O Cáucaso, entre o extremo oriental do continente europeu e o limite ocidental da Ásia, é uma região com uma rica herança histórica e cultural. Nesta região, a Arménia, com um “pé” em cada um dos continentes, é um destino pouco conhecido mas com muito para descobrir.
A viagem por este país do Cáucaso começa na capital Erevan, a maior cidade e o principal pólo administrativo, político e económico do país. A cidade estende-se ao longo do rio Hrazdan, numa região montanhosa a cerca de mil metros de altitude no vale da Ararat. Erevan é a capital do país desta a implantação da I República em 1918.
O centro da cidade (kentron) é uma verdadeira pérola da arquitectura soviética, idealizado pelo arquitecto Alexander Tamanian com uma vertente neoclássica a fazer lembrar a cidade de São Petersburgo.

Vista dos Edifícios de Erevan
Reserve um dia inteiro para conhecer os lugares mais emblemáticos da capital, nomeadamente o forte de Erebuni, a artéria pedonal Avenida do Norte que liga a Opera à Praça da República, a Praça da Liberdade, o Museu Matenadaran com uma colecção de manuscritos assinalável, a Mesquita Azul datada do século XVIII, o mercado, e a estação de comboios com o seu estilo neoclássico.
No dia seguinte, sugere-se um passeio até Etchmiadzin com o objectivo de visitar as igrejas e as catedrais, classificadas Património Mundial da Humanidade. A catedral de Etchmiadzin é considerada a mais antiga catedral do mundo, com a construção original a remontar ao século IV (303 d.C.). De regresso a Erevan, visite a região de Armavir onde pode conhecer o Templo de Zvartnots, as ruínas de uma catedral circular e o Museu Etnográfico.

Monte Ararate Visto da Arménia
Pode reservar um dia para rumar em direcção ao Monte Ararate (símbolo nacional da Arménia, embora fora das suas fronteiras), e atravessar a região de Kotayk para conhecer o mosteiro de Geghard, uma construção única incrustada na montanha e que foi erigida durante o século IV. Ainda durante este dia terá a oportunidade de ver in loco o processo de produção artesanal do pão arménio (lavash) e visitar o templo pagão e fortaleza na aldeia de Garni.
Outro passeio de um dia a partir de Erevan tem como destino a cidade de Alaverdi, no nordeste da Arménia. A cerca de 2h30 da capital da Arménia, Alaverdi destaca-se pelo complexo monástico de Sanahi e Haghpat, fundado no século X, e que se encontra contemplado na lista de Património Mundial da UNESCO. No regresso a Erevan, a visita a lugares sagrados continua, desta vez com passagem vale de Aragats, onde pode ficar a conhecer as igrejas Karmravor e Tsiranavor, bem como os complexos monásticos de Ohanavank, Goshavank, e Haghartsin e de Saghmosavank, o castelo de Hamberd e ainda o Lago Sevan.
Este programa pela Arménia pode ser feito por meios próprios, alugando um carro. Em alternativa, o operador turístico Lusanova Tours organiza programas para a Arménia com preços a partir de 1.536€ por pessoa. O programa é válido durante todo o ano em dias específicos. O preço final inclui oito noites de estadia, passagem aérea em classe turística, circuito em viatura de turismo, transferes de partida e chegada, taxas de aviação e combustível, e seguro de viagem. Para informações pormenorizadas consulte uma agência de viagens.