Passeios e Fotografia na Região do Douro

A agência de viagens Top Atlântico está a promover um programa de férias na região do Douro, especialmente dedicado aos amantes da fotografia.

Durante quatro dias terá a oportunidade de descobrir e fotografar as diversas faces do Douro, transpondo a sua visão pessoal para imagens que certamente ficarão para a posteridade.

Esta proposta de escapadinha encontra-se programada para o período entre 2 e 5 de Outubro. No primeiro dia, os viajantes-fotográfos partem em veículos todo-o-terreno pelo Parque Arqueológico do Côa com visita aos núcleos de gravuras de Penascosa e de Ribeira de Piscos com acompanhamento de um guia do parque.

Durante o percurso terá muitas oportunidades fotográficas para captar belas imagens do Vale do Côa com paisagens humanizadas moldadas ao longo de séculos onde pontuam o olival, o amendoal e a vinha.

Fotografia no Douro

Vale do Douro

No dia 3 de Outubro viaja-se, ao longo das margens do Douro, percorrendo a pé um troço (Pocinho-Barca d’Alva) da linha de caminho-de-ferro que ligava o Porto a Salamanca.

Durante o percurso terá múltiplos motivos de interesse para fotografar, desde os carris envelhecidos e as pontes abandonadas até às paisagens naturais envolventes.

O regresso, ao fim da tarde, faz-se de barco, momento ideal para tirar excelentes fotografias das margens do rio e da linha do horizonte.

O dia seguinte é dedicado à típica paisagem de socalcos, onde a vinha é o elemento dominante, com visita à Quinta do Vesúvio e à estação de comboios de Vargelas, onde o tempo parece que parou.

O último dia continua a ser preenchido com a vinha e com os materiais rochosos que fazem parte integrante da paisagem, como é o caso do basalto e dos muros de pedra, momento único para “dar largas à imaginação” e apostar no grafismo e nas formas.

Este programa de férias tem um preço fixado em 290 euros. O preço inclui três noites de estadia na Albergaria Vale do Côa, três jantares, documentação sobre a região, acompanhamento permanente do fotógrafo Nanã Sousa Dias, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.