Paris, Normandia, Bretanha e Castelos do Loire

0

Numa viagem pelo Norte de França percorre-se a região da Normandia e da Bretanha, em busca de cidades históricas imortalizadas em livros e quadros e dos majestosos castelos do vale do Loire. A viagem termina numa das mais românticas cidades do Mundo: Paris.

O circuito dos Castelo dos Loire tem início na cidade de Rouen, após breve passagem por Paris. Atravessada pelo rio Sena, Rouen é a histórica capital da Normandia situada no Norte de França. A cidade é conhecida pela Catedral de Notre Dame, que foi tema de várias obras do pintor Claude Monet, pela Igreja de Saint Maclou de estilo gótico (século XV), pelo relógio astronómico (Gros Horloge) datado do século XVI, pelo Museu de Belas Artes, e pelo Palácio da Justiça.

Rouen foi o berço do escritor Gustave Flaubert que escreveu a obra-prima realista Madame Bovary, cujo enredo se passa nesta cidade, bem como o lugar onde a heroína francesa Joana D’ Arc foi queimada na fogueira, pelo crime de heresia em 1431, na Praça Velha da Cidade.

Percorrendo as praias da Normandia, onde na Segunda Guerra Mundial as tropas aliadas desembarcaram, chega-se à ilha do Mont St. Michel, um conjunto arquitectónico conhecido como uma das maravilhas do mundo Ocidental, sendo constituído pela abadia beneditina e pela Igreja de Nossa Senhora. Situado na desembocadura do rio Couesnon, esta fortificação datada do século XIII, foi considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1979.

O destino seguinte é a típica cidade bretã de St. Malo situada junto à costa atlântica no Noroeste de França. Aqui poderá visitar a fortificação medieval que rodeia a cidade, e que resistiu aos bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial, o Castelo de St. Malo, a Igreja de São Vicente, a cidade velha intra-muros, o miradouro de Aleth, de onde pode avistar a imensidão do Oceano e a paisagem circundante, bem como experimentar a gastronomia local dominada pelo peixe e pelo marisco, num dos imensos restaurantes de St. Malo, que possui a mais elevada concentração de estabelecimentos dedicados ao marisco no território europeu.

Paris, Normandia, Bretanha e Castelos do Loire. Autor: Thomas Steiner sob licença Creative Commons Attribution ShareAlike 3.0

Paris, Normandia, Bretanha e Castelos do Loire.

Seguindo em direcção a Sul, alcança-se Rennes, uma típica cidade da região da Bretanha. A cidade é conhecida pela riqueza e diversidade do seu património arquitectónico, onde pode encontrar arcadas góticas medievais, edifícios do século XVII e XVIII, ou obras de arquitectura moderna. A Ópera, a Capela de Saint-Yves, e o Palácio da Justiça, são os ex-líbris da cidade.

Depois de uma visita por Rennes continua-se a atravessar as belas paisagens da costa Atlântica com uma breve passagem por Angers e pelo vale de Loire. Nesta região visitam-se diversos castelos e palácios como o de Cheveny de estilo clássico construído no primeiro quartel do século XVII pelo conde de Hurault de Cheverny; e de Chambord com o seu estilo renascentista, sendo uma das jóias de arquitectura francesa, principalmente pela sua dimensão, onde pode encontrar mais de 400 salas. Erguido por ordem de Francisco I durante o século XV foi habitado pelo rei Luís XIV.

Após a visita às regiões da Normandia, da Bretanha e dos Castelos do Loire é altura de regressar à cidade romântica de Paris. Na capital francesa terá dois dias completos para descobrir a cidade, com uma visita panorâmica de meio-dia que inclui a passagem pelas extensas avenidas de Paris, pelo rio Sena e pelos principais monumentos. O tour passa, assim, pelo Arco do Triunfo, pelos Campos Elísios, pela Praça da Concórdia, pelo bairro típico da Ópera, pela Praça Vendôme, pelo Museu do Louvre, pela Catedral de Notre Dame, pelo Quartier Latin, Montparnasse, pelo Champs de Mars e pela Torre Eiffel. Opcionalmente pode ainda fazer uma visita guiada ao palácio e jardins de Versalhes.

Este circuito é organizado pelo operador turístico Nortravel, com preços a partir de 1298 €. Este programa tem a duração de oito dias e inclui sete noites de estadia com pequeno-almoço, sete refeições, voos de ida e volta na TAP, circuito em autocarro de turismo, visitas guiadas aos monumentos e às cidades enunciadas, transferes e seguro de viagem.

Partilhar.