Numa viagem inédita pela Cuba genuína e romântica, longe das imagens turísticas de Varadero, mergulha-se nas águas cristalinas de Santiago, no calor das Caraíbas e na beleza monumental de Havana, numa viagem que passa por lugares históricos ao som da música e dos costumes de uma Cuba descoberta pelo olhar e pelo sentir dos seus habitantes.
A viagem inicia-se na capital Havana e pelos seus principais lugares emblemáticos como sejam o forte espanhol; o Capitólio; o cemitério Cólon; a cidade antiga e as suas fortificações, Património Mundial da UNESCO; o Museu e a Praça da Revolução; e ainda o célebre e típico restaurante Bodeguita del Médio, um lugar imperdível por onde passou Pablo Neruda, Hemingway, ou Gabriela Mistral.
Depois de um dia e meio por Havana segue-se para a cidade histórica de Trinidad, situada no centro do país, próxima do Valle de los Ingenios.
Esta cidade foi fundada em 1514 por Diego Velázquez de Cuéllar e é desde 1988 Património Mundial pela UNESCO.
Com uma arquitectura e um ambiente colonial, a cidade sente-se pelas suas ruas empedradas, pelos seus edifícios cor-de-pastel, e ainda pelas majestosas praças e palácios, como a Plaza Mayor, a Iglesia Parroquial, e as antigas residências dos industriais do açúcar.
Seguindo de autocarro, parte-se à descoberta da Sierra Maestra conhecida por ser o refúgio de Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos durante o período de oposição ao ditador Fulgêncio Baptista.
Nas montanhas é tempo de realizar diversas caminhadas a pé pelas paisagens rurais e pela selva, e entrar no parque nacional em direcção ao quartel-general da resistência cubana.
Após uma experiência única pelas montanhas e pela História de Cuba segue-se em transportes locais para a segunda cidade do país e berço da Revolução Cubana: Santiago de Cuba.

Ruas de Havana
A cidade foi fundada por Diego de Cuéllar no século XVI, tendo sido a primeira capital do país até 1556. Santiago fascina o visitante pela sua arquitectura barroca e neo-colonial que se traduz na Casa da América ou na Catedral de Cuba. Nota ainda para o Castillo del Morro construído em 1663 com uma bela panorâmica sobre o porto e a cidade.
De Santiago regressa-se a Havana numa viagem autêntica e singular pela linha ferroviária que liga as duas cidades, onde pode usufruir de paisagens intocadas e perdidas no tempo.
Em Havana terá a possibilidade de calcorrear a cidade a seu bel-prazer ou optar por visitar a quinta Finca Vigia, casa de Ernest Hemingway em São Francisco de Paula, que alberga actualmente um museu dedicado ao escritor.
Depois de um dia passado na capital segue-se para Vale de Viñales, uma das mais belas regiões naturais de Cuba, conhecida pela produção dos célebres charutos cubanos, pelas suas imensas plantações de tabaco e pelas pequenas e típicas aldeias rurais. Esta região foi declarada Património Mundial pela UNESCO pela sua importância natural e cultural.
Em Vale de Viñales poderá ficar a conhecer o processo produtivo dos “puros” desde as plantações até às fábricas artesanais.
A viagem termina em Havana após 14 dias de viagem. Esta aventura terá o acompanhamento personalizado de Tiago Salazar jornalista do Diário de Notícias e autor de diversos livros de viagens como “A Casa do Mundo – Olhares de um Admirável Mundo” e “Viagens Sentimentais”, ambos da editora Oficina do Livro, sendo ainda colaborador das revistas “Volta ao Mundo” e “Rotas & Destinos”.
Esta viagem é organizada pela agência de viagens Nomad, especializada em viagens de aventura. O programa inclui acompanhamento durante toda a viagem, transportes locais (autocarro, comboio, táxi), alojamentos em casa familiares e albergues, visitas culturais e caminhadas na Sierra Maestra e no Vale de Viñales.