendimentos hoteleiros e do turismo massificado.

Aqui, vai encontrar florestas tropicais com uma grande diversidade de fauna e flora, mangais, magníficos corais, peixes tropicais de múltiplas cores e praias de água quente e cor de esmeralda.

Estas ilhas oferecem lugares excelentes para a observação da fauna marinha, para a pesca desportiva, para o mergulho, para a prática de surf ou de caiaque, bem como lugares únicos para usufruir das belas praias paradisíacas. Os melhores locais para mergulhar são Hospital Point, Coral Key, Dark Wood Reef e Punta Juan. Para fazer surf recomenda-se Punch Beach na ilha Colon e Silverbacks na ilha Bastimentos.

A arquitectura caribenha, a gastronomia local, o povo guaymi e as suas festividades dão a esta ilha um toque especial, ideal para passar uma semana de férias no paraíso.

Ilha Cólon no arquipélago Bocas del Toro

Quando Visitar

O melhor período para visitar Bocas del Toro é entre Dezembro e Abril durante a estação seca. A humidade relativa é elevada durante todo o ano (entre 70 e 90%). As temperaturas mínimas oscilam pouco, variando entre 20ºC e 22ºC, e as temperaturas máximas entre 32ºC e 28ºC durante todo o ano.

Voos para o Panamá

A Iberia tem voos para a cidade do Panamá desde 830 euros com partida de Lisboa e com escala em Madrid. A duração do voo é de 19 horas.

A partir de julho de 2014, a TAP vai ter voos directos entre Lisboa e a capital do Panamá.

A partir da cidade do Panamá existem diversos voos para a cidade de Bocas Del Toro, operados pela Air Panama e pela Aeroperlas desde 50 euros por trajecto. A duração do voo é de cerca de 40 minutos. Por automóvel ou autocarro, a duração da viagem varia entre 8 e 10 horas tanto do Panamá, como da Costa Rica

Outra possibilidade são os programas das agências de viagens. A agência Abreu tem programas que incluem uma viagem completa pelo Panamá e pela Costa Rica.

Formalidades para Visitar o Panamá

Para visitar o Panamá apenas necessita de passaporte. Para estadias inferiores a 90 dias, não é necessário visto de turismo.

Partilhar.