Passeios Pedestres em Lisboa e Vale do Tejo

O Turismo de Lisboa e Vale do Tejo lançou recentemente um guia de viagens gratuito com o título “10 Percursos Essenciais”.

O novo guia dá a conhecer itinerários e sugere viagens para descobrir a região de Lisboa e Vale do Tejo com o objetivo de “estimular visões e perspectivas pessoais” com sugestões que vão para além das propostas habituais.

Um dos pontos fortes deste guia é a participação de diversos escritores que dão uma visão e um cunho pessoal sobre a geografia desta região propondo “pequenos roteiros de descoberta e prazer”.

O guia reúne autores como José Eduardo Agualusa, Cristina Castel-Branco, Domingos Costa Xavier, Maurício Abreu, entre outros.

Roteiros turísticos em Lisboa

Passeios em Lisboa

O guia está dividido em diversas categorias que passam pelo património arquitectónico e cultural, pelas paisagens, parques e reservas naturais, pelas tradições e lugares, sem esquecer a gastronomia, os vinhos, as praias, o cavalo lusitano e os touros e ainda as festas religiosas.

O guia de viagens, em formato .pdf, pode ser obtido gratuitamente a partir do site de turismo de Lisboa.

O Turismo de Portugal destaca ainda uma rede de percursos pedestres em Lisboa designada pela rota da biodiversidade. O percurso circular liga a zona ribeirinha do Tejo até Monsanto com passagem pelas quintas da capital, um roteiro das árvores classificadas e o percurso à beira-rio “Águas d’Antigamente”.

A Lisbon Walker também dispõe de vários passeios pedestres em Lisboa com programas temáticos para descobrir a capital sob diversas perspetivas. Um dos passeios mais interessantes dá pelo nome de Sétima Colina.

Este passeio pela cidade dá a conhecer a arquitetura do século XVI, bem como testemunhos barrocos e maneiristas de Lisboa, o Miradouro de São Pedro de Alcântara, a época romântica, a história e a relação com Fernando Pessoa, o café a Brasileira e a geração modernista, e ainda a vida boémia do Chiado e do Bairro Alto.