Como Obter o Pedido de Autorização ESTA: Estados Unidos

Para visitar os Estados Unidos em turismo é necessário de fazer o pedido de autorização ESTA (Electronic System for Travel Authorization) no âmbito do Programa de Isenção de Vistos (VWP).

O pedido é feito exclusivamente online através do portal da ESTA e tem um custo de 14 dólares.

É aconselhável fazer o pedido com uma antecedência mínima de 72 horas em relação à data de partida.

Antes de iniciar o pedido certifique-se que possui um passaporte válido e cartão de crédito para efectuar o pagamento.

O processo é constituído por 5 passos:

Passo 1: Preencher o formulário
Passo 2: Submeter a aplicação
Passo 3: Registar o número do requerimento
Passo 4: Realizar o pagamento
Passo 5: Visualizar o estado do requerimento

Autorização de Viagem para os Estados Unidos

Viagem aos Estados Unidos

O formulário deve ser preenchido exclusivamente pelo requerente e o processo é realizado através do site da ESTA. Da informação solicitada constam os dados pessoais, do passaporte, informações sobre os voos, estadia, saúde, trabalho e cadastro.

Após a solicitação da autorização a resposta é normalmente inferior a 24 horas. No entanto, o envio da autorização pode demorar até 72 horas.

Se receber a informação “Autorização de viagem não aprovada” deverá fazer um pedido formal a solicitar o visto junto da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal.

As autorizações de viagem são válidas por dois anos a partir da data de autorização ou até à expiração do passaporte, conforme o que ocorrer primeiro. A autorização é válida para múltiplas entradas.

É necessário requerer nova autorização sempre que obter um novo passaporte, viajar com outro passaporte do que mencionou no ESTA, ou se houver alteração nas respostas.

No total são 38 países abrangidos pela isenção de visto, entre os quais se incluem Portugal, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Suíça, Itália, Países Baixos, Reino Unido, Alemanha, Noruega, Grécia, Espanha, entre outros.

Para esclarecer todas as dúvidas consulte esta FAQ.